ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Colunista acha que a Apple poderia lucrar muito com filão de insatisfeitos com o Windows Vista e com o Windows em geral.

“Minha pegadinha de 1º de abril ‘Apple vai lançar versão para PC do Leopard no terceiro trimestre‘ foi corretamente reconhecida como lorota por muitos leitores. No entanto, foi possível discernir em muitos deles o sentimento de desejo de que fosse verdade. Agora que Macs e PCs são baseados na mesma arquitetura de hardware, será que a Apple poderia confrontar o Leopard com o Vista com sucesso?”, pondera Stan Beer em artigo publicado no iTWire.

Beer crê que muita gente que já comparou os sistemas operacionais Mac OS X Leopard, da Apple, e o Windows Vista, da Microsoft, concorda que o Leopard é bastante superior em vários aspectos — melhor funcionalidade, maior facilidade de uso, mais estabilidade e assim por diante. “Muitos usuários de Mac dizem que adoram o Leopard, enquanto muitos usuários de Windows dizem odiar o Vista. No que diz respeito à atual geração de sistemas operacionais proprietários, a Apple fez a lição de casa e a Microsoft não”.

Segundo ele, muitos argumentarão que, por ser uma empresa de hardware, a Apple jamais concordaria em vender o Leopard para PC porque isso canibalizaria as vendas de seu próprio computador, o Macintosh. “Eu argumentaria o contrário. A ampla maioria dos usuários de Mac permaneceria usando o produto que conhece e do qual gosta. Muitos não se importam com PCs/Windows ou não querem saber deles e os que precisam do Windows prefeririam instalá-lo em seus amados Macs ao invés de comprar um PC. Haveria muito poucas perdas no flanco da turma do mouse de um botão só porque ela adora o design, a elegância, a atratividade e toda a experiência relacionada ao Mac”.

Por outro lado, pondera ele, há um mercado inexplorado de 1 bilhão de usuários de PC, muitos dos quais estão insatisfeitos com o Windows Vista e com o Windows em geral, o que seria o céu para a Apple. “Oferecer versão do Leopard para amplas áreas desse mercado, inicialmente através de fabricantes OEM selecionados, sem dúvida produziria uma significativa onda de vendas de software e receita adicional para a Apple”.

Mais detalhes no artigo completo de Beer.

No momento da finalização deste artigo nosso iTunes tocava:
The Police, Every Breath You Take
Bookmark and Share
Tags:, , , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

11 comentários para “Déjà vu: o sonho do Mac OS X no PC”
  1. Ipso Facto disse:

    O sobrenome do autor do artigo (Beer, “cerveja” em inglês) faz jus à embriaguês sob cuja influência escreveu sua peça.

    Primeiro: o clique com um segundo botão do mouse surgiu com o lançamento dos menus contextuais no Mac OS 8, em 26 de julho de 1997. Hoje em dia, todos os Macs novos (exceto o Mac mini) são vendidos com mouse de múltiplos botões, o Mighty Mouse, ou, no caso dos laptops, trackpados capazes de registrar cliques equivalentes aos do botão direito, configuráveis por meio das preferências do sistema. Se preferir, o usuário pode plugar qualquer mouse USB de múltiplos botões de qualquer fabricante e o Mac OS X imediatamente o reconhecerá.

    Segundo: Mac OS X no PC? Esqueça, Beer! Se o Mac OS X fosse distribuído para PCs genéricos, duas coisas aconteceriam: o OS X seria o segundo sistema operacional comercial mais pirateado do mundo e o hardware Macintosh seria eliminado do mercado.

