ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Representante da Apple disse que artigo foi retirado porque era “antigo e impreciso”. Editor de site sobre Apple especula que recomendação foi publicada por engano.

 

“A Apple removeu um ítem antigo de seu site de suporte no fim desta terça-feira em que fazia urgente aos usuários de Mac o uso de múltiplos utilitários antivirus e agora diz que o Mac é ‘prontamente seguro'”, relata Elinor Mills em artigo publicado no CNET News.

Segundo ela, Bill Evans, representante da Apple, afirmou que a remoção deu-se porque o artigo “era antigo e impreciso”. “‘O Mac é projetado com tecnologias que fornecem pronta proteção contra software malicioso e ameaças de segurança’, disse ele. ‘No entanto, uma vez que nenhum sistema pode ser 100% seguro contra todas as ameaças, rodar software antivirus pode fornecer proteção adicional'”.

Mills diz também que Rich Mogull, editor de segurança do site especializado em Apple TidBITS, especulou que a Apple estava simplesmente removendo um artigo pobremente escrito e que provavelmente nunca foi intenção da empresa dizer aos usuários de Mac que eles precisam de antivirus. “Aposto que foi simplesmente uma nota rasteira de suporte que não passou pelos canais de aprovação competentes”, disse Mogull, segundo Mills.

Mogull disse também que não recomenda a instalação de software antivirus no Mac pelo usuário comum porque os raros códigos maliciosos surgidos para Mac nos últimos tempos são ineficientes, relata Mills.

Há quem ache que a remoção do artigo representa uma volta atrás, visto que ocorreu um dia após a circulação de notícias enganosas de que o Mac é tão sujeito a virus quanto o PC/Windows, diz Mills. “O motivo permanece incerto, particularmente porque a Apple não substituiu o artigo anterior por outro mais atualizado. O recado que fica é que o usuário de Mac não precisa realmente tomar medidas adicionais para proteger-se contra virus e malware. Dizer ao usuário que ele pode rodar antivirus para ‘proteção adicional’ pode ser interpretado como um modo de precaver-se contra qualquer responsabilidade”.

Mills lembra não haver virus conhecidos que explorem uma eventual vulnerabilidade no Mac OS X e o Windows continua sendo a principal preferência dos criadores de malware, mas os criminosos do software não estão mais apenas mirando fraquezas nos sistemas operacionais. “Na verdade, a vasta maioria de tais ameaças agora vem de códigos que miram fraquezas nos navegadores e outras aplicações que não são específicas de uma plataforma”.

Mais detalhes no artigo completo de Mills.

Artigos relacionados:

 

Tags:, , , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

4 comentários para “Apple retira sugestão de uso de antivirus no Mac”
  1. Ipso Facto disse:

    A Apple não podia ter achado meio melhor de chamar a atenção do mundo para a segurança vastamente superior do Mac. 😉

    Espere por maciço nhenhenhém dos reféns do redil da Microsoft que pensam que todo mundo, inclusive usuários de Mac, devem desperdiçar memória e ciclos de processamento com “soluções” antivirus que lhes dão uma ilusória sensação de “segurança” enquanto permanecem torturando-se usando um sistema operacional inchado, pesado, inseguro, mal escrito e copiado, rodando em PCs que lhes dão a impressão, igualmente ilusória, de terem representado um bom negócio só porque o preço na etiqueta era menor.

    Como dissemos ontem, a grande maioria dos usuários de Mac prefere guardar para si a memória e os preciosos ciclos de processamento que tais aplicações consumiriam.

    Cancel or Allow?

  2. Fernando disse:

    Os artigos relacionados tão dando erro 404. Você esqueceu de botar http:// nos links. 😉

  3. Gratos pelo toque. 🙂

  4. tiodeive disse:

    Então tudo como dantes no quartel de abrantes.

  5.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.