ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“Espero que os engenheiros do Safari se recuperem logo dessa monumental asneira no design, pois, se continuar como está, não vou mais usar o Safari em meu Mac. O que seria uma pena, pois o Safari 4 vem com muitos outros recursos interessantes e úteis”.

 

“Há alguns dias a Apple surpreendeu a todos lançando o primeiro beta do Safari 4, a última versão da empresa de seu navegador baseado no WebKit. Embora eu geralmente adore o Safari no meu Mac (meu navegador padrão naquele lado da moeda), nunca me senti confortável com ele no lado Windows da moeda. De todo modo, este último beta deu um passo bastante ousado no departamento da interface e sinto-me triste em dizer que não foi para melhor”, diz Thom Holwerda em artigo publicado no OS News.

Para Holwerda, o problema todo — e é apenas a ele que dedicou todo seu artigo — é a decisão da Apple de colocar as abas no lugar da barra de título do programa, levando-a a atuar tanto como barra de título como barra de abas. Na opinião dele, o resultado é que nenhuma das duas funções é desempenhada direito. “Já que você precisa poder arrastar a janela através dessa nova barra de título, a Apple teve que criar uma pequena orelha especial para que fosse possível mover as abas (…). Essa decisão é algo que eu esperava de alguém de 6 anos de idade escrevendo seu primeiro editor de texto com abas, não de uma empresa que se orgulha de seu design de intefaces”.

Mas isso não é tudo, lamenta Holwerda. “Uma vez que a Apple queria que as abas fizessem as vezes de barra de título, teve que abandonar o bem estabelecido conceito de memória espacial, fazendo as abas mudarem continuamente de tamanho. Mesmo tendo-se uma única aba aberta, ela precisa ser larga o suficiente para cobrir toda a área da barra de título. Isso faz com que as abas fiquem mudando de tamanho feito doidas. (…) Para mim, é como se a Apple tivesse ouvido falar que ‘o Chrome tem abas em cima’, mas, ao invés de ser honesta e admitir que a Google fez a coisa direito, decidiu fazer tantas mudanças arbitrárias e inúteis quanto possível para ainda poder alegar que estava sendo inovadora. Todas essas mudanças resultaram nessa bagunçada e confusa abominação aba-barra-de-título que não só parece horrível fora do lugar, tanto no Mac OS X quanto no Windows, como também é um desastre funcional”.

“Espero que os engenheiros do Safari se recuperem logo dessa monumental asneira no design, pois, se continuar como está, não vou mais usar o Safari em meu Mac. O que seria uma pena, pois o Safari 4 vem com muitos outros recursos interessantes e úteis”, conclui Holwerda.

Mais detalhes na lamúria… ou melhor, no artigo completo de Holwerda.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

9 comentários para “Interface do Safari 4 Beta é um desastre, diz OS News”
  1. Ipso Facto disse:

    Antes do Safari 4 beta meu navegador padrão era o Firefox 3. Agora é o Safari. Ao contrário do bebê chorão Holwerda, vou usar o Safari 4 mais que nunca, por todas as 15 ou 16 horas diárias em que fico pendurado na Internet com meu Mac sem nenhum antivírus.

    Pessoalmente, acho que esse chororô todo em torno das abas é coisa de gente que tem preguiça de usar os neurônios para se adaptar. Se esse pessoal perdesse uma mão e fosse forçado a aprender a escrever com a outra, talvez preferisse ficar sem escrever. Arre! Quanta pirraça por nada…

    O engraçado é que não lembro de ter visto ninguém criticando o Chrome por isso. Mas o Chrome não é da Apple, então isso explica tudo.

    É claro que também estranhei um pouco a mudança de lugar das abas, mas nada que meia hora de treino não resolvesse. Como eu disse antes, achei a solução particularmente inteligente — não importa se veio primeiro no Chrome. E agora sou capaz de usá-las com tanta destreza quanto antes. Não vejo problema algum nas abas onde estão e em como funcionam.

    Aquilo de que realmente senti falta no Safari 4 em relação ao 3 é a barra azul de progresso. Mas nada que não possa ser resolvido com um comando no Terminal. Para quem quer a barra azul de progresso de volta, basta abrir o Terminal e emitir os seguintes comandos:

    defaults write com.apple.Safari DebugSafari4IncludeToolbarRedesign -bool NO
    
    defaults write com.apple.Safari DebugSafari4LoadProgressStyle -bool NO

    Depois, coloque o botão Stop/Reload de volta no lugar abrindo o menu View/Customize Toolbar.

    E, para os que têm dificuldades de adaptação a novidades e querem a barra de abas de volta ao lugar tradicional no Safari 4 beta:

    defaults write com.apple.Safari DebugSafari4TabBarIsOnTop -bool NO

    (Em ambos os casos, é preciso reiniciar o Safari para que as alterações tenham efeito.)