    O principal empecilho é a pirataria, problema impossível de ser ignorado. Para proteger o OS X desse problema, ele tem que ficar confinado a um hardware que, por sua vez, não pode ser pirateado, conforme explica Tom Yager neste artigo publicado no InfoWorld em 21/04/2006:

    O Mac, dentre seus outros usos, é uma proteção para o OS X e para as aplicações criadas pela Apple e pelos desenvolvedores Mac. Se o OS X pudesse rodar em qualquer máquina, o usuário que adota as previsíveis configurações-padrão de sistema se tornaria alvo fácil de códigos e pessoas mal-intencionados e não teria direito a qualquer suporte em caso de problemas. Você não pode pedir ajuda sem revelar que está usando uma cópia pirata. Então, caso se pergunte por que a Apple não vende o OS X como um OS genérico, lembre-se destas cinco palavras: não se pode piratear hardware.

    A Apple é uma empresa de hardware, não de software. Jobs já disse não estar interessado em concorrer com a Microsoft no campo do SO — ainda que para nós, mac-usuários, seria absolutamente lindo ver o Mac OS X reduzir o Windows à categoria de irrelevância em seu próprio quintal. O hardware Macintosh é o principal trunfo da Apple e não há razão lógica alguma para que abra mão dele. Portanto, as chances de que a Apple venha a lançar um OS X genérico são próximas de zero — para alívio da Microsoft.

    Mas, enfim, a Apple já estremeceu o mundo uma vez quando anunciou a migração para os chips Intel, coisa que deve ter matado do coração algum mac-fanático por aí. Pessoalmente, não duvido de mais nada. Mas esteja certo disto: a história já nos provou várias vezes que Jobs não entra num jogo para perder. Se ele resolver mudar de idéia em relação ao que já disse anteriormente sobre não querer concorrer com a Microsoft, aposte todas as suas fichas de que vai levar o Windows a nocaute.

    A única forma realmente interessante de disponibilizar o Mac OS X para PCs sem que isso representasse ameaça ao negócio de hardware da Apple seria se a versão disponível para PCs fosse sempre uma atrás da atual no Mac — ou seja, se a atual do Mac é a 10.5 Leopard, poderia haver, no máximo, a 10.4 Tiger para PC. — para ser distribuída por fabricantes OEM selecionados. Tais bem-aventurados fabricantes OEM receberiam a versão mais atualizada do OS X 10.4 Tiger, certificada pela Apple, para rodar em suas configurações de hardware.

  2. Lucas (luke) disse:

    NÃO VAI ACONTECER

    todo mundo sabe por que, por que ainda tem gente que teima!?

  3. Arquiteto disse:

    A mais uma questão e essa considero como fundamental, imaginem o número de drivers necessários que o sistema teria que ter para poder rodar satisfatoriamente!? Isso por si só já inviabiliza toda a argumentação do artigo acima.
    Basta ver o trabalho que a turma do iPC tem para adequar o sistema quase que para cada maquina! Pois o mesmo fabricante com o mesmo modelo de maquina usa componentes de fornecedores diferentes conforme a disponibilidade na linha de produção.
    Ou seja praticamente teríamos os mesmos problemas que o windows enfrenta.

  4. CWagner disse:

    Beleza, Arquiteto.

    Isso e mais o que escreveram acima faz do Mac uma plataforma “limitada” em termos de expansão, mas poderosa computacionalmente.

    Mac OS no PC, dificilmente acontecerá, a não ser que a Apple abrisse o código do Mac OSX para derrubar de vez a gigante de Redmond. Mas acredito que isso seria um tiro no pé, ou na cabeça, pois a intocável marca da maçã começaria a parecer podre para novos usuários, mais ou menos como acontece com o Linux, BSDs e outros SOs para PCs que penam para, na sua maioria teimarem em dar suporte a dispositivos cada vez mais alienígenas, com aquele maldito selo da janela.

    Já no Mac, com sua plataforma devidamente fechada, homologada e robusta, não há esse tipo de preocupação.

    Saúde e Paz a todos.

