ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Em cerca de um ano, clonadora vendeu 90 vezes menos máquinas do que pretendiam suas projeções mais pessimistas. Apple também pede que Justiça impeça Psystar de vender seu Rebel EFI.

 

“A fabricante de clones do Mac Psystar, que agora luta pela vida numa corte federal, exibiu planos agressivos para potenciais investidores no ano passado, aos quais disse que venderia 12 milhões de máquinas em 2011. De acordo com uma apresentação exibida pela Psystar a investidores em 2008, a empresa projetou vendas entre 1,45 milhão e 12 milhões de unidades durante o ano de 2011, considerando a primeira estimativa ‘conservadora’ e a segunda, ‘agressiva'”, relata Gregg Keizer no site da revista Computerworld.

Segundo ele, a Psystar tentava convencer investidores a injetar US$ 24 milhões de dólares em suas operações para que pudesse “competir diretamente com a Apple”. “A Psystar disse aos investidores que, segundo suas projeções conservadoras, venderia 70 mil máquinas em 2009, 470 mil e 2010 e 1,45 milhão em 2011. Segundo o modelo agressivo de crescimento, no entanto, os números seriam de 130 mil, 1,87 milhão e 12 milhões durante 2009, 2010 e 2011, respectivamente. Em comparação, em seu ano fiscal de 2009 — encerrado em 30 de setembro — a Apple vendeu 10,4 milhões de Macs

“O Dr. Matthew Lynde, consultor financeiro da Cornerstone Research, disse em declaração enviada [à corte] nesta segunda-feira [que], após mergulhar em faturas, ordens de compra e outros documentos, foi capaz de identificar apenas 768 unidades vendidas de máquinas da Psystar com o Mac OS X preinstalado. ‘A Psystar não contestou minha análise de seus registros financeiros’, acrescentou Lynde”, conta Keizer.

Leia mais no artigo completo de Keizer.

“A Apple detalhou o que quer do juiz William Alsup no julgamento do caso em curso contra a Psystar por produzir e vender clones do Mac sem autorização: uma injunção permanente impedindo a fabricante de PCs de vender computadores com qualquer versão do Mac OS X e de distribuir qualquer produto que ajude a instalar o Mac OS X em PCs”, diz Jeff Gamet no The Mac Observer.

“A Apple está pedindo à corte especificamente que proíba a Psystar de, direta ou indiretamente, contribuir com a violação do copyright da Apple para o Mac OS X, contornando as medidas de proteção do sistema e vendendo quaisquer dispositivos ou componentes que possam ajudar no processo de contornar essas medidas de proteção”, relata ele.

“Em outras palavras, a Apple está pedindo à Justiça que impeça a Psystar de hackear qualquer versão do Mac OS X e também de produzir e vender seu produto Rebel EFI. O Rebel EFI permite ao usuário instalar o Mac OS X em qualquer PC”, conta Gamet.

Leia mais no artigo completo de Gamet.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

2 comentários para “Fracassado de nascença: vendas de clones do Mac da Psystar foram uma fração do planejado”
  1. Knux disse:

    eu não pude deixar de reparar que a psystar instalava o osx sempre da mesma master e depois enviava o disco comprado lacrado. apesar do efeito ser o mesmo de abrir, instalar e mandar com a caixa do disco aberta, isso minou todos os argumentos que ela usou.

    agora o rebelEFI? se o que eu entendi do funcionamento está correto, a apple está querendo monopolizar a implementação de um padrão aberto da intel… vamos ver o que o juíz vai falar.

    • Um dos pontos da defesa da Psystar era o abuso do poder de copyright, e levantava a questão que a EULA era abusiva, o juiz considerou que a EULA da Apple não impedia outras empresas de desenvolverem sistemas operacionais nem de fabricarem computadores, e sendo assim reafirmou a sua validade. Então a Apple pode impedir que outros equipamentos utilizem seu SO.

      A Apple ganhou também todos os outros pontos do processo, violação de copyright, encorajamento de violação de copyright e violação do DCMA.

      O caso do master faz parte da violação de copyright já que a Psystar alegou que tinha direito de fazer cópias do SO o que o juiz julgou abusivo o modo como era feita, além de que não era uma cópia simplesmente, ela alterava o SO.

      Já o RebelEFI vai contra a EULA, encoraja outros a violar o copyright e viola o DCMA já que partes do SO tem que ser descriptografadas para funcionar. O uso da EFI não tem nenhuma relação com a decisão judicial, a EULA é soberana. Sendo assim a Psystar não tem por onde sair. Ela é passado.

  2.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.