ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 

Saiba como fazer overclock em Macs com chip Intel Xeon

Software pode turbinar clock, memória e bus de Macs Pro e servidores Xserve Intel Xeon.

 

“No mundo PC, não é muito difícil encontrar ferramentas para fazer overclock. Elas existem há anos e, com os devidos aparatos de refrigeração e outros truques, podem dobrar a velocidade de uma CPU Intel típica. No mundo Macintosh e no das BIOS EFI da Apple, o overclock é mais difícil — bem, pelo menos mais raramente tentado. Alguns produtos surgiram nos últimos anos, mas são muito limitados”, comenta Seth Weintraub em artigo publicado no blog da revista Computerworld.

Todavia, essa limitação parece ter acabado, nota ele, com o lançamento de uma ferramenta criada pela edição alemã do site ZDNet. “Segundo o site deles, a ferramenta pode fazer overclock em Macs Pro e Xserves com processadores Intel Xeon. Eles usam como exemplo um modelo básico do Mac Pro rodando a 2,8 GHz que fazem rodar mais rápido que máquinas topo-de-linha de 3,2 GHz da Apple”.

A ferramenta, diz Weintraub, não só aumenta a velocidade do processador, como também as da memória e do bus. “Felizmente, os Mac Pros e Xserves têm recurso de correção de RAM, que pode ajudar a garantir a confiabilidade nessas velocidades maiores”.

Considerando tratar-se de uma ferramenta de software, observa ele, ela não representa grande risco de dano ao hardware como as soluções mais usadas no mundo PC. Todavia, “como sempre nessa arena, proceda com cuidado. Não posso ser responsabilizado pela implosão de máquinas. Foram relatados defeitos no clock, mas correções estão a caminho. Para voltar à velocidade anterior, é preciso apenas reiniciar a máquina”.

Mais detalhes no artigo completo de Weintraub. O artigo original do ZDNet alemão com links para download pode ser visto aqui.

No momento do fechamento deste artigo nosso iTunes tocava:
Gal Costa & Maria Bethania, Sonho Meu
Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Saiba como fazer overclock em Macs com chip Intel Xeon

  1. Marco disse:

    Ja tava me preparando para abaixar o dito cujo antes mesmo de terminar de ler o artigo poxa! COMO e que fazem uma ferramenta quase milagrosas dessas, mas que pode estragar o clock da maquina? espero, rezo, faço macumba para que eles resovam esse problemas para poder abaixar isso, e viver mais feliz com mais potencia no mac!

  2. Knux disse:

    o estrago não é definitivo… basta reiniciar a máquina, RTFA

  3. marco disse:

    Pode ser mas eu não arrisco, quanto eu tinha um pc um AMD 500 MHZ de processador e eu fiz overclock para aumentar de 500 para 550 MHZ, em menos de 1 dia de uso eu comecei a notar que a maquina começava a reiniciar sozinha quando levei ao tecnico que ele abriu o bicho,( eu vi! Não foi mentira para arrancar dinheiro) o processador tinha derretido na placa mãe foi um prejuizo de R$ 760,00 paus.
    Eu sei que o sistema de refrigeramento de um mac e melhor, mais da medo so de pensar o tamanho do prejuizo que um processador e uma placa logica custaria e o tempo que eu teria que esperar para chegar as peças de reposição

  4. Knux disse:

    Você poderia levar na AT. Não há modificações no hardware, eles deveriam cobrir.

Os comentários estão encerrados.