ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“Estou bastante desapontado em ver como o uso do Windows na prática está andando para trás e como os grupos de gerenciamento do programa não resolvem esses problemas”, disse Gates em 2003 sobre o Windows XP.

 

“Uma meta da peça de abertura de nossa série sobre a saída de [Bill] Gates da vida diária da Microsoft era dar uma boa idéia do papel do co-fundador da Microsoft na empresa para que se tenha uma medida do impacto de sua saída. Assim, busquei nos e-mails internos revelados nos processos antitruste contra a empresa por novos visões sobre sua personalidade”, conta Todd Bishop em artigo publicado no blog do jornal The Seattle Post-Intelligencer.

Segundo ele, uma das pérolas encontradas foi um e-mail em que Gates pragueja contra dificuldades em encontrar uma informação no site da própria empresa e em conseguir instalar e fazer funcionar um de seus próprios produtos. “Ele mostra que nem mesmo o co-fundador da Microsoft — patrocinadora da ‘magia do software’ — está imune às frustrações do dia-a-dia do usuário de computador. Tenha em mente que isso aconteceu há mais de cinco anos, portanto não necessariamente reflete o estado das coisas hoje em dia. No fim, veja o que Gates disse quando perguntei-lhe sobre essa mensagem nesta semana”.

—- Original Message —-

De: Bill Gates
Data: Quarta-feira, 15 de janeiro de 2003, 10:05 AM
Para: Jim Allchin
Cc: Chris Jones (WINDOWS); Bharat Shah (NT); Joe Peterson; Will Poole; Brian Valentine; Anoop Gupta (RESEARCH)
Assunto: A sistemática degradação do uso do Windows na prática

Estou bastante desapontado em ver como o uso do Windows na prática está andando para trás e como os grupos de gerenciamento do programa não resolvem esses problemas.

Permitam-me contar-lhes a experiência que tive ontem.

Decidi baixar (o Moviemaker) e comprar o pacote Digital Plus… então fui ao Microsoft.com. Lá existe um lugar para downloads, então fui.

Nas primeiras cinco vezes que tentei usar o site, o navegador desistiu porque a página de download simplesmente não abria. Então, após um atraso de 8 segundos, consegui que abrisse.

Esse site é tão lento, tão difícil de usar…

[O Moviemaker] não estava dentre as primeiras 5 opções, então expandi para exibir as outras 45.

Esses 45 nomes são totalmente confusos. Fazem coisas como C:\Documents and Settings\billg\My Documents\My Pictures parecerem simples.

Não são filtrados pelo sistema… e muitas dessas coisas são estranhas.

Tentei procurar nos ítens relacionadas à mídia. Nada do moviemaker. Digitei movie. Nada. Digitei movie maker. Nada.

Então desisti e enviei e-mail para Amir dizendo: onde está o download do Moviemaker? Ele existe?

Responderam-me que usar a página de download para baixar alguma coisa era algo que eles não tinham antecipado.

Disseram-me que eu fosse para o botão de pesquisa na página principal e digitasse movie maker (não moviemaker!).

Tentei isso. O site estava pateticamente lento, mas após 6 segundos de espera veio a resposta.

Pensei que finalmente eu veria um botão para fazer o download.

Mas, na verdade, parecia mais um quebra-cabeças a ser resolvido. Ele me disse para ir ao Windows Update para fazer um caldeirão de feitiçarias.

Isso me parece bastante bizarro. Por que eu deveria ir a algum outro lugar para procurar pelo download do moviemaker?

Fui ao Windows update. O Windows Update decidiu que eu precisava baixar um caminhão de controles. Não uma, mas múltiplas vezes, nas quais tenho que ver caixas de diálogo esquisitas.

Será que o Windows update conhece alguma chave para falar com o Windows?

Então deixei que o Windows Update vasculhasse meu sistema. Demorou um bocado de tempo e me foi dito que era crítico que eu baixasse 17 MB de coisas.

E isso que me disseram que estávamos fazendo patches delta para isso, mas me foi dito da forma mais ASSUSTADORA possível que eu tinha que baixar 17 MB para conseguir 6 coisas.

