ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“Talvez o melhor indicativo de que a Google não está interessada em inovar no mercado de navegadores é o fato de que o Chrome usa o mesmo algoritmo do Safari. Portanto, eu ia querer o Chrome pra quê?”

 

“Tenho testado o Chrome desde que saiu e, devo dizer, não estou impressionado. Não me importo se a Google Inc. lançar ou não versão para Mac. Já temos o melhor navegador do mundo e se chama Safari”, diz Hadley Stern em artigo publicado no Apple Matters.

As cinco razões pelas quais Stern acha que o navegador web da Apple é melhor que o novato da Google são:

  1. Porque roda em Mac — “Isso é óbvio, mas precisa ser esclarecido. Nos tempos anteriores ao Mac OS X o usuário de Mac tinha que engolir software que era lançado para Mac com um ano ou mais de atraso em relação à versão para Windows. Agora não mais. Fora o Safari, temos uma penca de navegadores à escolha, dos quais alguns são apenas para Mac e são ótimos. Se o Chrome for lançado para Mac, aposte que será apenas um código portado do Windows e não tirará vantagem nenhuma das benesses que o OS X tem a oferecer”.
  2. Porque é o que Steve Jobs usa — “Não sou nenhum fanboy (bom, publico um site que tem alguns milhares de artigos e mais de 10 mil comentários, tenho uma coleção de mais de 30 Macs…), mas tenho uma filosofia simples em minha vida na informática: use o que Steve usa. Com certeza não sei detalhes de todo software que Steve Jobs usa, mas estou certo de que seu navegador é o Safari. Isso significa que uso um produto usado no dia a dia pelo melhor designer de produto do mundo. E gosto disso. Assim como gosto do fato de que o DNA de Steve (e o da Apple, claro) está no computador e no celular que uso, também gosto do fato de que o Safari é um produto Apple. Isso me surpreende e agrada de maneiras que nem sempre espero e é parte da experiência de uso da Apple.”
  3. Porque o Google vai rastrear tudo — “Não sou nenhum fanático por privacidade. Sou um gorjeador (todos os gorjeadores são indexados pelo Google). Apareço em múltiplas páginas nos resultados de pesquisas no Google. Mas confio no Google tanto quanto na Microsoft e tenho medo deles porque parecem saber o que fazem. Desliguei o histórico de pesquisas em minha conta no Google (você talvez não saiba, mas, a menos que opte em contrário, o Google armazena todas as suas buscas em um ‘serviço’ que chamam de Histórico de Pesquisas) e já sei que um dos recursos mais legais do Chrome é só mais uma forma de o Google coletar informações sobre mim. O recurso diz respeito ao preenchimento de URLs. Como no Safari: quando você digita um endereço no qual já esteve antes, ele vai completar o restante automaticamente para você. O Chrome faz o mesmo, exceto que o faz também em sites nos quais você nunca esteve. Ele faz isso pesquisando a ferramenta de busca à medida que você digita o endereço. Legal! Essa foi minha reação original até que se tornou claro que o Google coleta esse como mais um dado sobre o comportamento do usuário. Fora esse exemplo simples, simplesmente não tenho paciência para ler a licença de uso, nem os muitos artigos em blogs interpretando a dita licença para saber o que a Google se dá o direito de fazer. Confio cegamente na Apple para saber que não faz o mesmo? Não, mas sei que não faz parte do negócio da Apple rastrear cada clique que dou”.
  4. Porque é melhor — “O Chrome é um navegador deselegante, na melhor das hipóteses. Parece que os engenheiros da Google usaram todo seu tempo só para descobrir como coletar todos os dados do usuário e não trabalharam no desenvolvimento de uma grande interface. Quando o instalei, pensei que havia cometido um erro. A coisa é tão esfarrapada que parece um erro. Claro que há abas, mas isso é tudo o que o Chrome tem a oferecer a mais que o Safari. Nenhuma integração com o MobileMe e uma pobreza de preferências são tudo o que ele oferece após a instalação. Navegação privativa? Não me faça rir!”
  5. Porque já usa o WebKit — “Talvez o melhor indicativo de que a Google não está interessada em inovar no mercado de navegadores é o fato de que o Chrome usa o mesmo algoritmo do Safari. Tudo bem, o bom e velho WebKit é o que impulsiona o Chrome. Portanto, eu ia querer o Chrome pra quê?”

Mais detalhes no artigo completo de Stern.

Tags:, , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

7 comentários para “Apple Matters: 5 razões pelas quais Safari bate Chrome”
  1. Claudio disse:

    “Porque é o que Steve Jobs usa”. Esse é o pior argumento que uma pessoa pode usar para avaliar alguma coisa, seja um serviço ou um produto. Não é pq ele gosta de camisetas pretas, calças jeans e barba que eu vou usar ou vou achar isso melhor ou mais legal do que usar alguma outra coisa.
    Esse argumento detonou tudo o que ele disse… mesmo que tenha dito algo relevante em seus argumentosm esse do steve jobs é o motivo pra não levar nada a sério do que foi dito…

  2. Knux disse:

    cara, eu vou falar o que o safari não tem:

    – uma engine de java script tão boa quanto a do chrome (que não foi incorporada pelo webkit);
    – uma barra de endereços inteligente (como a do chrome e do firefox 3).

    todo o resto do artigo é uma coleção tão grande de besteiras que nem vale ser debatido… interface ruim? google rastreando TODOS os usuários? francamente…

    o único ponto é não ter no mac… mas não ter no mac é tão ruim quanto não ter no linux… afinal o webkit é original do konqueror…

    sob esse ponto de vista: existe safari pra linux? a apple tem tanta obrigação de portar o safari para o linux quanto o google de portar o chrome para mac e linux.

  3. lordtux disse:

    Falou e disse Knux, parece mais um artigo de algum fanboy da apple, já testei o safari e mais parece o internet explorer de tão enxuto que é, só que mais rápido. Enfim, apenas um artigo de um mactard

  4. Leonardo disse:

    A interface? Chama-se minimalismo, pequenos detelhes e grande impacto. É uma coisa muito usada para fazer o software te ajudar e não atrapalhar com dezenas de menus confusos. O Chrome foi feito para ser ‘invisivel’. A interface e bonita e nova, tem recursos muito legais que realmente vão se tornar obrigatórios como foi dito aqui, mas ainda tem recursos que faltam.

    Acho que a Google Inc. fez um trabalho muito respeitável e que pode ser um bom competidor no mercado, mas que o software ainda tem defeitos graves para mim. Eu estou usando desde que lançou e muitas vezes não roda alguns aplicativos cruciais e apesar de ter sido desenhado para a estabilidade ele travou muitas vezes. Bem, ainda é beta, temos que ver o que será com as proximas atualizações. Os menus e preferências realmente podem melhorar, e eu também não gosto muito da ideia de a Google perseguir cada clique meu. Mas sobre isso eu não tenho certeza e isso me faz recuar diante da possibilidade de colocar o Chrome como carro chefe da minha navegação.

    Acredito que o autor do texto acima realmente disse muitas besteiras e foi muito precipitado.

  5. Knux disse:

    o chrome não roda applets java ainda, isso é sabido… talvez por isso vc não consiga rodar alguns aplicativos

  6. Impossible disse:

    Que lixo de motivos, totalmente sem noção…

  7. marco disse:

    “se apple não faz tem gente que faz!” esse refrão agora pode se dito para o google
    Olha so este artigo:
    http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/16/grupo-lanca-versao-do-google-chrome-para-linux-e-mac-os-x/
    Google Chrome para mac!

  8.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player