ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 

Conheça em detalhes o novo Pages ’09

Programa editor de textos da Apple está mais leve, de visual novo e com novos recursos e templates dinâmicos e elegantes.

 

Por FERNANDO VALENTE

A Apple lançou o iWork ’09 ontem, então resolvi baixá-lo para testar. Neste artigo você verá as novidades do Pages ’09. Esta é apenas uma pequena resenha dele, abordando alguns dos novos recursos, imagens e notas sobre o novo site iWork.com, que ainda não foi lançado no Brasil e poucos já têm acesso.

O Pages está bem mais leve agora. O visual mudou muito e há várias funções novas. Os modelos novos são bem legais e estão bem divididos entre as categorias. Há vários novos templates, todos dinâmicos e bonitos.

Como sempre, ao ser aberto o programa pergunta qual template deseja-se utilizar. Agora são mais categorias e muito mais templates. Veja as imagens (clique nelas para abri-las em tamanho natural em nova janela):

Ao escolher um, a respectiva janela aparece vinda da área de seleção de templates com um efeito gráfico bem bolado. Os novos recursos, como o iWork.com, são notados logo de cara. A Apple caprichou na interface. Um dos templates é o mostrado abaixo:

A ordem das fotos e suas informações podem ser modificadas e as fotos podem até ser trocadas. A inicial maiúscula é acionada automaticamente ao escrever-se em uma área do template.

O programa tem suporte a máscaras, ou seja, você pode exibir só uma parte da foto caso deseje:

Depois de algumas modificações para mostrar como poderia ser o anúncio de uma casa, o template fica com uma aparencia melhor ainda:

Ao clicar em “Full Screen”, a janela vai enchendo a tela e deixando o restante preto com um outro efeito:

Ele também separa tudo por páginas. Para inverter a ordem é só clicar e arrastar uma página para cima ou para baixo. Assim fica bem mais fácil organizar um documento.

Ao clicar no iWork.com, um painel é aberto no qual pode-se criar uma conta ou entrar nela caso possua-se um Apple ID:

Depois, pede-se que se configure uma conta de e-mail no cliente de e-mail Mail, que é um pré-requesito para usar o serviço, já que ele utiliza algumas funções do Mail.

Em seguida, ele pergunta se você quer compartilhar o documento com mais alguém.

Ele começa a copiar o documento para o iWork.com. Pode demorar.

Ao final do upload ele mostra aviso dizendo que o documento foi adicionado com sucesso à sua conta do iWork.com e diz que o e-mail foi enviado. É mostrado também um lembrete de que o arquivo irá expirar em 120 dias. Uma das opções é visualizar o documento on-line.

Abri minha caixa de entrada no jeito tradicional, via web, e ví que o e-mail já havia chegado. Ele oferece opções para que se veja tanto o documento diretamente quanto todos os documentos compartilhados.

Nos detalhes da mensagem ele diz que foi enviado pelo meu e-mail, e não por algum e-mail da Apple.

Demora um pouco até carregar a interface do iWork.com. A imagem abaixo mostra como é o carregamento:

Como mandei para mim mesmo, ele pediu login e senha do meu Apple ID (o Apple ID precisa ser escrito em letras minúsculas):

Então ele mostra uma paginazinha de carregamento e o carrega bem rápido.

Quando o carregamento acaba, pode-se ver o documento completo, com imagens e tudo, e ainda pode-se publicar notas. Os documentos são separados por páginas:

Existem 3 opções para download do arquivo: Pages ’09, Word e PDF.

A interface do iWork.com é bem simples e mostra o número de arquivos e espaço ocupado por eles e, claro, a opção de apagar.

Abaixo, imagem do programa com todas as barras de ferramentas abertas:

Outra coisa interessante é a opção de salvar o documento com uma cópia para o Word.

O programa está muito bom. Este artigo pode ajudar na hora de pensar em atualizar a versão ’08 para a ’09. Lembre-se de que o Keynote e o Numbers têm muitas funções que não existiam na versão anterior. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.