Fiz o download. Essa parte foi rápida. Então eu quis fazer uma instalação. Levou 6 minutos e a máquina ficou tão lenta que não pude usá-la para mais nada nesse período.

Que diabos ficou acontecendo nesses 6 minutos? Isso é loucura. Isso foi depois que o download terminou.

Então ela me disse que eu tinha que reiniciar a máquina. Por que eu deveria fazê-lo? Eu a reinicio todas as noites, por que deveria fazê-lo naquele momento?

Reiniciei porque o sistema INSISTIU nisso. Claro que isso significou perder completamente o estado de meu Outlook.

Depois disso, voltei ao Windows Update novamente. Esqueci completamente por que eu estava no Windows Update de novo, já que tudo que eu queria era o Moviemaker.

Voltei ao Microsoft.com e procurei instruções. Tive que clicar numa pasta chamada WindowsXP. Por que eu deveria fazer isso? O Windows Update sabe que estou no Windows XP.

Que significa ter que clicar naquela pasta? Então obtive um bocado de coisas confusas, mas acabei encontrando o Moviemaker no meio delas.

Aí fiz o download. O download foi rápido, mas a instalação demorou muitos minutos. É incrível como essa coisa é lenta.

Em um dado momento, me foi dito que eu deveria baixar o Windows Media Series 9.

Decidi fazê-lo. Desta vez, me foram mostradas caixas de diálogo dizendo coisas como “Abrir” ou “Salvar”. Nenhuma instrução sobre o que escolher. Eu não tinha idéia do que deveria fazer.

O download foi rápido e a instalação dessa coisa demorou 7 minutos.

Então achei que finalmente teria o Moviemaker. Fui ao lugar de adicionar/remover programas para ter certeza de que estava lá.

Não estava.

O que está lá? Este lixo: Microsoft Autoupdate Exclusive test package, Microsoft Autoupdate Reboot test package, Microsoft Autoupdate testpackage1. Microsoft AUtoupdate testpackage2, Microsoft Autoupdate Test package3.

Alguém decidiu jogar fora a parte do Windows que dava para usar? O sistema de arquivos não era mais útil. O registro não era mais útil. Essa lista de programas era um lugar equilibrado, mas agora está uma completa b(*).

Mas isso é só o início da b(*). Havia na lista coisas como “Windows XP Hotfix see Q329048 for more information”. O que é Q329048? Por que essa série de patches estava relacionada lá? Alguns deles eram simplesmente coisas como Q810655 ao invés de dizer “see Q329048 for more information”.

Uma verdadeira zona.

E o Moviemaker absolutamente não estava lá.

Então desisti do Moviemaker e decidi baixar o Digital Plus Package.

Me foi dito que eu deveria procurar um trem de informações por mim mesmo.

Fui lá e, como ele decidiu que errei na digitação de alguma coisa, eu tinha que começar tudo de novo. Claro que ele limpou tudo que eu tinha digitado antes.

Tentei digitar tudo direitinho 5 vezes e ele continuava limpando tudo para que eu tivesse que digitar tudo de novo.

Depois de mais de uma hora dessa maluquice e de revisar minha lista de programas e de ser amedrontado e de constatar que o Microsoft.com é um site horrível, não consegui rodar o Moviemaker nem consegui o pacote plus.

A falta de atenção à facilidade de uso representada nessa experiência me deixa louco. Acho que atingimos o pior nível com o Windows Network ou com as mensagens que recebo quanto tento usar o 802.11 (vocês não adoram aquela mensagem de certificado root?).

Quando eu finalmente conseguir usar essa coisa, tenho certeza de que terei mais feedback.

Bishop conta que, quando mostrou cópia impressa desse e-mail a Gates e perguntou-lhe se finalmente conseguiu fazer o Movie Maker funcionar, Gates respondeu dizendo que a Microsoft planejava fazer do Movie Maker parte do Windows Live, de modo que o usuário poderia obter o programa quando baixasse o pacote todo. Quanto ao e-mail em particular, diz Bishop, Gates sorriu e disse: “Não há um dia em que eu não envie um e-mail a alguém… como esse e-mail. É meu trabalho”.

