ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Alguns analistas crêem que o chip com o logo da Apple contido no iPhone é um projeto único, significando que a Apple já está concorrendo com o Atom da Intel.

 

“Um dos temas do próximo Intel Developer Forum (que começa nesta terça-feira) será a investida da gigante dos chips nos mercados de dispositivos de Internet móvel [MID, na sigla em inglês]. O atual chip Atom da Intel é bom para netbooks, mas tem pouco impacto nos MIDs e zero nos smartphones, nos quais simplesmente consome energia demais para ser útil”, diz Brooke Crothers no CNET News.

É aí que entra o Moorestown, chip da Intel bem mais econômico que o Atom em consumo de energia e que deve ser lançado em 2010, diz Crothers. Ele acha que o Moorestown deve encontrar seu caminho em futuros tablets.


Processador do iPhone 3GS (foto: iFixIt)

“Acontece que a Apple está fazendo desenvolvimento análogo de chips. Quando a Apple comprou a firma de projeto de chips P.A. Semi, em março de 2008, incorporou uma competente equipe de engenheiros que quase certamente está desenvolvendo chips para futuros iPhones, iPods e tablets. Mas não é realmente necessário especular sobre o futuro. O chip da Apple já chegou. Alguns analistas crêem que o chip com o logo da Apple contido no iPhone é um projeto único e que a Apple simplesmente está usando a Samsung como uma ‘fundição’. Isso significa que a Apple já está concorrendo com o Atom da Intel, sem falar no punhado de fornecedores de chips ARM, como Texas Instruments e Qualcomm”, observa Crothers.

Leia mais no artigo completo de Crothers.

Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

5 comentários para “Apple x Intel: a guerra começou, diz CNET”
  1. Knux disse:

    a própria arm com a sua linha a8 e a9 está dando o que falar… o problema é conseguir superar o monopólio do windows, que só roda em x86…..

  2. Romulo disse:

    Sinceramente, esse especulação foi tão surreal quanto a de que a HP iria comprar a MS…

    Duvido que o processador que a Apple criou chegue perto do que o Atom tem a oferecer para o mercado que ele atua, ou do que os chips ARM tem a oferecer para o mercado deles… Afinal a Apple não usa um processador ARM no iPhone?

    Provavelmente é um chip muito simples e creio que essa divisão seja para quando ela for se ver forçada a desenvolver componentes simples com melhor qualidade que os oferecidos hoje para implementar suas placas mãe, até acredito na possibilidade de ser uma pesquisa para substituir coisas como o EFI no futuro.

    Todo mundo sabe a estratégia da intel com o Atom… Substituir os ARM por uma plataforma X86 o que aumenta a flexibilidade do seu uso, e ao mesmo tempo atingir no futuro desempenho incomparável… Atualmente a Intel vem diminuindo o consumo do Atom partindo em breve para uma litografia menor. E acho que em talvez 3 anos isso seja totalmente possível, afinal a Intel está correndo a todo o vapor com o Atom e não está dando vez para ninguém.

    E o que a Apple vai fazer? Gastar grande parte do caixa dela correndo atrás do nível dos processadores Intel??? Microchips é o mercado mais dispendioso que se pode entrar no ramo da eletrônica… Cada nova geração é toda uma fabrica jogada no lixo para comprar outra adequada a nova litografia…

    Por isso é difícil você ver empresas como Intel e outras fabricantes que trabalhem significativamente em outro ramo.

    Ao que parece a Apple quis fornecer algum chip que competisse melhor talvez com algum controlador simples da placa mãe que não se adequava ao padrão dela.

    Se as pessoas esperam que a Apple possa produzir seus chips centrais com a qualidade que ela procura, podem ter certeza que vai demorar muuuuuito tempo e vão ser tempos de aperto…

  3. Anderson Marques disse:

    Francamente, o business da Apple nunca vai ser produzir processadores…

  4. Knux disse:

    Romulo:

    1- A linha de processadores Atom da Intel tem se mostrado consistentemente pior do que os ARM, tanto em poder de processamento, como em consumo de energia;
    2- A ARM, ela mesma, não produz processadores. Ela projeta e licencia;
    3 -A Apple comprou uma empresa que fabricava processadores ARMs licenciados. Logo, qualquer que seja o chip que a Apple esteja produzindo, é ARM.

