ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Expediente foi adotado porque a Apple não deu a desenvolvedores terceiros acesso à tecnologia de reconhecimento de gestos complexos por múltiplos toques simultâneos já presente nos novos MacBooks.

 

“Donos de MacBook com trackpad multitoque têm podido usar o novo suporte a gestos do Firefox desde o lançamento da versão 3.1 beta do navegador em outubro. O recém-lançado Firefox 3.1 Beta 2 adicionou mais gestos, como um giro que permite ao usuário mover-se por entre as abas abertas. Todavia, a Fundação Mozilla teve que recorrer à engenharia reversa para capacitar os gestos no Firefox para Mac, já que a Apple não colaborou muito em prover as APIs necessárias aos desenvolvedores. Embora alguns aleguem que a empresa ainda esteja tentando descobrir como empregar multitoque ao longo de todo o OS X, outros estão preocupados com a possibilidade de que a Apple silenciosamente incremente suas próprias aplicações com gestos, como o iPhoto e o Safari, enquanto impede seus potenciais rivais de também tirar vantagem do recurso”, relata Christian Zibreg em artigo publicado no TG Daily.

Segundo ele, quando a Apple lançou seus MacBooks com trackpads multitoque, não deu aos desenvolvedores de software acesso à tecnologia por meio de APIs públicas. “Tal comportamento força alguns desenvolvedores a recorrer à engenharia reversa enquanto a Apple não abre o multitoque. Um desenvolvedor com quem conversamos disse que as APIs multitoque da Apple ainda estão em sua infância e provavelmente vão mudar em breve, concluindo que pelo menos alguns desenvolvedores terão que esperar até que a Apple tranque a interface multitoque no OS X. Não se sabe quando isso efetivamente será feito”.

Os críticos, no entanto, dizem que a Apple usa suas APIs para capacitar suporte a gestos em suas próprias aplicações, como o iLife e o Safari, indicando uma vantagem injusta sobre aplicações de terceiros, diz Zibreg. “A comunidade de desenvolvedores já reagiu — por exemplo, há um complemento grátis para as Preferências do Sistema, chamado MultiClutch, que permite ao usuário definir gestos personalizados para qualquer atalho de teclado em aplicações específicas. Com alguma ajuda do MultiClutch, os usuários do Firefox 3.1 Beta 2 podem facilmente personalizar os atalhos de teclado do Firefox com interface baseada em gestos”.

Mais detalhes no artigo completo de Zibreg.

Tags:, , , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

2 comentários para “Mozilla fez engenharia reversa no Mac OS X para adicionar multitoque ao Firefox”
  1. Leonardo disse:

    A Apple me estressa com algumas de suas políticas, que limitam a vida dos usuários, como isso (que felizmente está sendo contornado) e os banimentos da iTunes store (já li o artigo do iFart), pois é necessária liberdade para aflorar coisas novas boas algumas vezes.

  2. F3L1P40 disse:

    Isto é questão de autopreservação, já que é extremamente estratégico crescer ou pelo menos sustentar o market-share dos navegadores. A forte convergência impede que a Apple abra as pernas do Safari, ainda mais agora com o browser do Google.

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.