ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Meta seria tornar a HP menos dependente do Windows e fortalecer-se contra a Apple, que tem ganho mercado em anos recentes oferecendo computadores fáceis de usar e com seu próprio sistema operacional.

 

“O ecossistema que a Microsoft construiu em torno do sistema operacional Windows está dando sinais de fadiga. Em um dos muitos passos recentes dados por parceiros que vendem ou apóiam o software da empresa, a Hewlett-Packard, fabricante número 1 de PCs no mundo, silenciosamente montou um grupo de engenheiros para desenvolver software que permite ao usuário contornar certos recursos do Vista, a última versão do Windows. Em um grupo separado, funcionários estão até procurando substituir o Windows por um sistema operacional desenvolvido pela HP, dizem três fontes próximas à empresa”, relata Aaron Ricadela em artigo publicado no site da revista BusinessWeek.

Segundo ele, a equipe formada pela HP está desenvolvendo tecnologia de sensibilidade a toque e outros programas que permitam ao usuário contornar o sistema operacional da Microsoft para assistir filmes ou ver fotos de forma mais fácil do que é possível de ser feito com o Vista. “‘Nossos clientes estão numa busca por tecnologia insanamente simples, na qual não tenham que lutar contra ela para conseguir desempenhar suas tarefas’, diz Phil McKinney, diretor de tecnologia da divisão de PCs da HP. Após o lançamento do Vista, no ano passado, muitas críticas foram feitas contra ele por tornar os computadores mais lentos e não funcionar bem para certas tarefas”.

De acordo com Ricadela, McKinney diz que todas as discussões sobre o desenvolvimento de um sistema operacional próprio que rivalize com o Windows estão acontecendo abaixo dos departamentos superiores da empresa. Ele não nega que alguns funcionários estão tendo tais discussões, mas diz que a HP não está empregando recursos substanciais em tais projetos. “‘A HP está formando uma enorme equipe de pesquisa e desenvolvimento para criar um sistema operacional? Não faz sentido’, diz ele. ‘O que estamos fazendo é inovar em cima do Vista'”.

Ainda segundo Ricadela, suas fontes dizem que os funcionários da divisão de PCs da HP estão explorando a possibilidade de construir um sistema operacional de massa. “O software da HP seria baseado em Linux, o sistema operacional de código aberto que já está amplamente disponível, mas seria mais simples e fácil para o usuário mediano, dizem as fontes. A meta pode ser tornar a HP menos dependente do Windows e fortalecer-se contra a Apple, que tem ganho mercado em anos recentes oferecendo computadores fáceis de usar e com seu próprio sistema operacional”.

Ricadela conta que um conselheiro em estratégia dos executivos da HP diz que eles estão preocupados com a possibilidade de que a Apple desenvolva um computador portátil que custe menos de US$ 1 mil. “Esse é um mercado de crescimento rápido do qual a HP depende e no qual a Apple ainda tem que competir. ‘A Apple é um enorme fator motivador’, diz a fonte”.

Mais detalhes no artigo completo de Ricadela.

Tags:, , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

11 comentários para “HP desenvolve SO próprio baseado em Linux para enfraquecer influência do Windows”
  1. marco disse:

    Eu não sei se esse OSHP vai dar certo mais e bom ver que as empresas estão acordando e se dando conta que a Microsoft e seu OS estão com seus dias contados e que logo essa “Dominção” sera derrubada, seja por apple HP ou quaquer outra que tenha visão do futuro (apesar que apostaria minhas fichas na apple)!

  2. marco disse:

    A so para curiosidade parece que a HP não e aunica que quer “Brigar com a apple ” olha so esse artigo:
    http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51302

    Antigamente o linux tentava copiar o Windows agora eles querem tentar copiar algo que realmente valha apena copiar MAC OSX
    Bom ou ruim mac esta cade vez mais chamando atenção de todos!

  3. Willy disse:

    Estamos presenciando o fim do império Microsoft.

    Como cliente venho sintindo-me traido nos últimos anos.

    Os caras de Redmond simplesmente esqueceram de fazer produtos para os clientes e agora os fabricantes estão reagindo.

    Realmente o tal do ecossistema Microsoft está desmanchando-se a passos largos.

    A Apple antecipou-se e está a anos luz dos outros…

  4. F3L1P40 disse:

    Minha única preocupação nisto tudo é a Apple perder sua essência. Espero que a Apple continue vendendo bastante seus “trojans” iPod e iPhone, embora não diga o mesmo quanto à popularização dos Macs.

  5. F3L1P40 disse:

    O mercado está convergindo e já tem muito urubu rondando os passos da Apple. Psystar, Google, Canonical, Samsung, HTC, dentre outros. Se a Apple não inovar novamente nos próximos 2 anos, correrá o mesmo risco da MS, onde o Windows está sendo comido pelas bordas. Agora, sabemos que a Apple não prevê o futuro, inventa-o. Como proteção às Hienas, por hora somente o que está sendo feito às 7 chaves dentro da PA Semi.

  6. F3L1P40 disse:

    Para sustentar seu market share conquistado pelos “Trojans” portáteis, acredito também que a Apple poderá investir em saúde preventiva, agregando outros features como biofeedback e monitoramento de sinais vitais. Por quê será que o Nike+ não funcionará no iPhone?

  7. Lucas (luke) disse:

    Porque ele precisa de uma antena adaptada para funcionar com ele. o novo touch tem.

  8. […] para criar um sistema operacional? Não faz sentido’, diz ele. ‘O que estamos fazendo é inovar em cima do […]

  9. Vasco Silva disse:

    Pois, mas infelizmente, as mentiras duram pouco, e a HP já admitiu que é isso é tudo miragem, e k n pretente criar um SO novo, e sim novos programas HP para incorporar ao Vista, e proporciona uma esperiência HP única… Pois é, como o outro diz, “The truth will out”, e é bem verdade…

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=109375

  10. Jairo disse:

    A HP “admitiu”? Aonde?

    Segui o link que você publicou. Nele há um link para o site da HP, mas não é possível encontrar o tal “desmentido” em parte alguma do site.

    Tudo bem que a notícia diz que a declaração da HP foi feito ao SOL, mas então um “desmentido” de tal envergadura seria publicado unicamente em um obscuro site de Portugal (sem nenhuma ofensa, por favor!) e ninguém da imprensa internacional fica sabendo? Bastante improvável, não acha?

    Acho bem mais provável que o funcionário da HP em Portugal não esteja totalmente a par de tudo que se passa nos bastidores da matriz, até porque, como diz a notícia da BusinessWeek, o projeto está correndo meio que por baixo dos panos.

  11.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.