    Que a Apple não vai entrar na briga de processadores para computadores pessoais, isso é óbvio… mas os smartphones estão longe de ter um processador hegemônico definido e ela pode muito bem produzir os chips do iphone, uma vez que a intel não conseguiu ainda apresentar uma alternativa que preste tanto do ponto de vista de consumo, como de poder de processamento.

    • Romulo disse:

      A linha de processadores Atom da Intel tem se mostrado consistentemente pior do que os ARM, tanto em poder de processamento, como em consumo de energia;

      Como assim, um Atom comparado a um ARM com a mesma freqüência é ligeiramente mais rápido (ainda assim, modelo de um único núcleo). Estando os modelos da Intel em freqüências conhecidamente maiores e existe ainda modelo de 2 núcleos já, sabe-se que eles são sensivelmente mais rápidos que os processadores ARM de hoje, seria injustificável não usar um ARM em u netbook se fosse diferente
      .

      Realmente, pelo X86 ser praticamente uma arquitetura ”monobloco” comparada a arquitetura seccionada dos processadores ARM, a arquitetura ARM consegue economizar mais energia por abrir mão de muitos circuitos, o X86 por ser muito complexo e ser desnecessariamente completo de mais e possuir muitas instruções em uma arquitetura solida, exige muitos circuitos para tornar todas as instruções funcionais, dificultando a simplificação do processador para melhorar seu consumo. Esse é um problema de escalabilidade inclusive, que é responsável pela dificuldade de portar a arquitetura para o mercado de ultra portáteis.

      Porem a Intel vem investindo em inovações e vem aplicando muita força bruta na arquitetura, já no ano que vem provavelmente poderemos ter um modelo de 32 nm e é certo que no ano que vem modelos mais econômicos e finalmente dispondo de um conjunto de circuitos completos, vão sair para o mercado, mudando drasticamente o desempenho do processador…

      Ano que vem provavelmente veremos o mercado de netbooks finalmente dispor de desempenho pratico semelhante ao dos notebooks.

      A arquiterura ARM promete também… Sugerindo a mudança para os 45 nm, mas mesmo assim, o ano que vem os mercados vão continuar claramente delimitados entre netbooks e computadores de mão.

      A ARM, ela mesma, não produz processadores. Ela projeta e licencia;

      Sei disso… Existe uma infinidade de empresas que possuem licença que alias é barata, a Intel era dona de uma licença, mas desistiu do mercado saturado e competitivo da arquitetura que dificultavam muito o lucro nesse mercado e teve a idéia muito boa de criar o Atom.

      A Apple comprou uma empresa que fabricava processadores ARMs licenciados. Logo, qualquer que seja o chip que a Apple esteja produzindo, é ARM.

      Sei disso, e obviamente não é o chip central do iPhone, e é isso que estava querendo focar, é um chip obviamente simples, sendo que provavelmente a Apple fez isso pois muito provavelmente o leque (antigo e parado) de processadores ARM no mercado com finalidades simples não lhe agradou.

      Que a Apple não vai entrar na briga de processadores para computadores pessoais, isso é óbvio… mas os smartphones estão longe de ter um processador hegemônico definido e ela pode muito bem produzir os chips do iphone, uma vez que a intel não conseguiu ainda apresentar uma alternativa que preste tanto do ponto de vista de consumo, como de poder de processamento.

      Aponto que novamente você se equivocou achando que o Atom é inferior em processamento a um ARM…

      Eu ainda fico a me perguntar, o que a Apple vai fazer que a Samsung ou outra empresa com longa data de pesquisa cientifica nesse ramo não fez… A Samsung já fornece um processador customizado a Apple nas medidas dela e enquanto continuar a usar chips ARM no centro de processamento ela vai continuar achando quem lhe forneça exatamente o que quer … Continuo achando que os interesses da Apple são com periféricos mais simples nos quais o mercado oferece soluções menos flexíveis.

      E mais uma coisa, obviamente o Atom não se encaixa no iPhone, ele não faz uso de tanto desempenho assim, comparado com as ultimas gerações de ARM o processador do iPhone não se destaca.

  5.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player