Ou seja, Gates não respondeu se conseguiu fazer o Movie Maker funcionar, segundo Bishop.

Mais detalhes no artigo completo de Bishop. Cópia do documento original do processo com a troca de e-mails entre Gates e seus executivos pode ser obtida neste PDF.

No momento do fechamento deste artigo nosso iTunes tocava:
Alceu Valença, La Belle de Jour
Tags:, ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

19 comentários para “The Seattle Post-Intelligencer: nem mesmo Gates está imune à ‘experiência Windows’”
  1. Ipso Facto disse:

    “Responderam-me que usar a página de download para baixar alguma coisa era algo que eles não tinham antecipado”. Pera lá, entendi direito? Alguém do staff da Microsoft disse que não tinha antecipado que a página de downloads seria usada para fazer downloads??? Alguém me belisque, devo estar sonhando!

    Pois é, caro leitor. O e-mail de Gates ilustra com soberba precisão a razão exata pela qual o usuário de Mac tem desdém pela “experiência Windows” (pelo menos até a época do XP). Se você estiver sujeito a tal “experiência”, é bem provável que tenha se reconhecido nas palavras de Gates.

    Eis alguns dos adjetivos e expressões usados por Gates em um único e-mail para descrever sua “experiência”: desapontado, andando para trás, inútil, totalmente confuso, estranho, esquisito, patético, assustador, loucura, lento, lixo, impossível de usar, b(*) (essa foi a melhor de todas!), zona, loucura, horrível, falta de atenção, maluquice… Esse é o Windows XP — conforme descrito por ninguém menos que William Henry Gates III — o sistema operacional que muitos usuários estão preferindo em lugar do Vista.

    Bem lembrado: o Vista! Meu reino por um e-mail de Gates descrevendo o Vista!!! 😀

    A julgar pela divulgação de e-mails internos da Microsoft que revelaram insatisfação com o Vista e pelas palavras do próprio CEO Steve Ballmer confessando que teria feito o Vista diferente, imagino que tipo de coisa Gates já deve ter dito. 😉

    Para você, usuário de Windows que achou este artigo via Google Notícias ou por outro meio, eis a moral da história: saia dessa vida, compre um Mac!

  2. mrt disse:

    Não sei mas isso cheira-me a mentira!

    Para começar porque o movie maker já existia no xp não era precisso fazer download e porque o media player 9 nessa data ainda não existia. Surgiu uns meses depois!

    Acho estranho.

    Já agora onde está o email original porque esse link não dá.

  3. Claudio disse:

    hahahahahaha estava lendo e rindo sozinho aqui no trabalho!
    Não só pela má experiência do Gates com seu próprio OS, mas também pela forma descrita por ele.
    Muito divertido!

  4. Marco disse:

    Mrt testei os links e estao funciondo perfeitamente mas se por acoso vc precise estão aqui

    http://blog.seattlepi.nwsource.com/microsoft/library/2003Jangatesmoviemaker.pdf

    http://blog.seattlepi.nwsource.com/microsoft/archives/141821.asp

    agora o Gates não estava somente atras do movie maker ele tbm queira “pacote Digital Plus” ele poderia tbm estar atras de uma versão mais atualizada do movie maker ou ter removido a que tinha em sua maquina e ter precisado de novo.

  5. mrt disse:

    Marco,

    Para começar o Movie Maker não dá para remover.

    E quanto ao media Player 9, como poderia pedir uma coisa que não existia nessa data?

  6. Digger disse:

    De qualquer forma, isso não é mentira, pq eu mesmo sou TESTEMUNHA VIVA e OCULAR, de que isso realmente acontece no Windows (todas as versões).

    Minha dúvida é: Será que as video-aulas do Baboo não ajudariam nesse caso?

    Obs.: Hahahahahaha

    Obs.: Quando der ouvidos ao Ipso Facto e mudar pro MAC, por favor, não o estrague, mantenha o OS X instalado nele e seja feliz!

