ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“O Safari 4 beta é poderosamente rápido e está bem à frente em padrões de ponta como o HTML 5, CSS 3, JavaScript acelerado e ARIA. O WebKit até agora é meu projeto open-source predileto e provavelmente a melhor decisão em software já tomada pela Apple”.

 

“Você já conhece o Safari. É o único navegador que vem com o Mac OS X, da mesma forma que o Internet Explorer é o navegador padrão do Windows. O Safari ganhou mais notoriedade como cliente Web 2.0 sensível a toque do iPhone. Você deve saber que as versões para Mac OS X e Windows do Safari são lançadas ao mesmo tempo, funcionam de forma idêntica e são atualizadas automaticamente através da Atualização de Software da Apple em resposta a problemas com segurança e estabilidade. Você provavelmente também já sabe que o Safari é implementado usando o WebKit, um framework de código aberto para clientes HTML. É nesse ponto que o relacionamento entre Safari e WebKit torna-se confuso. A crença comum é a de que o Safari na verdade é uma capa para o WebKit”, diz Tom Yager em artigo publicado no site da revista InfoWorld.

Puxando essa linha de raciocínio, Yager comenta que o navegador padrão de todos os seus Macs é uma aplicação chamada WebKit.app, mas que, em sua pasta Aplicações, há outra chamada Safari.app. Quando abre a WebKit.app, a barra de menu da aplicação mostra o nome “Safari”. Por isso, conclui que o WebKit é o Safari, acrescido de tudo que o projeto independente WebKit embute em suas revisões noturnas lançadas como fontes e como executáveis para Windows e OS X que os usuários são encorajados a usar.

“O Safari é o WebKit em versão estável, validada, suportada (exceto nos betas) e documentada pela Apple. Esse é um valor essencial, visto que o WebKit contém o Core Data, Core Animation e outros frameworks da Apple que fornecem aos desenvolvedores um modo único e certo de incorporar qualquer recurso à aplicação. O seguro e suportado WebKit e seu vastamente acelerado interpretador JavaScript levará mais desenvolvedores a escrever mais aplicações para a Web. Steve Jobs falou disso quando anunciou o iPhone. Ele só falou com bastante antecedência”, observa Yager.

Ele conta também que, em seus testes realizados com a suíte SunSpider JavaScript Benchmark, o Safari 4 beta derrotou o Firefox, que é o navegador padrão para plataformas POSIX. “Com o suporte da Apple e uma rápida distribuição de atualizações, o Safari é o navegador que você precisa ter”.

“O Safari/WebKit é o primeiro navegador a passar no teste Acid3 de compatibilidade e integridade da implementação do CSS versão 3 em navegadores. (…) O Safari 4 beta é poderosamente rápido, muito provavelmente o mais rápido do mundo, e está bem à frente em padrões de ponta como o HTML 5, CSS 3, JavaScript acelerado e ARIA. Caso lhe interesse saber, veja o que a equipe do WebKit está fazendo depois do lançamento do Safari 4 beta. O WebKit até agora é meu projeto open-source predileto e provavelmente a melhor decisão em software já tomada pela Apple”.

Muito mais detalhes no extenso e altamente recomendável artigo completo de Yager.

Artigos relacionados:

 

Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

2 comentários para “InfoWorld também constata: Safari 4 é muito mais rápido que rivais”
  1. Ipso Facto disse:

    Uma única ressalva: Yager igualou Safari e Internet Explorer ao dizer que ambos vêm embutidos em seus respectivos sistemas operacionais. A diferença é que o Safari não está umbilicalmente preso ao OS X como o IE está ao Windows. Ao contrário do IE, o Safari pode ser facilmente removido a qualquer momento. Tente fazer isso com o IE! Então você entenderá porque o Safari não vem com o OS X “da mesma forma” que o IE vem com o Windows.

  2. romulo disse:

    Olha cara eu baixei e testei o safári por cima… E até estando mais limpinho e novinho dentro do sistema que meu Firefox ele foi mais lerdo para acessar as paginas, tem um visual meio retro, sei La…. e Inclusive testei vídeos Java, flash…. De tudo um pouco e achei que no quesito multimídia eles empataram… Outra coisa; achei o Firefox mais agradável à vista…
    Ah claro que eu tunei meu Firefox… Não sei se a Apple eh boazinha e da o acesso as configurações profundas do programa como o seu comportamento, tal como temos no Firefox em about:config… E não cheguei a ver o suporte a plug-ins… Pq claro o fasterfox ajuda bastante…
    Ah… Outra coisa bem chata… O arquivo de instalação, o espaço ocupado em memória RAM e HD são todos maiores que o Firefox, não sei se tem como muda isso sem afetar o desempenho dele… Ah… Quanto a isso só a RAM do meu Firefox eu alterei…
    Cara eh massa que ele de suporte a tanta novidade, mas eu não vi nenhuma necessidade nesse ponto… eu por exemplo acesso de tudo na net, e gosto de ver as coisas na hora, tenho uma net estável de 5mb da gvt que só tenho elogios a dar… NUNCA tive problema de compatibilidade com sites e plataformas no Firefox… Sei La vai ver eu não acesso mesmo sites que se usem de novidades… Talvez até o Firefox de suporte a isso com alguns plug-ins…
    Mas eu pessoalmente quero um sistema flexível para o geral e rápido para me deixar a par da minha net…
    Logo o Firefox teve uma boa margem de qualidade, mas eu dou por pequena diferença considerando que o safari esta em fase beta…

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.