ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Versão anterior ao Vista do sistema operacional Windows, da Microsoft, voltou a ser oferecida pela fabricante de computadores Dell a pedido dos usuários, que também querem que a empresa ofereça PCs com o sistema operacional Mac OS X, da Apple.

“A Dell está trazendo o XP de volta”, relata Ina Fried em artigo escrito para o CNet News. “Em função da significativa demanda gerada pelo usuário, a fabricante de computadores disse ontem (19/4) que voltou a oferecer a versão mais antiga do Windows como opção em alguns de seus PCs domésticos.”

Fried observa que, tal como a maioria dos fabricantes de PC, a Dell migrou quase inteiramente para sistemas baseados no Windows Vista, lançado em janeiro. Todavia, a empresa disse que seus usuários têm requisitado a volta do XP em seu projeto IdeaStorm, que pede ao usuário idéias para ajudar a empresa a desenvolver novos produtos.

“Ouvimos você alto e claro ao trazer de volta a opção pelo Windows XP em nossas ofertas de computadores Dell”, disse a empresa na página Ideas in Action do projeto.

Segundo Fried, o usuário pode votar em várias sugestões e a de trazer o Windows XP de volta obteve 10 mil pontos [11028 no momento da redação deste artigo do AppleMania], tornando-a uma das requisições mais populares, ainda que bem abaixo do total de pontos obtidos por pedidos como oferecer PCs com Linux ou com a suíte gratuita de automação de escritório OpenOffice.org, concorrente do Microsoft Office.

“Analistas dizem que a decisão da Dell não é bom sinal para o Windows Vista. ‘A ainda presente demanda de alguns segmentos do mercado doméstico [pelo Windows XP] denota a incapacidade do Vista de estar em consonância com o consumidor’, disse Richard Shim, analista do IDC”, relata Fried.

Respondendo à iniciativa da Dell, Fried relata que a Microsoft pronunciou-se através de Michael Burk, gerente de produtos da empresa, que disse em nota: “A Dell está dando uma resposta apropriada a uma pequena minoria de clientes que tinham esse pedido específico. Mas, como ela disse antes, a vasta maioria dos usuários querem a maior e melhor tecnologia, e isso inclui o Windows Vista”.

Fried lembra que a Microsoft anunciou a interrupção na venda do Windows XP a grandes fabricantes de PCs em janeiro de 2008 e que pequenos revendedores, conhecidos como montadores de sistmas, ainda poderão vender máquinas com o XP por mais um ano.

Mais detalhes no artigo completo de Fried.

O site IdeaStorm mostra haver também uma considerável quantidade de mensagens de usuários requisitando que a Dell ofereça PCs com o sistema operacional Mac OS X, da Apple. Ao todo, foram quase 8 mil votos a favor dessa opção.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

9 comentários para “Usuários Dell pedem a volta do Windows XP e querem Mac OS X”
  1. O que o Windows Vista e o Zune têm em comum, além da marca Microsoft? Resposta: a estréia pífia.

    Eis aqui uma informação interessante a respeito dos números coletados por Fried em seu artigo: fomos pesquisar o site IdeaStorm e descobrimos que, aparentemente, as mensagens pedindo a volta do XP não estão agrupadas em um mesmo tópico. Por exemplo, a sugestão de que a Dell torne a oferecer PCs/Windows XP está sendo medida apenas pelo tópico que recebe mais votos, como o “Não elimine o XP ainda”, que recebeu 11048 votos — parece que esse número cresce a cada minuto, visto que, no momento da redação de nosso artigo, era menor —, que é ao qual Fried se refere em seu artigo. O detalhe é que há outros tópicos com o mesmo pedido! Eles receberam menos votos, é verdade, mas a totalização de todos os votos em todos os artigos correlatos dá um número bem maior que os vistos por Fried.

    Também pesquisamos por “OS X” e encontramos um grupo de mensagens pedindo que a Dell ofereça o sistema operacional da Apple em seus PCs, conforme escrevemos em nosso artigo. Esse é um fato que a mídia em geral parece não ter percebido, ainda. Estamos curiosos para saber se a mídia cobrirá essa história quando o assunto ganhar votos suficientes no site da Dell para entrar na lista dos “mais populares”.

    Mas os esperançosos usuários da Dell devem ter em mente que a única maneira de pôr as mãos no mais avançado sistema operacional do mundo — o Mac OS X — será abandonando a plataforma PC em favor da Macintosh, com todas as muitas vantagens inerentes à mudança. A Apple não quer que seu sistema operacional rode em qualquer PC por uma dúzia de diferentes razões que podem ser resumidas dizendo-se que, se o Mac OS X fosse distribuído para PCs genéricos, duas coisas aconteceriam: o OS X seria o segundo sistema operacional comercial mais pirateado do mundo e o hardware Macintosh seria eliminado do mercado.

    O problema da pirataria é impossível de ser ignorado e, para proteger o OS X desse problema, ele tem que ficar confinado a um hardware que, por sua vez, não pode ser pirateado, conforme explica Tom Yager neste artigo publicado no InfoWorld.

    “O Mac, dentre seus outros usos, é uma proteção para o OS X e para as aplicações criadas pela Apple e pelos desenvolvedores Mac”, diz Yager. Se o OS X pudesse rodar em qualquer máquina, acrescenta ele, o usuário que adota as previsíveis configurações-padrão de sistema se tornaria alvo fácil de códigos e pessoas mal-intencionados e não teria direito a qualquer suporte em caso de problemas. “Você não pode pedir ajuda sem revelar que está usando uma cópia pirata”, lembra Yager.