  7. Digs disse:

    Nunca ri tanto na minha vida! Não sei é verdade, mas me soa bastante factível. Principalmente porquê Gates não precisa se mover na mesma velocidade que nós… ele não espera por lançamento das coisas… pode conseguir antes ou depois, dependendo do seu humor. Assim sendo, ele podia ter uma windows beta tester sem moviemaker… ou um moviemaker beta tester… enfim…. é factível, embora eu fique na dúvida de como um email desses vazou assim.
    Verdade ou não, ri demais! Fiquei até com dó dele… pobre Bill, eu já passei por isso. Mas hoje tenho um Mac e sou muito feliz com ele.

  8. Lucas (luke) disse:

    mrt, aparentemente ele tava se referindo ao NT

    além do mais, eu me lembro do 9 nessa época, sim

  9. mrt disse:

    Lucas (luke),

    Mas para o NT não existe Movie Maker.
    O Media Player 9 apareceu 3 meses depois.

    E não era o NT era o XP. Leia novamente e verá!

  10. emersonfxbx disse:

    O NT foi a base para o Windows 2000 (e consequentemente para o XP).
    Provavelmente mantiveram os contatos do Outlook desde aquela época.

  11. Baboo disse:

    Vixe … que desespero esse blog tem em ironizar o Windows, hein ? Agora até reclamações de 5 anos sobre produtos que nem existem mais tornam-se manchete aqui 🙂

    Bem, se vcs querem rir:
    http://www.break.com/index/guess_it_happens_to_macs_too.html 🙂

  12. Johnny Bravo disse:

    Não tendo mais o que fazer, o Aurélio Babu veio aqui soltar esta “babooseira”:

    Vixe … que desespero esse blog tem em ironizar o Windows, hein ? Agora até reclamações de 5 anos sobre produtos que nem existem mais tornam-se manchete aqui

    Mas que gracinha você é, né filho?

    Vem cá, você também foi lá no blog do Seatle Post-Intelligencer dizer que eles estão desesperados em ironizar o Windows fazendo manchete com produtos que nem existem mais? Ao menos tenha a decência de clicar no link da matéria original para ver quando ela foi publicada (ontem).

    E depois vem aqui com filosofia de botequim tipo “uma pessoa mediocre conversa sobre pessoas”, mas não pára de dar motivos para que falem de você. Deve ser adepto de outra babooseira: “Falem mal, mas falem de mim”, certo?

  13. Gustavo disse:

    É claro que não estava no site!
    Ele vinha instalado no XP, para que colocar no site?
    E se não tinha o media 9, como ia pedir?
    Tá bom, falo mais nada!

    Outra coisa, o que parece o problema é com o site e não com o windows, estou certo?
    e para finalizar, se com a fracasso do Vista a MS ainda tem mais de 90% do mercado, co o sucesso do 7 vai voltar pra 95%?hahahahaha

  14. Daniel Carlos da Silva disse:

    Bom Ipso Facto, a saída de Bill Gates é a resposta pra sua pergunta sobre o que ele acha do Vista… Ele viu que tá saindo cada vez mais porcaria da Microsoft e resolveu sair pra evitar constrangimentos!!!

  15. rob1123 disse:

    o senhor aurelio vulgo baboo não tem nenhuma moral de vir aqui palpitar, no forum dele quem discorda dele ou da panelinha pro microsoft acima de tudo,simplesmente tem sua postagem apagada e é banido do forum.

    quanto a ms e o gates,ele vai deixar saudades,pq o tal de balmer é uma figura bizarra,vide vista,xbomba 360,vexame yahoo,etc…

  16. Baboo disse:

    Johnny, quando um blog sobre Apple sobre esse posta notícias do Windows de 5 anos atrás, é desespero mesmo. O Seattle PI não é focado em Apple. Vc Não vê sites focados em Windows postando gratuitamente notícias contra a Apple, como aqui é feito contra o Windows, Microsoft, Zune ou o que for 🙂

    Daniel, Gates anunciou a sua saída do dia-a-dia da Microsoft em Jun/06, há 2 anos.

