ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“A campanha da Apple deixou a Microsoft realmente furiosa e o Windows 7 é a maneira dela de dizer ‘Engula essa, Steve Jobs’, ou simplesmente ‘Chega!'”.

 

“A Apple cometeu erros em seu marketing parecidos com os cometidos pelos Republicanos na corrida presidencial, diz o colunista Rob Enderle. Os responsáveis por esses erros vão pagar por isso, mas os efeitos levarão mais tempo para serem sentidos em Cupertino do que em Washington”, escreve Rob Enderle em artigo escrito para o TechNewsWorld.

Enderle destaca que a Microsoft acaba de demonstrar o Windows 7, sucessor do Vista, e que, como produto pré-beta, Enderle o acha bem impressionante em grande parte porque não é o produto ruim que a Apple tanto criticou em sua campanha de marketing. “Há uma regra aqui no Vale do Silício que diz que, se você se concentrar demais na Microsoft, geralmente acaba se dando mal — e a Microsoft não tem se concentrado na Apple desde o início dos anos 90”.

Enderle faz uma analogia entre o marketing da Apple criticando a Microsoft e o da campanha presidencial dos Republicanos (John McCain), muito concentrada em criticar os Democratas (Barak Obama). “Na eleição americana, a campanha negativa provavelmente fez mais para motivar a base Democrata e receber mais Republicanos que mudaram de lado do que qualquer coisa que os Democratas poderiam fazer sozinhos. A campanha da Apple deixou a Microsoft realmente furiosa e o Windows 7 é a maneira dela de dizer ‘Engula essa, Steve Jobs’, ou simplesmente ‘Chega!'”.

Enderele prossegue com as críticas à Apple dizendo: “A Apple crê que apenas ela oferece liberdade de escolha. O cliente tem que aceitar a escolha da Apple, que é em parte resultado de sua política de retenção, problema histórico que também é da Microsoft. O Windows 7 representa o fim de uma política ruim e vai dar mais liberdade ao usuário, aos OEMs e aos gerentes de TI do que jamais foi permitido ter. Isso permitirá a proliferação de experiências únicas como o HP TouchSmart e produtos que melhoram a experiência integrada da Apple, porém rodando aplicações Windows”.

Enderle reconhece que uma visível vantagem do Mac é a facilidade com que o usuário da plataforma pode migrar de um Mac antigo para uma novo. “Embora a migração do Windows para o Mac seja algo tão feio quanto possível, uma vez no Mac o processo é comparativamente suave. Eis porque geralmente a Apple recebe mais aprovação do que qualquer outro fabricante de PCs, o que contribui para suas altas margens e para a lealdade do consumidor”.

Mas Enderle previsivelmente endurece nas críticas à Apple quando volta a abordar a analogia entre as duas empresas de tecnologia e os dois principais partidos políticos dos EUA. “O Partido Democrata e a Microsoft sempre foram maiores, mas menos focados que seus equivalentes. Uma eventual tentativa por parte de Republicanos e da Apple de corrigir o problema de foco de sua concorrência provavelmente seria vista, no retrospecto, como uma burrice. A Apple teria se saído melhor corrigindo a porcaria dos teclados de seus laptops (sério: compare o teclado de um MacBook com o de um ThinkPad) e descobrindo como implementar telas sensíveis a toque em seus PCs (trackpads multitoque são uma vergonha comparados com coisas como o iPhone e o TouchSmart). E, se os Republicanos tivessem feito sua lição de casa, poderiam ter ganho”.

Mais detalhes no artigo completo de Enderle.

Tags:, , , , , , , , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

21 comentários para “Marketing da Apple é tão errado quanto o dos Republicanos, diz Enderle”
  1. Ipso Facto disse:

    Julgue você a imparcialidade de Enderle para falar da Apple sabendo que ele já trabalhou para a Microsoft e que hoje senta-se no conselho consultivo da HP — o que explica a razão de ter citado o HP TouchSmart tantas vezes nessa sua peça de lixo anti-Apple.

    Se ele realmente acredita que “geralmente” os usuários de Mac mantém-se fiéis à marca apenas devido à facilidade de migração, que os universalmente aclamados teclados do MacBook são “porcaria”, que o Windows 7 é algo mais que um Service Pack 3 do Vista e que telas multitoque verticais causadoras do efeito Braço de Gorila são algo que a Apple deveria emular, então sua capacidade de analisar corretamente alguma coisa deve ser colocada sob séria desconfiança.

