ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“Parece que o Windows se move um centímetro a cada vez que o Mac OS X ou o Linux dão uma volta sobre ele”.

 

“O Microsoft Windows ganhou um bocado de peso ao longo dos anos. Tendo iniciado como um magro complemento para software velho, tornou-se em um monolito obeso construído sobre uma estrutura antiga. Acrescentando recursos, fechando buracos na segurança, corrigindo defeitos, corrigindo correções que nunca funcionaram direito, tudo enquanto tenta manter compatibilidade com hardware e software velho — tem algo que o Windows não tente fazer?”, pergunta Randall Stross em artigo publicado no site do jornal The New York Times.

Stross acha “dolorosamente visíveis” as deficiências de projeto cuja fundação nunca teve a intenção de suportar o peso que se colocou sobre ela. “Parece que o Windows se move um centímetro a cada vez que o Mac OS X ou o Linux dão uma volta sobre ele”.

Segundo Stross, a melhor solução para resolver o dilema enfrentado pelo sistema operacional da Microsoft é simplesmente acabar com tudo e recomeçar do zero — tal como, aliás, fez a Apple há oito anos.

“O Vista é, no mínimo, o equivalente à versão 12 do Windows, precedida pelas versões 1.0, 2.0, 3.0, 3.1, NT, 95, NT 4.0, 98, 2000, ME e XP. Após seis anos de desenvolvimento — o maior intervalo entre versões nos 22 anos de história do Windows —, longos o bastante para permitir que a Apple apresentasse três novas versões do Mac OS X, o Vista foi lançado ao consumidor em janeiro de 2007. Quando profissionais de TI e consumidores dão uma boa olhada no Vista, todos vêm com a mesma pergunta: só isso?”, observa Stross.

Ele comenta também que o codinome do sucessor do Vista é Windows 7. Segundo ele, o “7″ não se refere a nada em particular, conforme dito por um representante da Microsoft, e está programado para chegar no início de 2010. “Será ele um código reescrito do início? Na semana passada, Bill Veghte, um vice-presidente sênior da Microsoft, enviou carta a clientes reafirmando que haveria mudanças mínimas no código-base do Windows. ‘Nossa abordagem com o Windows 7 é construir sobre a mesma arquitetura-base do Windows Vista, por isso os investimentos feitos por você e por nossos parceiros no Windows Vista continuarão a pagar-se no Windows 7′”, relata Stross.

Mas, para ele, ficar preso à mesma arquitetura-base é o problema, não a solução. “Em abril, Michael A. Silver e Neil MacDonald, analistas da firma de pesquisa de mercado Gartner, apresentaram uma palestra chamada ‘O Windows Está Entrando em Colapso’ [comentada neste artigo do AppleMania]. O argumento deles não é o de que o Windows vai parar de funcionar, mas que sua sempre crescente complexidade, oriunda da tentativa da Microsoft de dar suporte a um legado de 20 anos, impede avanços. ‘A situação é insustentável’, diz a apresentação deles. ‘O Windows precisa mudar radicalmente’”.

Stross relata que alguns engenheiros da Microsoft parecem esta de pleno acordo quando falam em público de um trabalho que começou em 2003 para projetar um sistema operacional novo do zero. “Eles crêem que problemas como vulnerabilidades de segurança e instabilidade do sistema podem ser corrigidos abandonando-se a ortodoxia do projeto do sistema, formada nas décadas de 1960 e 1970 e trazida para o Windows”.

Muito mais detalhes no extenso e altamente recomendável artigo completo de Stross.

No momento do fechamento deste artigo nosso iTunes tocava:
Cazuza, Brasil
Bookmark and Share
Tags:, , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

14 comentários para “NYT: diferente de Mac OS X e Linux, Windows é ‘monolito obeso e antigo’”
  1. Rogério disse:

    O problema é que a Apple, por possuir uma parcela menor de mercado, pôde arriscar mais ao reescrever o código do Mac OS. Já a Microsoft acabou se tornando refém de seu próprio monopólio, pois tem muito mais a perder ao fazer mudanças radicais. Com o código reescrito do zero ela se colocaria numa posição desagradável, pois toda uma cultura de software criada em torno do Windows teria que ser refeita, novos padrões teriam que ser criados e aí entra o pior, imagine que alguém tivesse que experimentar um novo Windows, completamente diferente do atual, o que impediria que estas pessoas migrassem então para outros sistemas (Mac OS X, Linux e suas distribuições)? Ele seria algo tão novo, e por isso mesmo, se colocaria no mesmo nível de experiência de seus concorrentes. Como a cultura da MS é forçar o seu cliente de que só existe um sistema operacional no mercado, ela estaria se arriscando demais, abrindo as portas para a experiência com outros sistemas.

