ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“Minha própria história com o iPod está se repetindo de novo e de novo nos lares de todo o país. Dê uma olhada em volta. Quantos tocadores fora iPods e iPhones você vê?”

 

“A transição está completa. Meu antes heterogêneo ambiente MP3 doméstico foi transformado em um lar de uma só marca e um só fabricante. Todos estão usando iPods da Apple. Se minha casa puder ser vista como um microcosmo do mercado, a indústria do MP3 está com um sério problema”, conta Lance Ulanoff em artigo publicado no site da revista PC World.

Ulanoff se pergunta quem mais hoje em dia participa do mercado de MP3 além da Apple. “Colby, Cowon, Samsung, Sony e outras ainda produzem tocadores MP3, mas raramente vejo algum por aí. Honestamente, nenhum desses produtos é tão atraente, empolgante ou inovador quanto o iPod touch. O touch, no entanto, não foi o que mudou o jogo. Em minha opinião, a razão pela qual o mercado de MP3 está a caminho de se transformar num jogo de um homem só é o iPhone”.

Para ele, o iPhone é simplesmente a melhor combinação de celular com tocador MP3 que existe. “Para a maioria dos consumidores, uma vez que tenham um iPhone não há real necessidade de comprar um tocador MP3 separado. O iPhone é o atalho para o ecossistema de música, vídeo, aplicações e iTunes da Apple. Uma vez que o consumidor ponha o pé nele, descobre o mais extensível aparelho e ambiente que já viram. Algum outro produto oferece experiência similar?”

Embora Ulanoff não ache bom que a Apple conquiste um monopólio no mercado de tocadores MP3, acha também que é o que vai acontecer. “Mais e mais fabricantes de tocadores estão deixando o mercado. Como eu disse antes, o Microsoft Zune não será mais um tocador independente, e sim sobreviverá como um recurso em futuros aparelhos Windows Mobile. Posso ver muito futuro no Zune Marketplace também”.

“Minha própria história com o iPod está se repetindo de novo e de novo nos lares de todo o país. Dê uma olhada em volta. Quantos tocadores fora iPods (de qualquer tipo) e iPhones você vê?”, pergunta ele.

Leia mais no artigo completo de Ulanoff.

Tags:, ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

7 comentários para “PC Magazine: ‘Você está pronto para o monopólio do iPod?’”
  1. Ipso Facto disse:

    No momento a Apple não tem monopólio em mercado algum. Mas, se vier a ter, isso não será necessariamente uma coisa ruim, como Ulanoff acha. Na maioria dos países do mundo monopólios não são ilegais. Na verdade, conquistar um monopólio é a maior meta de cada empresa. O que é ilegal é abusar do monopólio (pergunte à Microsoft sobre este caso, por exemplo).

  2. Knux disse:

    na verdade, a apple tem monopólio no mercado de “mp3 player” e de venda de músicas em formato digital… tudo bem que existe o amazon, mas é ninharia perto da loja que ultrapassou até o walmart… o itunes é maior vendedor de música nos eua, ponto. é líder absoluto do mercado digital e é um monopólio.

    a principal reclamação do drm na itunes store era o domínio do mercado de música digital ser atrelado artificialmente ao domínio no mercado de players. a apple só mudou isso antes de ser processada.

    • Antonio disse:

      O DRM nas músicas do iTunes Store perdurou por causa das gravadoras, que para boicotar a loja da Apple liberavam a venda sem DRM para os outros como Amazon e não para Apple, já que não estavam satisfeito como o modelo sem flexibilização de preço e o aumento de dependência deles da loja iTunes Store, esse ano o modelo de sera flexibilizado para U$ 0,69, U$ 0,99 e U$ 1,29 e o cataloga agora esta formatado em AAC 256 kbps tudo livre de DRM mais as gravadoras tem que engolir cada vez mais a dependência da loja da Apple.

  3. Marcelo Martins disse:

    Um.

    Vejo pessoas escutando radio e escutando mp3 nos seus celulares. São 5 Symbian e 4 Sony Ericsson servindo de music player.

    E apenas um iPod de 80gb que o cara faz questão de dizer que ganhou de aniversário da namorada.

  4. Lucas (luke) disse:

    Vc mora no Brasil, não?

    Se sim, tá explicado.

  5. Romulo disse:

    O mercado da Apple é muito, mas muito, restrito a países ricos, tanto que a Apple menospreza o Brasil, nosso serviço técnico para Apple é a Pior piada que eu já vi, É capaz de você ser atendido por pessoas que nunca tiveram um curso profissionalizante do gênero. A Apple sabe que não tem um grande mercado aqui, seus produtos aqui valem mais do que podemos pagar, o que você sabe que existe, bem pode anular metade com o contrabando, inclusive os iMacs.

    Se torna obvio que no Brasil e nos países pobres, essa realidade é a mais inversa possível, não ha contingente social em nosso pais, capaz de pagar 2,600 em um iPhone… 12,000 em um Mac Pro… 8,000 em um MacBook Air ou 11,000 em um MacBook Pro, 9,000 em um iMac 24 polegadas, quem dirá 800 em um iPod touch…

    Claro, a solução recai ao camelo, ao contrabando, mas obviamente quando se trata de iPhones e iPods… E no caso do sul do país ainda recorrem ao Paraguai para os MacBooks e iMacs…

    A realidade é outra, encontrar uma loja Apple, no Brasil em geral, é um martírio… Alguns estados têm entre 1 a 3 pontos de venda, isso quando tem…
    Quanto a uma empresa dominante, talvez uma parcela pequena… Em meio a uma sopa gigantesca de genéricos a outras marcas…

    Por mais que não pareça, mais pessoas usam computadores a mp3 players ainda, sem falar em um contingente que não usa (eu, por exemplo, rsrrssrsr; não me concentro escutando música, até tenho um celular e um Pocket, mas não da certo se eu não puder escutar, traduzir mentalmente e me concentrar nela ), hoje em dia quase tudo que caiba no bolso faz esse papel… Celulares, pockets, handhelds…

    Por isso fica pouco relativo a ver o que as pessoas usam para escutar música… Na verdade o que domina no mercado é a generalidade… 🙂 , claro, mais uma vez os países pobres não contam na estatística nem muito menos a massa genérica de aparelhos…

    A mesma coisa vale para o iTunes… As pessoas têm acesso grátis a música, e muito mais vale pagar um CD que tem arquivos vindos sem compressão, de qualidade sonora inegável… O iTunes é um mercado mediano, tanto que algumas pessoas ficam nessa de que a Apple não ganha quase nada ou ganha bastante…

    Enfim, é preferível pagar 6 a 8 mil reais no Brasil, em um PC não de grife que pode ser mais potente que um Mac Pro…

  6.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player