    As vendas do Mac crescem a uma taxa bem maior que as de PCs/Windows. Vai ver que é porque, segundo esse gênio da lâmpada, o marketing da Apple está errado…

    Agora vamos colocar alguns pingos nos devidos “is”, sim?

    O que você vai ver abaixo é um vídeo em que Enderle demonstra a “maravilha” de Multi-TouchTM do Vista SP3… digo, Windows 7 em um PC HP cinicamente batizado de “TouchSmart”. Duas coisas a serem notadas na demonstração:

    1. O par TouchSmart/Windows 7 faz Enderle passar vexame na frente da câmera, embora tenha disfarçado muito bem (deve estar acostumado);

    2. Enderle reconhece que a Microsoft tentou reproduzir a interface do Macintosh no Windows 7.



    Então é isso que o lunático do Enderle acha que vai fazer Steve Jobs franzir a testa?

    Será que Enderle alguma vez usou o Leopard a sério? Será que tem lido as notícias sobre o Snow Leopard?

    Fiquemos restritos à interface sensível a toque por um momento e comparemos a vergonha do vídeo acima com o Multi-TouchTM da Apple: mover, dar zoom, rotacionar e segundo clique. Há mais gestos do que apenas esses quatro, mas são suficientes para que se perceba que, ao contrário do fiasco visto no vídeo, o Multi-TouchTM da Apple realmente funciona.

    Para encerrar:

    Rob Enderle é presidente e principal analista do assim chamado “Enderle Group”, um grupo de duas pessoas que consiste nele e em sua mulher, Mary. Se houvesse um chimpanzé no grupo, provavelmente seria um grupo de três, mas aí Rob não seria mais o analista principal.

  2. Knux disse:

    o lance do braço de gorila eu já tinha comentado aqui antes…

    segurem vocês os seus braços na altura de seus monitores por 5… não, 1 minuto.

    gostoso né?

    o hp touchsmart é um produto de nicho… é bem legal para vc pendurar na parede e usar como centro de mídia interativo, para seus convidados irem lá com seus dedos engordurados e escolher um filme ou música para tocar na sua festa…

    mas porra… eu prefiro o bom e velho controle remoto hehehe

    abraços

  3. call disse:

    O Leopard foi um sp1 do mac, mais acredito que o win7 vai ser mais quem sp3 para vista, estão anunciando coisas bem interessantes.

  4. Lucas (luke) disse:

    Ah, não, teve um erro de escrita aí nesse artigo. O certo seria “Marketing da Microsoft é tão errado quanto o dos republicanos).
    http://www.appleinsider.com/articles/08/10/31/microsoft_parks_im_a_pc_recording_booth_outside_apple_store.html

    A campanha republicana não é um fracasso porque é agressiva, sim porque das abobrinhas que dizem (o que, com o tom de agressividade, cria um efeito negativo combo).
    Tudo o que a Apple diz em Get a Mac é 100% verdade. Ela dirige suas críticas a Microsoft, não ao usuário, como esse troxa e a M$ parecem entender. Segundo a Microsoft, aparentemente a Apple se referiu ao “PC” como usuário de PC, não como uma personificação do mesmo, o que a levou a criar aquelas propagandas estúpidas “I’m a PC”.

    Na verdade, se o PSDB fosse mais agressivo nas suas críticas ao PT na época da campanha eleitoral de 2006 talvez não teríamos uma anta ignorante no poder…

  5. Lucas (luke) disse:

    O Leopard introduziu uma penca de recursos novos. Como ele pode ser considerado um SP?

  6. ANTONIO disse:

    Lucas para mim o Snow Leopard vai ser o SP1 do Leopard, que infelizmente quando foi lançada estava um tanto crú, agora com na versão 10.5.5 as maiorias do problemas foi sanada, mas o Snow Leopard será mais otimizado e menor que o Leopard, não vai carregar o suporte a instalações em máquinas PowerPC.

    Futuramente em outros sistemas vamos ver o fim ao suporte de Aplicativos usando as APis do Carbon e o suporte para se rodar programas PowerPC.

    A APi que o desenvolveres devem investir é o Cocoa que tem suporte para aplicações de 32 e 64 bits fora a otmizaçào prometida

  7. Lucas (luke) disse:

    Eu já expliquei porque é ridículo achar que o Snow Leopard é só um mero SP, ou que a Apple deva lançá-lo como upgrade gratuito:

    “A Apple agora não está preocupada em processadores mais rápidos, sim em GPUs potentes, ao contrário de antigamente. Isso porque as GPUs trazem mais benefícios: Com uma GPU melhor e um processador médio você consegue mais desempenho do que com uma CPU melhor e uma GPU mediana, devido a quantidade de processos relacionados à interface gráfica, jogos e aplicações profissionais, mesmo que a diferença não seja tão grande em aplicativos não-gráficos. Os testes realizados recentemente entre o Macbook 2.4GHZ branco e o novo 2.0GHz alumínio comprovam que o novo Macbook leva vantagem, pois realiza mais processos por ciclo.