  2. Jairo disse:

    Tudo bem então, Rogério. Deixemos o Windows ficar cada vez mais obeso e monolítico. Quanto pior ele for, melhor para a Apple. :-)

    Aliás, a Microsoft está mesmo num beco sem saída com esse Windows: se pára tudo e recomeça do zero, perde. Se continuar como está, perde também. É a personificação do dito popular “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.

    Acho que é uma questão de escolher qual remédio é menos amargo. Pra mim, é o do recomeço. Mesmo que ela perca mercado num primeiro momento, pode recuperá-lo depois se conseguir fazer algo que presta.

  3. Victor disse:

    Ballmer não tem peito pra isso, Jairo. Ele é vendedor, não estrategista. Bom para a Apple. ;-)

  4. 01 disse:

    Vamos pensar assim: O Vista saiu a mais de um ano e as empresas continuam usando o XP. O vista teve 6 anos para sair do forno, e as empresas e pessoas continuaram usando o XP. Me pergunto então: O que mais eles podem perder, lançando um OS novo em folha com uma arquitetura decente? Se tivesse que esperar mais 1 ano para esquentar o mercado com um novo OS, seria tão ruim assim?

    As pessoas querem isso e quem gosta da Micosoft, ficaria feliz em poder experimentar algo novo dela. As empresas provavelmente apoiariam e investiriam em treinamento e hardawre para um OS novo que realmente fosse melhor.

    Se por um lado é bom ver a Apple crescendo nesta triste realidade da MS, por outro é ruim demais ver uma empresa com tanto dinheiro não fazer algo inovador, avançado e que faça o usuário se sentir satisfeito e não enganado…

    Longa vida a Ballmer…

  5. Knux disse:

    falta à ms a coragem da intel, que jogou fora as especificações do pentium 4 e começou de novo com a arquitetura core.

    está preocupada com com retro-compatibilidade, aplicações legadas? crie uma api isolada do SO, “sand boxed”, para manter compatibilidade com programas antigos. a apple fez isso no 10.0, fez isso de novo na transição pra intel…

    api está difícil? use uma solução de virtualização…

    qualquer uma delas ficará mais segura e não é possível que fique mais lento que o vista.

  6. Fábio Bittencourt disse:

    Excelente o comentário do Rogério. Mas não nos iludamos prevendo o fim do Windows e a glória do Mac. Sabemos que o sistema da Apple é melhor, mais estável e mais confiável, porém isso continua restrito a uma pequena parte de usuários. O Windows domina (e muito) todo mercado de computadores caseiros, principalmente em função da facilidade de aquisição de software ilegal. Sem falar no mundo coorporativo, sendo que a grande maioria das empresas trabalha com windows. E querendo ou não, o XP está atendendo as necessidades, principalmente por conta do Office. Vejo muito aqui, entusiastas do mac colocando suas opiniões, com mais paixão do que razão, prevendo o fim do windows. O sistema da Apple vai aumentar suia base, vai continuar sendo melhor, mas é um sistema de nicho específico. Com certeza num futuro próximo haverá um maior nivelamento no que tange a usuários de sistemas (linux, mas, windows), mas pregar o fim do sistema da Microsoft é pensar apenas emocionalmente.

  7. Baboo disse:

    E mesmo alguns considerando o Vista “monolito obeso e antigo”, ele roda mais rápido do que o MacOS X no próprio hardware da Apple:

    http://gizmodo.com/gadgets/software/microsoft-vista-faster-on-a-mac-pro-than-apples-own-os-x-232402.php

  8. Knux disse:

    Claro…

    Tudo que o Vista precisa pra rodar é uma CPU com oito núcleos, uma geforce quadro e mais de 4 giga de ram.

    Aí sim ele roda rápido.

    É interessante notar que o Baboo sempre tenta fugir do senso comum com frases do tipo “Windows é mais seguro”, “Eu não preciso de anti-vírus”, mas as vezes ele cai involuntariamente nas piadas que rolam por aí.

    U-hum, o Vista roda bem, a culpa é sua se você não tem uma cpu com oito núcleos e uma placa-de-vídeo profissional.

    Tem algum comentário sobre os notebooks Baboo? Estou realmente interessado no desempenho do Vista em máquinas que não podem comportar tantos núcleos e tanta memória.

  9. Baboo disse:

    Knux, o Vista roda em muito menos do que isso, mas o artigo acima mostrou que se há um hardware muito bom, o Vista é mais rápido do que o MacOS X. Nada mal para um blog pró-Mac.

