ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Não é surpresa ver novas idéias sendo trazidas primeiro no iPhone e só depois encontrando seu caminho no Mac OS, especialmente nas áreas de comunicação, tocador de mídia e funcionalidades web, nas quais o iPhone se concentra.

 

“Quando a Apple mostrou os sistemas operacionais iPhone 3.0 e Mac OS X 10.6 Snow Leopard na WWDC recentemente, dei-me conta de que uma das adições mais importantes ao Snow Leopard veio do iPhone 2.0: suporte nativo ao ActiveSync e ao Microsoft Exchange. Mais que isso: dois dos recursos mais legais do Snow Leopard também vieram do iPhone: suporte ao reconhecimento de caracteres chineses por gestos no trackpad e detecção automática de zona horária baseado em ‘impressões digitais’ de roteadores Wi-Fi”, diz Galen Gruman em artigo publicado no site da revista InfoWorld.

Mas o fluxo de recursos entre uma plataforma e outra também acontece no sentido inverso, observa Grumam. “O novo sistema operacional [SO] iPhone 3.0 inclui a busca por meio do Spotlight do Mac OS X, tornando pesquisáveis todos os dados contidos no aparelho. Uma tecnologia que é nova tanto no iPhone 3.0 quanto no Snow Leopard é chamada de ‘Web-spot’, usada no Snow Leopard para ajudar deficientes visuais a selecionar trechos de páginas web para que sejam lidos em voz alta pelo utilitário VoiceOver e no SO do iPhone para selecionar tais trechos para operações de copiar/colar”.

A maneira pela qual o ambiente pode determinar a funcionalidade do SO em iterações futuras é uma questão levantada pela influência do conjunto de recursos do iPhone no Snow Leopard, aponta Gruman. “Tanto o Mac OS quanto o iPhone OS baseiam-se no mesmo núcleo, o que permite o compartilhamento de tecnologias entre as plataformas, nota Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research. Mas, fora o núcleo, ele suspeita que muito do desenvolvimento do SO entre as duas plataformas é feita de forma independente, dada a obsessão da Apple pelo sigilo mesmo dentro da própria empresa. ‘Duvido que outras equipes saibam o que o produto contém até que esteja nas lojas’, diz ele”.

Segundo Gruman, Gottheil acha que daqui por diante o iPhone OS sempre trará mais inovações que o Mac OS, já que o aparelho é o marco de um novo tipo de computação que herda 25 anos de tecnologias e aplicações. “Por isso, não é surpresa ver novas idéias sendo trazidas primeiro no iPhone e só depois encontrando seu caminho no Mac OS, nota ele — especialmente nas áreas de comunicação, tocador de mídia e funcionalidades web, nas quais o iPhone se concentra”.

Leia mais no artigo completo de Gruman.

Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

Comentários não são permitidos.

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player