ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 

Mac arrasa PC/Windows em experiência do consumidor, diz Forrester Research

Comprar algo tão importante e complexo quanto um computador deve ter a ver muito mais do que meramente com preço. Baseado nas vendas de Macs nestes últimos anos, parece que o consumidor está comprando essa mensagem. E aos milhões.

 

A firma de pesquisa Forrester Research pediu a cerca de 4500 consumidores que expressassem sua opinião sobre sua interação com uma variedade de empresas, avaliando a utilidade, facilidade de uso e satisfação com produtos e serviços dessas empresas. Baseando-se nessas respostas, a firma elaborou o Customer Experience Index (CxPi) de 113 empresas de 12 diferentes setores.

Na parte da pesquisa reservada aos fabricantes de computadores, a Forrester examinou Apple, Compaq, Dell, Gateway e HP e constatou: a Apple lidera e a Dell decepciona.

“A Apple conquistou 80% de satisfação, ou conceito ‘bom’, no índice de experiência do consumidor da Forrester, que é uma média de respostas em tópicos como se a empresa satisfaz as necessidades do consumidor e faz produtos fáceis de prazerosos de usar”, relata Brad Stone em artigo publicado no site do jornal The New York Times.

Segundo ele, Gateway obteve índice de 66%, HP de 64% e Compaq (marca de propriedade da HP) de 63% — resultados que a Forrester considera “fracos”. Mas nada comparado ao “muito fraco” 58% conferido à Dell.

“Bruce Temkin, vice-presidente da Forrester, disse que a indústria do PC realmente foi reprovada na pesquisa, mas os baixos índices foram basicamente causados pela perspectiva do consumidor sobre o ecossistema Windows da Microsoft”, diz Stone.

“‘Isto é um sinal para que a Microsoft acorde. Ela tem que fazer um trabalho muito melhor com os varejistas, orquestrando as experiências de todos os seus parceiros. Precisa fazer um trabalho melhor em merchandising com Wal-Mart e Best Buy e investir pesado em pontos de venda’, disse Temkin”, relata Stone.

Leia mais no artigo completo de Stone.

Em artigo relacionado intitulado “Mac deixa concorrência comendo poeira”, Jim Goldman diz no site da rede CNBC: “A Apple desfruta também de uma distância de dois dígitos em relação a seus concorrente nos quesitos facilidade de uso, utilidade e satisfação”.

Ele também observa que parte do motivo da baixa satisfação do consumidor com o ecossistema PC/Windows deve-se ao fato de a Microsoft ter embarcado numa campanha publicitária concentrada na diferença de preço entre Macs e PCs. “É esse tipo de intangibilidade, acima e além do preço, que torna o Mac uma compra melhor. É algo que os fãs do Mac têm destacado desde que os comerciais da Microsoft começaram. E isso é algo que ninguém menos que uma autoridade da pesquisa de mercado está agora validando. A Forrester não está fazendo recomendações de compra, mas está claro que comprar algo tão importante e complexo quanto um computador deve ter a ver muito mais do que meramente com preço. (…) Baseado nas vendas de Macs nestes últimos anos, parece que o consumidor está comprando essa mensagem. E aos milhões”.

Leia mais no altamente recomendável artigo completo de Goldman.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Mac arrasa PC/Windows em experiência do consumidor, diz Forrester Research

  1. Ipso Facto disse:

    Mas… mas… os PCs/Windows são tãããããããããão mais baratos que os Macs, como é que podem estar vendendo cada vez mais, hein? Responde essa, Steve “Boca-Mole” Ballmer!

    Não, Temkin, a Microsoft não precisa gastar mais com marketing e varejo: precisa é fazer produtos melhores. Não prenda sua respiração à espera disso, pode ser fatal. Cuidado, lá vem uma cadeira voando do escritório de Ballmer!…

  2. Romulo disse:

    muito boa rssrrssrsrsr XD

  3. No Brasil, Mac é raridade.

    Assistência técnica autorizada pela Apple, onde existe alguma?

    Na região onde moro a adoção de Linux está em um ritmo muito acelerado, em qualquer esquina encontra-se uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e também em assistência técnica para Linux.

    Falando de Mac, não existe nenhuma assistência.

    É isto mesmo! Linux é muito mais usado do que Mac!

Os comentários estão encerrados.