ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Firma de pesquisa de mercado estima que, dos 25 mil programas atualmente em oferta na App Store, pelo menos 5 mil já foram pirateados, sendo que dúzias deles são distribuídos ilegalmente à taxa de 100 cópias pirata para 1 paga.

 

“A loja de aplicações App Store para o iPhone está se tornando um alvo cada vez mais suculento para os piratas, que ilegalmente já abriram 20% das aplicações pagas para que sejam distribuídas gratuitamente”, informa Brian X. Chen em artigo publicado no site da revista Wired.

Segundo ele, a firma de análise de aplicações para iPhone Medialets estima que, dos 25 mil programas atualmente em oferta na loja online da Apple, pelo menos 5 mil já foram pirateados, sendo que dúzias deles são distribuídos ilegalmente à taxa de 100 cópias pirata para 1 paga.

“‘Trata-se de um problema real que desenvolvedores, Apple e a comunidade precisam resolver’, disse Eric Litman, CEO da Medialets, firma de pesquisa de mercado que traça estatísticas de aplicações e de uso delas para desenvolvedores”, relata Chen.

Ele comenta não ser possível estimar com precisão o quanto a pirataria afeta as vendas da App Store, já que a Apple não revela números e não retornou insistentes pedidos de comentário feitos pela revista.

“A Business Software Alliance encomendou estudo em 2008 que sugere que o impacto econômico da pirataria de software é de US$ 10 bilhões. Nos EUA, se a quantidade de software pirata fosse reduzido em 10% em quatro anos, o resultado final seria um crescimento na economia da ordem de US$ 41 bilhões, segundo o estudo. Portanto, era inevitável que a App Store também fosse vítima da pirataria”, observa Chen.

No entanto, Kai Yu, presidente de uma firma desenvolvedora de software, acredita que a Apple está ciente do problema e trabalha numa solução permanente, diz Chen. Yu acha também que o fato de a App Store ainda ser uma relativa novidade está atraindo mais a atenção dos piratas do que normalmente o faria. “‘Esperamos que essa seja uma condição temporária, em grande parte por causa da novidade que é a App Store. É como o Velho Oeste'”.

Leia mais no artigo completo de Chen.

Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

6 comentários para “Piratas ‘abrem’ 20% das aplicações pagas para iPhone, diz Wired”
  1. Ipso Facto disse:

    Isso é o que acontece quando se faz algo que seja compatível com o Windows. Tal como a própria Microsoft nos diz por meio de sua propaganda, os que padecem usando o sistema operacional da Microsoft querem qualquer coisa que seja o mais barato possível, não importa que seja uma grande porcaria. Se for grátis, tanto melhor. Se não for, não se importam em roubar (considerando o vasto manancial de software pirata para Windows existente).

    “Os usuários do Mac OS fizeram uma escolha tecnológica consciente e, portanto, estão melhor informados do que seus pares do Windows” (Paul Thurrott, 6 de dezembro de 2004).

    Diversos estudos já provaram que o usuário de Mac está mais propenso a pagar por software e música do que o de Windows. Estarei eu dizendo que os que padecem usando Windows são pessoas que se contentam com pouco? Sim. E esse é um dos raros pontos em que concordo com a Microsoft.

    • Antonio disse:

      menos para mim a vantagem em relação a pirataria dos Mac e que o computador inclui o sistema e no Brasil o (mercado faça vc mesmo) e os Notebooks com linux, o comprador já tem a intenção de usar um Windows Pirate neles.

    • Romulo disse:

      Windows não tem culpa de estes programas serem pirateados… Se existe culpa, a culpa é da Apple, ela esta tentando tornar o iPhone popular e vender cada vez mais iPhones…

      Infelizmente o seguro morreu de velho, e nem os desenvolvedores, nem a Apple previam tamanha fama para o iPhone, nem esses efeitos a parte, vamos ver que solução a Apple da para isso, porem creio que inevitavelmente este mercado negro pode crescer mais ainda… Ou a Apple restringe o mercado do iPhone como faz com seus outros produtos, e ganha menos… Ou ela da um jeito de impedir a pirataria, o que todas as empresas no mercado tentam faz séculos…

      O iPhone como já foi dito por muitos analistas é algo muito diferente tanto para o mercado como para a Apple… Foi mais que qualquer revolução da Apple e junto com ele estão nascendo alguns paradigmas…

      Nada é perfeito… Mas algumas coisas tentam chegar perto disto…

  2. Romulo disse:

    Aos brasileiros nao percam o jornal da globo logo daqui a pouco, hoje dia 1 de abril, informação interessante sobre o mundo dos computadores…

  3. call disse:

    Nao etendi essa relação de pirataria do iphone com windows

    • Romulo disse:

      o iPhones pode ser conectado a um sistema Windows e através dele podemos realizar as instalações dos aplicativos… O Ipso não tinha onde por culpa, colocou no Windows… Pq este da acesso para mais pessoas aos aplicativos… Então que limite aos usuários Mac, e veja os resultados…

  4.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player