    O Windows É mais seguro (basta verificar na web o nro de vulnerabilidades e facilidade de se invadir um Mac), mas eu nunca disse que ele não precisa de antivirus.

    Eu rodo o Vista em um ThinkPad T43 de 2005 (Centrino com 1,5GB RAM e placa de vídeo ATI Radeon X300) ele voa baixo. E tudo funciona ali: multimedia, leitor de digital, teclas com função. Eu usei esse mesmo notebook em 2006 para gravar os vídeos do CD de Windows Vista em português c/ o Camtasia (versão beta 4.01 na época) e tudo funcionou corretamente …

    Como eu digo, o Vista não é tão lento nem tão ruim quanto a mídia tenta mostrar. O XP ainda é mais rápido, mas o Vista dá conta do recado sem problemas ;)

  10. Knux disse:

    existe uma maneira de procurar os comentários do Baboo nesse site?

    tenho quase certeza que ele já disse aqui mesmo que navega na internet sem nenhum anti-virus. seria legal pegar esse peixe pela boca.

    “O Windows É mais seguro (basta verificar na web o nro de vulnerabilidades e facilidade de se invadir um Mac), mas eu nunca disse que ele não precisa de antivirus. ”

    Primeiro ponto: será que toda vez é preciso lembrar que números absolutos de falhas não dizem nada?! Quantas delas foram críticas? Quantas podem ser exploradas em larga escala, numa situação de mundo real?

    Certa feita voce disse que poderia me enviar uma figura cuidadosamente mal-formatada comprometeria meu mac. Estou esperando você enviar essa figura até hoje…

    Segundo ponto: claro, por isso vemos tantos vírus e mal-ware surgindo para *NIX, não?

    Velho, quer enganar quem? De vez em quando surge uma “prova de conceito” para um *NIX da vida, nunca vi um com aplicação no mundo real. Cadê esses malwares todos?

    Malware pra Windows se instala sem o conhecimento do usuário e se espalha mais que fogo em palha. Hora, quantas bot-nets existem por aí que usem computadores de usuários unix? Nunca ouvi falar… a storm, maior delas, é só windows.

    E não venha com o papo de “mas Windows é mais usado”, porque unixes estão nos principais servidores do mundo, com dados sensíveis e acesso uma banda invejável. Ninguém MESMO se interessou por essas máquinas?

    Os NÚMEROS não mentem. Macs, Linux e qualquer outro Unix não são comprometidos em larga escala. O Windows é.

    “Eu rodo o Vista em um ThinkPad T43 de 2005 (Centrino com 1,5GB RAM e placa de vídeo ATI Radeon X300) ele voa baixo.”

    Opa, Ultimate com Aero? Todos os efeitos ligados? Falou então, tá todo mundo acreditando.

  11. Vasco Silva disse:

    O meu computador de mesa, kom um AMD Athlon 3700+, 1GB de RAM, e uma GeForce 7600 GS roda o Vista 5* (e já tive um GeForce 6200 TS e corria mt bem na mesma)! Portanto se dizem k o Vista é mt pesado, koitados!! No meu pc tá a komer 600 – 500 de Ram, e nos dias de hoje isso é perfeitamente normal!!! Agora dizem k o Vista é isto e akilo, então keriam k fosse kriado um SO podre sem novidades só para komer menos recursos??? Não Obrigado!
    È klaro k se o pc tiver 2GB de Ram, logo o SO poedrá komer mais por ter mais liberdade, mas isso não faz o SO lento!
    E a segurança do Vista em relação a kualker outro SO é inegável, só k há pessoas k não konseguem aceitar isso!

  12. Nairan disse:

    Abrindo um apêndice nos comentários, gostaria de saber que língua o amigo Vasco Silva esta usando, não conheço nenhuma língua que use o “K” de forma tão insistente e arbitraria quanto a forma de utilização usada em seu comentário. Isso é o que??, pressa, descuido, uma tentativa de criar um novo dialeto, ou somente preguiça mesmo???

  13. Vasco Silva disse:

    Não gosta, n lê! Eh XiMpLeX! Acho k kada um tem o direito de escrever komo ker, e kem se inkomoda, simplesmente n lê!

    k – Abreviação de “Que”, ou da letra “Q” muito usado em Portugal.

  14. Nairan disse:

    Ta certo, não gostou não lê, eu ao menos tenho a opção de escolha, pobre de quem perde ate essa opção por não prezar o que tem de bom e jogar no lixo o que levou séculos para se formar, depois se perguntam por que é tão difícil entender o que escreve por ai, usando somente poucas palavras e ainda assim escritas errado, mas tudo bem, se é pra não ler ao menos já sei quem merece ser lido, ou merece ser desconsiderado.

  15.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player