ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Nova campanha de marketing da Microsoft é “tão ruim que, mesmo assim, você vai querer ver por mera curiosidade mórbida, do tipo que o faz assistir a um descarrilamento de trem”.

 

“Será que a nova série de propagandas da Microsoft é sobre sexo bizarro? Sim, você tem que considerar isso depois de ver os novos comerciais com Bill Gates e Jerry Seinfeld da Microsoft, os quais, sob qualquer aspecto, parecem-me ruins demais. Estou de certa forma chocado pelo fato de haver quem goste deles”, critica John C. Dvorak em artigo publicado no site da revista PC Magazine.

Para ele, o primeiro dessa série de novos comerciais em que a Microsoft tenta recauchutar a combalida imagem de seu sistema operacional Windows Vista e, por tabela, a sua própria, tem “uma quantidade horrível de pré-publicidade” e provavelmente é “parte de uma série de anúncios bobos. São eficazes o bastante para arrancar comentários como este de mim e de outros, mas a maioria dos comentários expressa espanto. E como exatamente este [comercial] ajuda a vender alguma cópia extra do Vista é um mistério”.

Segundo o ponto de vista de Dvorak, o primeiro da nova série de comerciais da Microsoft enquadra-se em uma das seguintes categorias:

  1. Propagandas chatas e sem sentido que devemos esquecer;
  2. Grandes peças metafóricas;
  3. Propaganda sobre nada (daí a escolha de Jerry Seinfeld);
  4. Nada sutil promoção de sexo bizarro.

Abordando mais extensamente a última possibilidade, Dorak diz: “Dois caras se encontram numa loja de sapatos. Um deles oferece um churro ao outro — um óbvio símbolo fálico, provavelmente um gesto em código. O cara recusa. Então o cara do churro começa a massagear o pé do outro e pergunta como ele se sente. O cara que demonstrou empatia a princípio diz o que definitivamente é um código: ‘couro’. Os dois olham-se furtivamente por um desconfortável período de tempo. A cena representa um piscar de olhos. Um menciona ir para o chuveiro sem tirar a roupa. Daí o par, cada um segurando um churro rígido, caminha junto. Um pede ao outro para ajustar sua roupa de baixo como ‘sinal'”.

“Se isso não é uma cena sadomasoquista bizarra, então é o quê?”, questiona Dvorak. “Há muito simbolismo e mensagens subliminares nela para ser qualquer coisa que não um encontro romântico prestes a acontecer. Talvez seja uma paródia aos comerciais ‘Mac x PC’ [da premiada campanha Get a Mac da Apple] com reflexos homoeróticos nas cores do arcoíris que ninguém tenha considerado e essa seja a maneira da Microsoft perguntar ‘O que há com esses caras, afinal?'”.

Mas Dvorak considera a possibilidade de não ser nada disso. Uma outra hipótese, segundo ele, pode ter a ver com algo que ouviu recentemente: “que isso seja um símbolo da versatilidade e acessibilidade do Windows. A loja de descontos seria uma metáfora dos PCs baratos ou algo assim. Acho que tudo é possível, mas quem é que vai entender isso? É ridículo demais!”

Mas também há a possibilidade de que seja um comercial sobre nada, diz ele, “algo similar ao humorístico Seinfeld [estrelado pelo próprio Jerry Seinfeld e que saiu do ar há uma década], o que significa que o resto da série será tão idiota quanto este comercial”.

Por fim, Dvorak considera mais uma possibilidade: a de que os comerciais sejam simplesmente ruins. “Mas são tão ruins que, mesmo assim, você vai querer ver por mera curiosidade mórbida, do tipo que o faz assistir a um descarrilamento de trem”.

“Posso estar errado sobre tudo isso”, conclui ele, “e assumo que ninguém evidentemente está fazendo nada disso — está tudo vindo à tona por si mesmo de alguma fonte subconsciente da Microsoft. Tudo o que espero é que nunca vejamos nenhum desses dois caras vestidos com roupas de couro e com um chicote na mão. Seria uma imagem desagradável.”

Mais detalhes no artigo completo de Dvorak.

Artigos relacionados:

 

Tags:, , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

4 comentários para “Dvorak: propaganda da Microsoft ou é ‘sem sentido’ ou ‘convite ao sexo bizarro’”
  1. Ipso Facto disse:

    Independente do tema, o comercial teve o mérito de fazer com que muita gente falasse da Microsoft, ainda que tenha sido ao melhor estilo “falem mal, mas falem de mim”. É pena que a maioria das discussões seja sobre isso mesmo: o quão ruim o comercial é. Não seria melhor se estivessem falando sobre porquê deveriam instalar o Windows Vista em vez de migrar às pencas para o Mac?

  2. Daniel Carlos disse:

    Ipso, é inevitável que isso ocorra!!! A Microsoft apenas está mostrando a mesma qualidade dos seus sistemas operacionais, em forma de comerciais de TV!!! Como dizem por aí: “Bons artistas criam… Grandes artistas roubam”. Pena que a cópia nunca sai tão boa quanto a original… Basta comparar Mac OS X/Windows, Get-a-Mac/Get-a-sh…ops…Windows, etc…

  3. F3L1P40 disse:

    Para mim, esta propaganda transparece um grande ego abatido. Agora, o que nós consumidores temos a ver com tudo isso? Afinal, o Windows e os produtos da MS foram desenvolvidos para nós,consumidores, como algo positivo a ser agregado em nossas vidas, certo? …ou apenas um reflexo megalomaníaco? Onde se encaixa a filosofia de Gates abaixo no comercial? Cadê a solução que irá mover as pessoas a adquirirem o Windows Vista?

    “I believe that if you show people the problems and you show them the solutions they will be moved to act.”

  4. Gabriel disse:

    sem dúvida é a 4 opção!
    dois grandes viados bixões!!!! hahahahaa

  5.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.