    Isso vai ficar muito mais visível com o OpenCL, no Snow Leopard. Quando uma aplicação não utiliza todo o potencial da GPU, OpenCL permite que o poder de processamento de seus núcleos inativos seja utilizado para processar dados, auxiliando a CPU.

    Isso, o Kernel de 64 bits (que permitirá que até 16TB de RAM sejam utilizados pelo sistema), o Grand Central e o QuickTime X são os motivos pelos quais o Snow Leopard será tão importante, e porque é ridículo presumir que a Apple têm a obrigação de não cobrar nada pelo Snow Leopard, só porque ele não têm novas ferramentas para o usuário final (o que na verdade é mentira, a Apple vai colocar alguns novos recursos no SL, ela só disse que não ia pra reforçar a idéia de que o SL é primariamente uma “reescritura” do Leopard”.

    Isso sem falar em maior suporte para ZFS, Exchange, e algumas outras coisas que a Apple nem anunciou.

  8. ANTONIO disse:

    Lucas numa mencionei que o Snow Leopard seria uma atualização e sim que ele me parece ser uma atualização, eu já usei Tiger e estou usando Leopard agora e possa dizer que o Tiger tinha menos recursos mais me deu menos dor de cabeça que o Leopard que nas primeiras semanas de uso o único motivo por não ter feito o Downgrade do OS X 10.5.1 para o 10.4.10 foi os recursos da Time Machine e do Quickviews, fora isso estava tentado esperar o Leopard.

    Nota o Leopard 10.5.5 já suporta MS Exchange e o QuickTime tirando algumas proporções foi o IE 6 da Apple graças ao bom Deus QuickTime X foi re-escrito do 0.

    Apesar de ser usuário da Apple e como ex-usuários Windows, atesto que o OS X é melhor dá menos manutenção que o OS da Microsoft ,entenda menos manutenção é ? 0 de manutenção.

  9. Thierry disse:

    Mas num era a HP até pouco tempo atrás que pressiono a MS para ela dar um jeito no vista, ou eles iriam fazer o próprio sistema?
    Agora vem o outro puxar o saco e atacar a Apple, falando que a Apple é errada de ficar criticando a MS? Mas espera um pouco isso não é contraditório? Falar que atacar a outra empresa é uma tática falha quando a própria pessoa faz os ataques?
    Eu sinceramente, só acredito que o windows 7 irá realmente surpreender, se ele conseguir se tornar um sistema leve, rápido e seguro, putz cabei de fala as 3 coisas que a MS nunca vai consiguir fazer, visto que o Windows é popular demais para ser totalmente seguro, e para fazer um sistema seguro precisa ser mais pesado, se ele for pesado ele será lento.
    A Apple não vende mais porque não é um produto tão popular assim, mas a tendência é crescer cada vez mais.

  10. Lucas (luke) disse:

    Eu sei que você sabe que o SL não é uma atualização, meus argumentos tinham o objetivo de mostrar que ele não pode nem ser considerado com tal. Estão reescrevendo o kernel. Isso é algo muito grande. Talvez maior que o próprio Leopard.

  11. Fernando disse:

    Engraçado. Depois dessa campanha a Apple começou a vender mais Macs e a M$ menos ruindows e a banquinha ali da esquina menos Windows pirated edition.

  12. gustavo disse:

    Interessante, depois de quase toda a critica maravilhada de blogueiros que criticos especializados sobre o WINDOWS 7 pre-beta os senhores devem estar de cabelos em pé.

    O vista nasceu com criticas ruins, e vende milhões graças ao modelo bem sucedido de negocios iniciado pelo bilionário Bill Gates, imagina o Windows 7 que nasce sob olhares maravilhados com as novidades?

    Claro que aqui vão dizer que são copias da apple, que não valem de nada, mas sabem muito bem que foi muiiiiiiiiiiitoooooooooooooooo bem recebido pela midia em geral, inclusive uma das mais influentes hoje, os Blogs, claro, fora dos que só falam do ponto de vista de um usuário de Mac.