  5. Daniel Carlos disse:

    É justamente por esse motivo que desisti de querer usar Mac no PC e comprei logo um Mac Mini: pequeno, barato, silencioso, estável, e roda o Mac OS X Leopard que eu tanto desejava rodar em PC!!! Minha ultima tentativa desesperada de instalar Leopard em PC, deu em um sistema operacional sem som e sem rede nem internet. Depois tentando mais um pouco eu consegui colocar som, mas rede nem a pau… foi aí que entrou o Mac Mini na parada… depois dele, PC nunca mais!!! Na boa, se a Apple abrir lojas aqui no Brasil, reduzir os preços, traduzir a campanha “Get a Mac” (Mac Magrelo Vs Pc Pesado) e mandar essa campanha pra TV, tenho certeza que ia chover de gente comprando Mac Mini, consequentemente iria iniciar uma revolução nas escolas de informática, empresas iriam começar a ter trabalhos mais confiáveis, o Brasil iria dar um passo a frente… Nesse jogo, se a Apple acordar, ela sai ganhando, a comunidade de Macmaniacos sai ganhando, os brasileiros saem ganhando, as escolas de informática saem ganhando, o mercado de trabalho sai ganhando e a Microsoft sai ganhando também, pois desiste de uma vez do campo de sistemas operacionais, e investe todas as suas forças em melhorar o XBOX 360, o Zune e o Pacote Office… Se alguém tiver como mandar essa sugestão pro tio Jobs, mande por favor… ele vai trabalhar e lucrar mais!!!

  6. Marcelo disse:

    Sim, provavelmente a Apple nunca vai aceitar oficialmente que o OS X seja instalado em um PC. OFICIALMENTE! Acho que ela está fazendo vistas grossas para os que estão fazendo experiências com o OSX no PC. Publicidade gratuita, desenvolvimento de novas ferramentas, drivers, isso sempre gera algum retorno positivo para a empresa.

  7. rc_pc disse:

    A única forma realmente interessante de disponibilizar o Mac OS X para PCs sem que isso representasse ameaça ao negócio de hardware da Apple seria se a versão disponível para PCs fosse sempre uma atrás da atual no Mac — ou seja, se a atual do Mac é a 10.5 Leopard, poderia haver, no máximo, a 10.4 Tiger para PC. — para ser distribuída por fabricantes OEM selecionados. Tais bem-aventurados fabricantes OEM receberiam a versão mais atualizada do OS X 10.4 Tiger, certificada pela Apple, para rodar em suas configurações de hardware.
    Achei a ideia interessante, aliás é uma prática da Microsoft em relação ao Mac OS lançar seus softs de sucesso com um grande atraso.
    Veja o MSN, MSOffice, etc.

  8. Tião disse:

    Querem MacOS X? Ué, comprem um Mac pois é essa a intenção do desenvolvedor, que “por acaso” é a Apple e “por acaso” tem como fim principal a venda do seu hardware. ;)

  9. A razão principal para os sistemas x86 serem tão instáveis é exatamente a miríade de componentes que estes precisam suportar, a grande maioria de má qualidade e com drivers geralmente mal escritos. Essa foi a razão pela qual a Apple escolheu a dedo o hardware quando portou seu sistema para esta plataforma. Só usando esse hardware restrito que a Apple consegue manter a qualidade do seu software.

    rc_pc, e já existe uma versão do MSN para Mac que chegue aos pés do Live Messenger no Windows? Porque da última vez que usei, o MSN do Mac era mais parecido com uma versão do Windows Messenger piorada.

  10. [...] de desejo de que fosse verdade. Agora que Macs e PCs são baseados na mesma arquitetura de hardware, será que a Apple poderia confrontar o Leopard com o Vista com sucesso?”, pondera Stan Beer em [...]

  11. f41qu3 disse:

    Eu gostaria de um levantamento real sobre quantos usuários de Computadores usam “Mac no PC”, e qual real número de “Macs” na internet separado dos que usam “Mac no PC”.

    Acho que se fosse feito um levantamento real e sério sobre isso, novas idéias iriam aparecer.

    Abraços.

  12.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player