ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

VirtualBox, da Sun Microsystems, não tem todos os recursos dos concorrentes pagos Parallels Desktop e VMware Fusion, mas é uma ótima solução grátis.

 

“Os que precisam ou querem rodar Windows (e outros sistemas operacionais) em um Mac baseado em Intel provavelmente estão familiarizados com o Parallels Desktop for Mac e com o VMware Fusion 2, as duas soluções de virtualização líderes para Mac OS X. O VirtualBox, da Sun Microsystems, é uma terceira opção que, ao contrário das anteriores, é totalmente grátis. Então, quão bem será que uma solução de virtualização grátis se sai diante das concorrentes pagas? A resposta a essa pergunta depende do que você espera de uma solução de virtualização”, escreve Rob Griffiths em artigo publicado no site da revista Macworld.


Linux Ubuntu 8.10 e Windows XP Pro SP3 rodando simultaneamente em ambiente Mac OS X 10.5 Leopard via VirtualBox 2.0.6 — clique na imagem para ampliá-la em nova janela

“Se você estiver querendo usar sua partição do Boot Camp como máquina virtual Windows ou rodar jogos em DirectX 3D dentro da máquina virtual Windows, então você precisa usar o Parallels ou o Fusion — o VirtualBox não suporta nenhum desses recursos. Também, até a versão 2.0.4, o VirtualBox não suportava sistemas operacionais de 64 bits convidados (no Mac) nem o uso de mais de uma CPU virtual”, relata Griffiths.

Mas, segundo ele, se o usuário não necessita desses recursos, então o VirtualBox “é uma solução de virtualização muito boa (ainda que meio limitada em recursos) e tem um tremendo valor agregado considerando que é distribuída gratuitamente”.

Mais detalhes com imagens na avaliação completa de Griffiths. O VirtualBox para Mac OS X, Windows, Linux, Solaris, OpenSolaris e OpenBSD pode ser baixado gratuitamente no site do produto.

Na avaliação do AppleMania, o VirtualBox permitiu aos sistemas operacionais convidados rodar com desempenho bem próximo ao nativo. Tem opção de interface em português, configuração fácil e permite o intercâmbio de arquivos entre o sistema nativo e o convidado. Com a instalação do pacote de adicionais do VirtualBox no sistema convidado, é possível compartilhar o mesmo ponteiro do mouse em ambos os ambientes como se fossem um só e também os recuros gráficos do hardware que permitem, por exemplo, redimensionamento dinâmico da resolução de tela do sistema convidado conforme as dimensões da respectiva janela na área de trabalho do Mac (inclusive tela cheia), dentre outros. A conexão à Internet é configurada automaticamente pelo VirtualBox e disponibilizada instantaneamente para o sistema convidado.

 

Tags:, , , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

4 comentários para “Conheça virtualizador grátis para rodar Windows e Linux no Mac”
  1. Lucas (luke) disse:

    NOOOO!!!

    O DirectX e os jogos são minha única necessidade no Windows…

  2. Daniel Carlos disse:

    É uma pena que só funcione com Mac Intel…

  3. Flávio disse:

    Boa tarde,

    O virtualbox n roda firewire, haverá algum plugin para o mesmo? Ou será que existe algum programa que rodando td como o virtualbox ainda tenha firewire?…

  4. Alexandre disse:

    O VMware náo rodou no meu Leopard, come;a a iniciar o boot e depois aborta tanto no VirtualBox como no VMware to baixando agora no Paralels quem sabe der certo

  5.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player