    Portanto, Holwerda, pode parar de chorar. Não vai mais precisar parar de usar o Safari 4 por causa disso. Aliás, se decidisse abrir mão dos “muitos outros recursos interessantes e úteis” só por causa das abas, eu chamaria você de burro.

    Mais informações sobre mudanças em configurações ocultas no Safari 4 beta em Safari 4 Hidden Preferences.

    Verdade seja dita: a Apple deve pelo menos implementar a opção de fazer essas alterações através das preferências do Safari ao invés de via Terminal.

  2. Diggs disse:

    Cara, vou concordar com ele em partes, achei bem ruim a decisão de jogar as barras para cima. Principalmente porquê para selecionar cada Aba eu preciso clicar exatamente na orelha dela. Achei um porre! Mas continua sendo meu navegador favorito e isso não vai mudar.

  3. Zumbi dos Palmares disse:

    Que quer dizer com “clicar exatamente na orelha dela”? Não é preciso isso para selecionar a aba, apenas para movê-la. Para selecionar uma aba você pode clicar em qualquer lugar dela.

  4. clapmedia disse:

    Particularmente estou achando tudo excelentemente bonito! Acredito que meu navegador padrão está melhor do que nunca. E, by the way, isto que é um beta bem feito!

  5. Rogério disse:

    Eu não vejo problema algum com as barras em cima, a não ser por um detalhe bobo, mas que me incomoda visualmente um pouco. Quando você tem 2 ou mais abas abertas, aquele quadradinho com o x para fechar a aba fica próximo das bolinhas vermelha, amarela e verde, criando uma pequena inconsistência visual, inclusive com falta de alinhamento. Acho que o botão de fechar as abas ficaria melhor na direita como era antes, sendo que a movimentação das abas deveria ser possível por toda a extensão destas.

    De resto esta muito bom e rápido, sem contar que alguns sites, como o Omelete, que apresentavam problemas de renderização, estão agora se comportando de forma melhor.

  6. Jalex disse:

    Não sou fanatico nao hehe
    mas desde 2007 meu browser no lado mac eh o safari e agora mais ainda, adorei as mudanças
    me enrolei um pouquinho nos 1os minutos mas ja me acostumei.

  7. Daniel Carlos disse:

    Ainda não usei o Safari 4, mas verdade seja dita: melhor ser (aos olhos de uns poucos mentes fechadas) um “erro” durante a fase de testes e no final virar um programa invejado por muitos, do que ser um programa invejado por muitos na fase beta e quando está a ponto de sair pras prateleiras, virar um erro que faz as pessoas pensarem: será que tá pronto???”… Acho q nem preciso mencionar de qual sistema operacional que estou falando… digamos que, a fabricante dele deveria ir no oculista!!! XD

  8. Lucas (luke) disse:

    (Me mudei, GVT cretina está enrolando pra instalar nova banda larga, forçado a ir numa LAN)

    Olha, se tem UMA mísera coisa que eu não gostei recentemente na Apple foi esse passo em direção ao Chrome. Acabou com a consistência do design e simplesmente pareceu muito estranho. A barra azul tb faz falta, embora eu tenha amado todas as outras adições.

    Mas o meu problema com a interface nova não é isso. Meu problema é que não há nenhuma *opção* para o usuário comum mudar isso. Isso é horrível!

    Ah, e a opção de usar OU NÃO o look Windows no Windows seria boa tb. Sei que existe uns chatos que dizem não usar o Safari pq ele não tem cara de Windows (tipo meu pai), mas assim como o iTunes, o Safari é meu “copo de água fresca para alguém que está no inferno”, como disse Jobs uma vez. Vão fazer o que agora, deixar o iTunes for Windows com cara de Media Player?

    Mas valeu, Ispo, pelos comandos. Quando eu finalmente tiver o meu Mac próprio, vou poder navegar devidamente. A não ser é que, a Apple faça o favor de nos dar mais opções na versão completa.

  9. Gustavo disse:

    Me senti na obrigação de comentar esse post.
    Eu simplesmente abominei exatamente os detalhes que foram citados acima.
    O novo safari tem detalhes muito interessantes, mas o fato de, no Windows ele ter mudado seu design/layout, abandonando o famoso cinza que tanto gosto, foi praticamente o principal detalhe que me fez realmente não utilizá-lo.
    Assim como claro, o mal resolvido uso daquelas abas na barra de títulos (que M*RDA foi essa).
    Bom, o fato é que adoro o Safari, então, para não deixar de usá-lo, não largo a última versão lançada antes do beta (estou usando o Safari4DevBeta).
    Espero também que os engenheiros de Design do Safari percebam o desastre que fizeram e repensem o feito.

  10.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player