    “Então, caso se pergunte por que a Apple não vende o OS X como um OS genérico, lembre-se destas cinco palavras: não se pode piratear hardware”, diz Yager.

  2. Esses usuários DELL tem um jeito facilimo de comprar um computador com Mac OSX instalado: basta irem à uma Apple Store e escolher qualquer mac! Ou, se quiserem fazer ao estilo DELL de vender, basta entrar no site da Apple e comprar online um mac novinho. Não sei porque não fizeram isso ainda em vez de ficarem querendo Dell com mac osx.

    • Danilo Maciel disse:

      Simples, que compra um Mac paga caro pelo OS, quem compra um Dell paga pela maquina em si.
      Por isso é facil entender porque um Mac gera em média 15% de lucro contra 5% de um Dell.

      O Hardware da Dell é melhor e mais compativel ao valor pago.

      • Johnny Bravo disse:

        Vixe! Nunca vi tanta asneira junta num comentário só…

        Mais um sem-noção do mundo PC vindo demonstrar publicamente sua deprimente ignorância quanto ao Mac.

        Ô gênio da lâmpada, dá pra explicar a todos aqui onde é que o hardware Dell “é melhor e mais compatível”?

        Quer falar de compatibilidade? Então engula esta: o único hardware que permite rodar legalmente TODOS os sistemas operacionais existentes (e, portanto, virtualmente toda biblioteca de software existente no mundo) é o Mac. O Dell não faz isso.

        Quem compra um Mac leva junto a tranquilidade de poder navegar tranquilamente na Internet sem necessidade de firewall, antivirus e UACs da vida. O Dell não.

        Quem compra Mac leva uma máquina que há anos é campeã de diversos índices de satisfação do usuário, enquanto que nesse quesito a Dell está afundando (eu poderia procurar os links com os resultados dessa pesquisa, mas estou com preguiça agora. Faça isso você mesmo).

        Então, o que se depreende com seu discursinho de derrotado é que, como você é uma revenda Dell, veio aqui só para tentar vender seu peixe. Mas se estrepou, filho. Aqui não tem nenhum ignorante que caia na conversinha mole de vendedor de PCs. Dê uma olhada na lista de artigos relacionados acima pra ter uma idéia da fria em que você se meteu.

        Saia dessa vida, filho. Compre um Mac! 🙂

  3. Jorge Alberto disse:

    O fato de consumidores solicitarem a manutenção de um sistema anterior ao “produto do momento” da empresa de Redmond, nos faz pensar em como o seu desenvolvimento e divulgação na mídia foram equivocados.

    Ao meu ver, não me importa o quão expressivo pode ser o número de consumidores que preferem se manter na versão antiga de um sistema operacional; o mais importante é o motivo que os leva a tal atitude…!

    O Vista não agradou e isso é fato! A longa espera por uma nova versão do “rwindows” (mil desculpas, mas não consigo evitar), culminou em um momento frustrante, com um sistema que se dizia, primar pela segurança… Hoje em dia, a gigante de Redmond já reconhece que o Vista possui falhas de segurança…! Bem, se este é o quadro, o que restou deste sistema operacional?

    Uma aparência similar à do MacOS? Como sempre compiando e copiando?!? O que restou a não ser a arrogância do Sr. Michael Burk ao dizer “a vasta maioria dos usuários querem a maior e melhor tecnologia, e isso inclui o Windows Vista”.

    Penso eu que esta linha de raciocínio está equivocada… a melhor tecnologia em sistemas operacionais é da Apple, manifesta no MacOS X!

    Demonstrações de arrogância explícita, e a necessidade de explicações à mídia sobre coisas que dizem ser tão “pequenas”, ao meu ver, demonstram o desespero de quem sabe que não vai durar muito… Bem na linha de ação do meu “nobre colega”, advogado da empresa de Redmond… acho melhor ele procurar um outro cliente, rs!

  4. Thiago, isso se deve ao fato de os usuários no mundo inteiro (incluindo Brasil) acharem que um DeLL custa mais barato que um Apple.

    Provamos que isso não é verdade entrando no site da DeLL e tentando fazer um Mac PRO. Veremos que sairá mais ou menos de 20 a 30% mais caro…

    Outro exemplo pode ser com o iMac, onde em várias matérias logo que a Apple mudou para intel provaram que maquinas TOP, voce pagaria menos comprando um Apple.

  5. call disse:

    postei um duvida aki e vc apagou ela, qual o problema????
    pode dia ter respondido ela no meu e-mail pelo menos…

  6. Caro Call,

    Sua mensagem foi apagada porque continha link para site que promove atividade ilegal. Na realidade, ela não deveria ter sido aprovada e só o foi por descuido nosso. Esteja certo que a cabeça de alguém já rolou por aqui. 🙂

    Em resposta à sua dúvida, o fato de haver quem consiga hackear o Mac OS X para que seja instalado em PCs comuns com processador Intel não faz do Mac OS X um alvo da indústria da pirataria. A Apple fez um bom trabalho em amarrar o Mac OS X ao hardware. Claro que não impossibilitou a pirataria, como você mesmo apontou, mas tornou as coisas tão difíceis que os hackers nem se animam a investir muito nessa atividade. Se assim não fosse, o camelô da esquina já estaria abarrotado de CDs do OS X para PC, como está do Windows Vista ou do XP.

    • Ainda bem que é assim.
      Mac OS X é só para Mac e ponto.
      Não é nada interessante ver ESTE SISTEMA OPERTATIVO, ÚNICO NO PLANETA, RODANDO EM PCs.
      Fiquei admirado no mau sentido quando vi a serem fabricados clones da Mac.

  7.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.