ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Funcionários da indústria da tecnologia não são ambivalentes sobre seus líderes. Ou são amplamente admirados ou não conseguem aprovação de nem mesmo metade de seus liderados.

 

“Quando dei uma olhada nos executivos de tecnologia relacionados no Glassdoor.com para ver como eram avaliados por seus funcionários, surpreendi-me com o modo como foram naturalmente divididos em dois grupos. Peguei 14 líderes e eles acabaram dividindo-se igualmente em sete com 62% ou mais de aprovação e sete com 48% ou menos [sem nada nesse intervalo] (…) Para mim, isso significa que os funcionários da indústria da tecnologia não são ambivalentes sobre seus líderes. Os líderes ou são amplamente admirados ou não conseguem aprovação de nem mesmo metade de seus liderados”, observa Jason Hiner em artigo publicado no blog do ZDNet.

Ele observa também que, embora o método de aferição do Glassdoor.com não seja científico, é estatisticamente relevante porque quase todos os líderes das empresas mencionadas receberam mais de 100 respostas anônimas e voluntárias de seus respectivos funcionários.

Dentre os melhor avaliados, no intervalo entre 62% e 100% de aprovação, figuram:

  1. Steve Jobs, Apple (90%)
  2. Eric Schmidt, Google (88%)
  3. John Chambers, Cisco (78%)
  4. Mark Benioff, Salesforce.com (73%)
  5. Jim Balsillie, RIM (70%)
  6. Larry Ellison, Oracle (63%)
  7. Paul Otellini, Intel (62%)

E dentre os mais mal avaliados, entre 48% e 10% de aprovação, estão:

  1. Michael Dell, Dell (48%)
  2. Steve Ballmer, Microsoft (44%)
  3. Sam Palmisano, IBM (42%)
  4. Mark Hurd, Hewlett-Packard (41%)
  5. Ed Colligan, Palm (36%)
  6. Jonathan Schwartz, Sun Microsystems (25%)
  7. Greg Brown, Motorola (10%)

“Não é surpreendente que Steve Jobs esteja no topo da lista. Ele e a Apple têm estado num ritmo frenético na última década com a ascenção do iPod e do iTunes, a ressurreição do Mac e, claro, o lançamento do iPhone. Além disso, ele é quase um líder do tipo que se cultua e que inspira — e exige — lealdade absoluta. Também não é de se surpreender que Eric Schmidt e John Chambers tenham sido tão bem avaliados, já que suas empresas têm estado na crista da onda por vários anos. Esses três líderes têm estilos de liderança amplamente divergentes, o que mostra que uma liderança bem sucedida nada tem a ver com tecnologia ou personalidade”, comenta Hiner.

Mas, considerando a liderança no mercado de PCs e servidores e os fortes resultados financeiros registrados pela HP, Hiner acha estranho ver Mark Hurd na lista dos mais mal avaliados. “Quando se tem um líder que consegue ótimos resultados mas, mesmo assim, tem um problema no estado de espírito da empresa, essa pessoa é geralmente descrita como ‘scortched-earth’ — alguém que consegue fazer as coisas, mas queima todo mundo no processo. Eis o que pode estar acontecendo com Hurd”.

Também relativamente surpreendente por sua má avaliação é o caso de Steve Ballmer, diz Hiner. “Embora as ações da Microsoft estejam paradas no mesmo valor há anos e a reputação da empresa perante o público seja mista, na última década a Microsoft continuou a crescer em receita e linha de produtos e expandiu sua força de trabalho. Seus funcionários até avaliaram a empresa com nota 3,7 — somente Google, Apple e RIM conseguiram nota maior. O maior problema que Ballmer pode enfrentar com seus funcionários é o fato de não ser Bill Gates. Embora Ballmer seja o CEO da Microsoft desde 2000, ele permaneceu à sombra de Gates até meados de 2008, quando Gates aposentou-se de suas funções de tempo integral na empresa. Enquanto Gates era um visionário, Ballmer é simplesmente um executivo. Eles se complementavam muito bem, mas, sem Gates, qual é a visão de Ballmer para a empresa e a indústria da computação? Não se sabe. E esse provavelmente é o motivo da avaliação indiferente que recebeu na Microsoft”.

Mais detalhes no artigo completo de Hiner.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

Um comentário para “Quem são os líderes mais bem e mais mal avaliados da tecnologia”
  1. William Cruz Fonseca disse:

    Mas o Steve Balmmer está melhor que isso.
    O Office foi um sucesos de vendas, o Windows 7 foi aclamado por muitíssimos especialistas e o Microsoft Bing avança

  2.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player