    Rob, as regras do Fórum do BABOO são claras e vc deve segui-las como qquer um ou será suspenso ou expulso. Ninguém é banido do fórum por capricho – tanto que o participante é sempre avisado qual regra ele violou.

    Bem, pessoal, no discurso de despedida de Gates ele comentou sobre esse e-mail:
    http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=32377 🙂

  17. Johnny Bravo disse:

    Aurélio disse:

    Johnny, quando um blog sobre Apple sobre esse posta notícias do Windows de 5 anos atrás, é desespero mesmo. O Seattle PI não é focado em Apple. Vc Não vê sites focados em Windows postando gratuitamente notícias contra a Apple, como aqui é feito contra o Windows, Microsoft, Zune ou o que for

    Aurélio, não sei se você notou, mas logo abaixo do título do site lemos:

    “Informática e tecnologia pela ótica do mundo Apple”

    Na página Sobre do site lemos:

    “O AppleMania é um veículo informativo online dedicado a conteúdo jornalístico e comunidade virtual sobre a tecnologia Apple e outras que estejam direta ou indiretamente ligadas a ela, seja no aspecto tecnológico ou mercadológico.”

    Se você for capaz de entender o que isso quer dizer, talvez compreenda que Microsoft, Windows, Zune e etc. são, sim, parte integrante do foco deste site, por isso ele reproduz notícias sobre esses tópicos. Também talvez já tenha notado que o site também fala de Palm, RIM, Motorola, Samsung, Dell, etc., etc., ou seja, de tudo que faça parte do ecossistema dentro do qual a Apple está inserida.

    O AppleMania não é o Baboo (felizmente!). Se você não gosta disso, lamento.

    O Seattle PI publicou a notícia porque o colunista teve conversa recente com Bill Gates a respeito desse e-mail. Portanto, para contextualizar esse fato, ele reproduziu o e-mail. O AppleMania nada mais fez que reproduzir isso tudo.

  18. Baboo disse:

    OK, Johnny Bravo, mas aonde o Windows está direta ou indiretamente ligado à “tecnologia Apple” (seja lá qual for ela) ? E o que a info da Intel manter o XP e não utilizar Vista nos seus desktops tem alguma relação com a Apple para ser publicado nesse blog ??

    Pois se o seu argumento é que “O AppleMania é um veículo informativo online dedicado a conteúdo jornalístico e comunidade virtual sobre a tecnologia Apple e outras que estejam direta ou indiretamente ligadas a ela, seja no aspecto tecnológico ou mercadológico.”, então este blog deveria falar muito mais sobre Linux e UNIX, pois ao menos isso está inserido no contexto “tecnologia diretamente ligada à Apple”..

  19. Johnny Bravo disse:

    Aurélio disse:

    OK, Johnny Bravo, mas aonde o Windows está direta ou indiretamente ligado à “tecnologia Apple” (seja lá qual for ela) ? E o que a info da Intel manter o XP e não utilizar Vista nos seus desktops tem alguma relação com a Apple para ser publicado nesse blog ??

    Pois se o seu argumento é que “O AppleMania é um veículo informativo online dedicado a conteúdo jornalístico e comunidade virtual sobre a tecnologia Apple e outras que estejam direta ou indiretamente ligadas a ela, seja no aspecto tecnológico ou mercadológico.”, então este blog deveria falar muito mais sobre Linux e UNIX, pois ao menos isso está inserido no contexto “tecnologia diretamente ligada à Apple”.

    A resposta à sua pergunta está justamente no trecho da frase que você ignorou:

    direta ou INDIRETAMENTE (…) seja no aspecto tecnológico ou MERCADOLÓGICO.

    A Microsoft tem muitas ligações com a Apple, diretas e indiretas, tanto no aspecto tecnológico quanto no mercadológico. Mesmo que você eventualmente não concorde que essas ligações existam e não as veja, isso não muda em rigorosamente nada o fato de que existem. E o AppleMania reproduz notícias que abordam esse aspecto também.

    Quão mais claro você quer que isso seja dito?

  20.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.