ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Desenvolvedor dá dicas para quem deseja iniciar-se no fascinante mundo do desenvolvimento de software para o popular computador de mão da Apple.

 

Por FERNANDO VALENTE

A App Store é um sonho para muitos, mas uma realidade para poucos. A cada dia, vai ficando mais popular. Mas chegará a hora em que passará o “sonho americano” da popularidade. Há gente realmente ganhando dinheiro (há também quem não ganhe um tostão) e há muita gente querendo entrar nessa onda, mas não é fácil. O iPhone suporta programas feitos em Objective C e Objective C++, o que é um empecílio para muitos. São linguagens chatas e difíceis de aprender.

Com o intuito de ajudar quem quer realizar esse sonho, este artigo é sobre desenvolvimento. Sou desenvolvedor e quero ajudar a fazer tudo de uma forma fácil e simples. Não pretendo neste artigo dar uma visão profunda sobre o assunto, pois um texto completo daria vários artigos, sem contar os tutoriais de desenvolvimento.

Primeiramente, aprender a programar é a parte mais importante. Se você também é mais um frustrado com o Objective-C, apresento a solução: Titanium Mobile. Trata-se basicamente de um compilador e um framework. Com ele você pode fazer aplicativos nativos para iPhone e iPod touch com HTML, CSS e JavaScript. “Mas isso seria uma web app, não seria limitada demais?”, você pode perguntar. Não com o Titanium Mobile. Ele tem algumas funções embutidas no JavaScript, como banco de dados e acelerômetro. A lista completa de funções é simplesmente GIGANTE. Assim, não se fica nem um pouco limitado. A documentação e o fórum de suporte também são excelentes. Estou desenvolvendo um aplicativo com o Titanium e o apresentarei aqui quando estiver na App Store, assim você pode ver como fica um programa feito com o Titanium.

Atualmente, pode-se desenvolver para iPhone, iPod touch e celulares com Android. A versão 1.0 do programa está prevista para a metade de setembro e trará suporte ao BlackBerry, Palm Pre, Sybiam e Windows Mobile. Assim, fazer programas multi-plataforma fica mais fácil.

Para criar programas para iPhone e iPod touch é preciso um Mac Intel, um iPhone ou iPod touch e o cadastro no iPhone Developer Program, que custa US$ 100 por ano.

Não importa o que seu programa faça, a divulgação tem que ser boa. Divulgue uma nota à imprensa quando o aplicativo for lançado. Para cada aplicativo a Apple dá 50 “promocodes”, que são códigos promocionais para baixar o aplicativo de graça na App Store. Prefira dá-los à imprensa ao invés de a familiares e amigos. É valido também produzir um video sobre o programa, nem que seja com o iMovie, e colocá-lo no YouTube. Não se esqueça que você precisa de um site para dar suporte, o que é uma boa maneira de fazer marketing.

Considerações finais:

  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Aprenda inglês;
  • Só entre nesse mercado caso tenha uma boa idéia na cabeça e dedicação. Desistir depois não é bom;
  • Se for comprar um Mac para isso, pefira um portátil;
  • Não exagere nos preços dos programas;
  • Pegue dicas com desenvolvedores de sucesso;
  • Faça uma interface decente;
  • Desenvolvimento demora, é chato e exige dedicação. Se você não for seguir este conselho, desista.

Veja abaixo video de Brian Greenstone (mais um dos milionários da App Store, dono da Pangea Software) sobre desenvolvimento:

Links:

Em breve, novos artigos sobre o assunto.

Bookmark and Share
Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

4 comentários para “Saiba como começar a desenvolver aplicações para o iPhone — e ganhar dinheiro com elas”
  1. Claudio disse:

    Interessante, não sabia que era possível fazer aplicações para iPhone utiilizando apenas Javascript.

    • Sim, é sim possivel fazer com linguagens que geralmente se usa pra web. Tem como usar C++, C#, Lua e mais um monte de outras linguagens. É só fazer a a pesquisa dos frameworks próprios pra isso.

  2. wagner disse:

    Ola meu nome é Wagner Santos e estou cursando 2º ano de ciencia da computação, preciso fazer um trabalho sobre ipod e sua programação e gostaria de saber se no Brasil é posivel ganhar dinheiro programando esse tipo de equipamento e como ultilizar os recursos o que precisa qual é a vantagem talves com esse trabalho quem sabe eu mesmo fique interessado em trabalha com esse tipo de programação obrigado pela atenção aguardo rsposta…

    • Atualmente, fazer aplicativos para o publico nacional não dá dinheiro. Nada impede que você desenvolva para o publico mundial. Sim, você pode ficar rico se fizer alguma coisa legal e interessante. Para utilizar todos os recursos, você precisa usar Objective-C. Objective-C é um super set para a linguagem C, ou seja C com algumas estenções. Existem vários frameworks da Apple como Core Sound, Core Animation, Core UI, Core Graphics, OpenGL, Quatz entre outros. Há também várias ferramentas de desenvolvimento que listei nesse artigo. Há várias vantagens. É muito fácil desenvolver pra ele. Se considerar que a IDE e as ferramentas de desenvolvimento são as melhores do mercado, isso é fato. Se quiser, posso tirar mais dúvidas suas por e-mail. Retire os espaços fern ando . c am . valente @ gmail . com

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player