ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Para os saudosistas ou quem ainda precisa rodar aquele programa antigo que não existe mais, emuladores de PowerPC fazem a mágica de trazer o passado para o presente no Mac.

 

Por FERNANDO VALENTE

Antes de entrar no assunto, eu gostaria de aproveitar que estou capturando sua atenção para comentar um fato ocorrido esta semana.

Apareceu um artigo no site da Apple dizendo aos usuários que ultilizassem uma ou mais aplicações antivirus. Então resolvi escrever um pouco sobre porquê o Mac OS X é um sistema seguro.

Alguns leigos dizem que o Mac OS não é seguro e que os hackers não tem interesse em virus para Mac. Isso é falso. Os fatos que explico a seguir mostram parte do motivo.

Comecemos pelas bases: o kernel. O OS X tem um kernel baseado em Unix, portanto super seguro. O que pouca gente sabe é que o kernel do OS X não é único. O kernel que roda num G5 não é o mesmo que roda num Intel, que não é o mesmo que roda em um assim chamado “hackintosh” (PC rodando cópia hackeada do Mac OS X). É muito dificil achar um mesmo bug em kernels diferentes. Existem vários kernels do OS X para PCs e alguns que até foram desenvolvidos para uso pessoal. Isso ajuda muito na segurança. Um virus pode rodar em um kernel, mas não nos demais.

Outra coisa: a senha de administrador. Diferentemente do Vista, o OS X pede a senha do administrador, dificultando — e muito — a tarefa do virus de burlar essa exigência. Sem ela, se o usuário esbarrar no Enter na hora errada, uma catástrofe pode acontecer. No OS X, a senha fica guardada e criptografada. Isso dificulta bastante o trabalho dos hackers.

O Mac OS X é atualizado imediatamente a cada bug descoberto. O Windows conviveu com um bug conhecido por sete anos! E, mesmo depois de corrigido, ainda tem hacker que se propõe a fazer o que ela não fez nesse tempo todo (claro que não por altruísmo). Tal coisa é impensável no Mac OS X. A cada problema encontrado, uma atualização é rapidamente lançada.

Os aplicativos universais normalmente possuem bugs diferentes. Muitas vezes um software para Mac PowerPC tem bugs que não existem na versão para Intel.

O OS X tem uma base que suporta um sistema atual. O Windows ainda tem várias coisas do DOS, facilitando bastante o trabalho dos criminosos de plantão.

Para mais informações, consulte os seguintes artigos:

 

Rodando Mac OS Classic no Mac Intel

Agora sim, vamos ao assunto principal.

Antes do Mac OS X vieram várias versões do Mac OS Classic. Existe uma maneira de emular estes sistemas por vários emuladores, como SheepShaver, vMac e Basilisk. Aqui falarei do SheepShaver, pois ele emula um PowerPC, enquanto os outros emulam um 68k, que era um processador pré-PowerPC (G1, G2, G3, G4 e G5).

Os 68k eram processadores desenvolvidos pela Motorola, muito mais simples e menos robustos que os PowerPC. O Mac OS 8.5, 8.6, 9.0, 9.1 e 9.2 só rodam em PowerPC.

Sem mais delongas, vamos ao tutorial.

Rodar Mac OS em computadores não Apple viola a EULA do software. Caso você decida emulá-lo em um computador não Apple, sugiro pesquisar o assunto.

Você vai precisar de:

  • SheepShaver, que pode ser baixado aqui (versão para Linux e Windows pode ser encontrada com a ajuda do Google);
  • New World ROM, uma ROM antiga de Macintosh (o Google é seu amigo 😉 );
  • CD do Mac OS 8.x ou 9.x. Pode ser encontrado no Google ou via Torrent.

Vamos começar:

Mova a ROM para a pasta do SheepShaver e renomeie-a como Mac OS ROM.

Depois, abra o SheepShaver e crie um HD virtual clicando no botão Create. Escolha o tamanho conforme das suas nescecidades, mas defina o mínimo de 300 MB. Escolha o nome que quiser.

Configure o resto da aba Setup, exceto a quantidade de memória RAM (recomendo 120 MB):

Deixe a aba Audio / Video como apresentado abaixo (não selecione Full Screen, pois o emulador irá travar):

A aba Miscellaneous deixe como está. Depois, feche o SheepShaver “na marra” com um Forçar Encerrar (no caso do Windows, finalize o processo pelo Gerenciador de Tarefas).

Insira o CD do sistema e abra o emulador. Espere o sistema iniciar.

Curiosidade: os quadradinhos abaixo da “placa” são as extensões do sistema que estão carregando. Quanto menos extensões, mais rápido o sistema carrega.

Agora ele vai detectar um disco não formatado. Escolha um nome para ele, como “HD”, e clique em Initialize.

Clique no ícone do CD, depois em Install Mac OS.

Aguarde alguns segundos até que o instalador seja iniciado.

Clique em Continue para continuar a instalação do sistema.

Selecione o volume no qual o sistema será instalado (o nome será o do rotulo que você deu) e clique em Select.

Clique em Continue.

Adivinhe: continue de novo. 🙂

Agora clique em Agree.

Clique em Start.

Espere o sistema ser instalado no HD virtual (em torno de 4 minutos no meu MacBook).

Depois clique em Quit.

Agora vá ao menu Special e clique em Shut Down.

Agora que o emulador fechou, retire o CD e inicie-o novamente.

Depois, configure o sistema. Não vou entrar em detalhes.

O sistema já pode ser utilizado, mas o áudio ainda não funciona.

Vamos configurar o áudio. Vá no HD virtual, depois clique em Apple Extras > Sound Control Panel > Sound. Selecione “Sound out” e clique no ícone que aparecer.

Pronto! Agora se delicie com algumas imagens. A primeiro é do Prince Of Persia 2:

O bom e velho Firefall:

Como é meu jogo preferido, eis duas imagens do MightMike:

É isso. Nada tão dificil. Programas podem ser encontrados no Google e na comunidade “Eu uso Mac OS 9“.

Também vale lembrar que você pode baixar jogos grátis e comprar os pagos na Pangea Software. O VersionTracker também tem um bom acervo de programas/jogos. O problema da tela cheia pode ser resolvido no Mac OS X dando zoom (pressione Control e gire a bolinha do mouse).

 

Tags:, , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

6 comentários para “Saiba como rodar o Mac OS Classic no Mac Intel”
  1. Marcelo L. disse:

    Parabéns pelo tutorial, mas o Google não foi meu amigo, não encontrei o tal New World ROM.

    Uma ajuda, por favor… .-)

    Abraços!

  2. Marcio Pivoto disse:

    Tambem Não achei a tal ROM em lugar nenhum

  3. Fernando disse:

    Achei o link da ROM num site.
    http://brancadeneve.hostwq.net/?p=25#comment-62
    Baixa desse comentário.

  4. aLx disse:

    Só me falem uma coisa..
    Não existe nenhum tipo de restrição quanto ao uso de um SO baixado da internet? Digo, o OS Classic ainda é um sistema reservado ou sua IDADE já o torna aberto?

    Instalar desta forma não caracteriza pirataria?

  5. antonio disse:

    alguem me sabe dizer como colocar um programa para mac intel a funcionar num powerbook?
    OBG

  6. @ antonio

    Tem uma gambiarra com o Qemu, mas você vai ter que pesquizar pois não sei exatamente como se faz e só tenho um G3 aqui, que roda Mac OS 9, então não dá pra eu tentar e te falar.

  7.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.