ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

WebKit é um framework que traz as vantagens de um navegador a todas as aplicações em todas as plataformas, diz ele.

 

“Dentro de cada navegador está o núcleo da aplicação ideal para o cliente, incorporando metade do que estimo que todas as aplicações comerciais precisam. Há a melhor linguagem de programação dinâmica orientada a objeto digitada de forma livre, sem trancas (JavaScript), embutida de forma transparente em uma camada de apresentação simples e extensível (DHTML, CSS, XML, DOM, SVG…). Aplicações baseadas em navegador não requerem ferramentas de desenvolvimento especializadas ou mesmo ferramenta nenhuma. Tudo que impede seu navegador de ser o ambiente de aplicações perfeito é velocidade, estabilidade, estrita aderência a padrões e capacidades offline. Isso não é pedir muito: está tudo ao alcance, agora mesmo. É uma questão de ajustar nossas prioridades e perspectivas”, escreve Tom Yager em artigo publicado no site da revista InfoWorld.

Após traçar as linhas gerais do que o usuário deve esperar de um software navegador de Internet, Yager diz que, com isso em mente, fica mais fácil alcançar essa meta. “Se pudermos atingir esse ideal, o navegador terá tudo que um projeto de desenvolvimento adoraria ter, mas nem pode sonhar em incluir na agenda de desenvolvimento. O problema é que os navegadores são projetados para surfar, não para atuar como plataforma de aplicações. Pense nisso. Se você estivesse começando um novo projeto de desenvolvimento para um cliente, teria como objetivos dar ao produto uma aparência de website, fazer com que levasse vinte segundos para abrir uma janela, não desse retorno ao clicar em um botão, não provesse relatórios de progresso de transações, se recusasse a funcionar a menos que ligado a uma rede e forçasse o usuário a redigitar os dados de um formulário em caso de problemas no envio? A primeira coisa que uma aplicação online faz é livrar-se das armadilhas de um navegador: remove as barras de navegação, de status e de menu (quando possível — o OS X não permite), dá um novo contexto ao botão direito e impossibilita o redimensionamento da janela. Se você usa o navegador, normalmente trabalha muito para escondê-lo e para resolver problemas de desempenho embutindo objetos Java ou ActiveX”

Para Yager, implementar tudo isso parece ser uma tarefa impossível até que se percebe que um navegador não precisa ser um programa inchado e desajeitado. “Não é preciso ter um navegador em uma janela de aplicação. Apenas pegue o framework compartilhado por múltiplos navegadores comerciais e coloque em seu projeto. Esse é o WebKit. A custo zero e com atualizações permanentes, é o melhor negócio possível; ao contrário de muitos projetos de código aberto que você adora usar mas cuja qualidade de suporte, documentação e manutenção variam, o WebKit é mantido por empresas como Apple, Nokia e, mais recentemente, Google”.

Yager conclui dizendo que o WebKit é um framework que traz as vantagens de um navegador a todas as aplicações em todas as plataformas, mesmo aquelas que não usam a rede. “Não faz mal que o WebKit seja grátis e de código aberto, que um navegador similar ao Safari seja incluído na distribuição e que use padrões de middleware [dispositivo de sistemas cliente/servidor composto de camadas de software que auxiliam a transmissão de dados e informações entre clientes e servidores por uma rede] (HTTP) e de representação de objetos que o liguem a todos os back-ends [programas que executam tarefas não diretamente controladas pelo usuário, como o banco de dados]. Use o WebKit e orgulhe-se de usar tecnologia de navegador em aplicações sérias”.

Mais detalhes no artigo completo de Yager.

Tags:, , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

Um comentário para “Tom Yager: desenvolvedor, esqueça o Google Chrome, pule no Apple WebKit”
  1. Paulo disse:

    Não entendi nada !

    O que isso quer dizer ?

    Significaria que o Chrome foi feito para rodar aplicações via web tipo Java Script diferenciando-se dos outros navegadores com sua super rápida engine Java ? Com isso o Google poderia dizer que seu navegador é o mais rápido para aplicações em Java Script e poderia vangloriar-se disso tendenciando seus usuários para usar o Chrome já que suas aplicações na web teriam ganho de velocidade deixando os outros para trás e fazendo com que seu poderio na web e dos usuários aumente cada vez mais ?

    Por favor, digam se eu estou viajando na maionese pois não entendi nada !

  2.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.