ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Lançado em 2002, modelo foi carinhosamente apelidado de “abajur” pelos fãs do Mac.

 

Por FERNANDO VALENTE


iMac G4 — clique na imagem para ver versão ampliada em nova janela

Como o objetivo de aprimorar os conhecimentos do leitor e ajudar quem quer comprar um usado, eu gostaria de falar um pouco sobre Macs antigos, seus sistemas e software. Começo falando o iMac G4, um dos computadores mais bonitos já criados (na minha opinião).

Diferentemente de sua geração anterior, o iMac G3, o G4 possui tela LCD (bem fina, mesmo para os padrões de hoje), ao invés do antigo monitor CRT. Havia modelos de 15″ a 20″.

O primeiro modelo chegou em 2002, pouco antes do lançamento do Mac OS X Jaguar, e vinha com a versão 10.1 Puma do Mac OS X, junto com o falecido Mac OS 9 — a plataforma OS X ainda não era suficientemente “madura” para dispensar o OS 9, já que muitas aplicações importantes só rodavam na plataforma antiga.

Foi uma tremenda revolução na época, pois a máquina chegava a velocidades de 800 MHz (era muito para um PowerPC). Ele aceitava até 1 GB de memória RAM. Havia 3 opções de drive optico: gravador de CD, Combo (grava CD e lê DVD) e SuperDrive (lê e grava CD e DVD). Tinha a opção de HD de 20, 40 e 60 GB. As entradas eram 3 USB e 2 FireWire. Naquela época ainda era padrão o modem para conexão discada, por isso o iMac G3 era dotado de modem de 56 k. As caixas de som eram separadas do computador. Havia configurações mais poderosas, que permitem até rodar o Mac OS X 10.5 Leopard hoje.

Lindo, não? Confira o video de apresentação do produto, no qual Jonathan Ive, vice-presidente de design industrial da Apple, fala sobre o design do produto e Philip Schiller, vice-presidente de marketing, aborda o hardware e o software da máquina. Do vídeo participam também o cantor Seal, que fala do estilo do iMac G4, e o diretor de cinema Francis Ford Coppola, que se confessa deslumbrado com as possibilidades do novo iMac.

A música ultilizada no inicio do video se chama Stomp, de Kirk Franklin.

Ainda dá para achar uns iMacs G4 usados por aí por preços que variam de R$ 600 a R$ 1500.

Confira alguns comerciais do iMac G4:

 

 

 

Tags:, , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

5 comentários para “Sessão nostalgia: recorde como era o charmoso iMac G4”
  1. Daniel Carlos disse:

    Pois é neh… a Apple sempre fez produtos simbolos de beleza, segurança e estabilidade… bem que eu queria ter um desses!!!

  2. Lucas (luke) disse:

    Porque a Apple não volta às raízes e faz um iMac alumínio ao estilo G4?

  3. Antonio disse:

    Um iMac de 1 Ghz de clock pode rodar tranqüilo o Leopard com 1 Giga de Ram e mesmo os de 700 e 800 Mhz roda muito bem o Tiger que enquanto o Leopard estiver linha recebera atualizações de segurança para Maquinas de 2002 tiveram uma vida útil bem longa.

  4. Leonardo disse:

    Verdade, por que mesmo a Apple não fez assim com os iMacs intel?
    O G4 é mais dinâmico… humpf

  5. Claudio da Silva Telles disse:

    Perfeito e bastante nostálgico. A peça realmente é linda. Acabei de comprar um “abajur”, meio abandonado. Dei um trato nele e ficou lindo. Sabia q faltava hd , memória e cabo de alimentação. Vou tentar achar as peças e ver se “roda”. Já está todo desmontado ( filmei tudo). Estou procurando o tal cabo de alimentação, um hd de 20 gb e o manual. Quem souber onde encontro, dê 1 toque – dushinka@uol.com.br – pago o jantar pela dica. Abraços e parabéns p/ site q já está em “FAVORITOS”. Valeu geral!

  6.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player