  13. Knux disse:

    gustavo…

    se formos seguir os padrões do longhorn, a MS anuncia milhares de novas funcionalidades e depois tira todas para não ter que adiar mais ainda o prazo de lançamento.

    ou você se lembra do milagroso file system que o vista teria? pois é, ficou no ruim e velho ntfs.

    vou fazer mais uma daquelas premonições minhas que nunca falham: a ms vai tirar do seven tudo que seria bom e manter tudo que é ruim e incomoda o usuário, como o drm que foda drivers do vista até hoje.

    exemplo: com certeza ela vai manter aquele lance de colocar linkzinhos no driver (!!!!) para você acessar a página do fabricante ou receber novidades sobre novos podutos. WTF? Se tannenbaum estivesse morto, ele se iria se contorcer no túmulo. driver é uma interface entre o hardware e o SO, não um negócio onde você pode embutir spam… “revolucionando” conceitos tão básicos de sistemas operacionais, esse windows seven vai longe.

  14. call disse:

    quanto ao video, se vc acha ruim nao funcionar num produto que nem msm é beta, que tal num produto final: http://macmagazine.com.br/blog/2008/11/04/macbooks-e-macbooks-pro-apresentam-problemas-com-os-novos-trackpads-de-vidro/

  15. Lucas (luke) disse:

    É, gustavo, isso não quer dizer nada. Olha o Vista: tanta hype pra ser super criticado.

  16. Lucas (luke) disse:

    Funcionar com alguns erros =|= NÃO SER USÁVEL (essa porcaria de seven) =|= Funcionar com MONTANHAS DE ERROS.

    Os Macbooks possuem defeitos de fabricação ISOLADOS.
    Em outras palavras, que exemplo tosco.

  17. call disse:

    Montanha de erros: da uma olhada nesse link com outros links: http://www.winajuda.ig.com.br/2008/11/04/o-que-sabemos-sobre-o-windows-7-ate-o-momento/

    win7 ta só elogios

  18. Johnny Bravo disse:

    Montanha de erros: da uma olhada nesse link com outros links: http:// http://www.winajuda.ig.com.br/ 2008/ 11/ 04/ o-que-sabemos-sobre-o-windows-7-ate-o-momento/

    win7 ta só elogios

    O call e suas asneiras de sempre: cita artigo de um site baba-ovo da MS para dizer que o W7 “tá só elogios”. É o mesmo que pegar um artigo de um site de flamenguistas falando do Flamengo. Quanta credibilidade, não?

    Call, qual é o “elogio” que você tem para o fiasco do vídeo mais acima, hein?

    Agora, o lado que o call não quer mostrar:

    Windows 7 nada mais é que o Vista com uma camada nova de tinta:
    http://weblog.infoworld.com/enterprisedesktop/archives/2008/10/windows_7_oops.html?source=NLC-DAILY&cgd=2008-10-29

    Tem muito mais de onde veio esse.

    Cadê o “tá só elogios” agora, call?

    A capacidade que certos fanboys bajuladores da MS têm de dizer asneira nunca pára de me surpreender…

  19. Lucas (luke) disse:

    Ih, olha só Call! A Apple acaba de dizer que as falhas no trackpad serão compensadas com um software update, em breve! http://www.appleinsider.com/articles/08/11/05/apple_readying_software_patch_for_quirky_macbook_trackpads.html
    Quanto à “montanha de erros”, estava me referindo ao Pista.
    Call, sabe o que é mais interessante? O Vista também só recebia elogios antes de ser lançado.

  20. Jorge Alberto disse:

    Call!!! Gustavo!!! Há quanto tempo não lia seus comentários!!!

    Poxa vida, rapazes… vcs ainda não compraram um Mac e largaram essa de olhar a vida pela “janela”?!?

    O 7 pode ter sido bem recebido pela crítica… mas o vídeo aí de cima passa uma má impressão da coisa… O caso é que Redmond possui uma tradição de OS ruins, pelo menos, pelo nosso ponto de vista…

    Mas, na boa, mesmo! Torço para o 7 ser excelente e forçar a concorrência (leia-se Apple e Linux) a inovar e mostrar coisas melhores… é para isso que existem as regras de mercado!!!

    Quanto ao OS de Redmond… até o apresentador do 7 disse que ele se parecia com um produto da Apple… rs! Putz… essa foi o fim…!

    Abraços!!!!

  21. Johnny Bravo disse:

    Mais uma em homenagem ao call: Windows 7 é o Vista por baixo, diz Reseller News. Leia lá e veja onde é que o Vista “tá só elogios”.

    É cada uma…

  22.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player