ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Não é à toa que a Nokia vem consistentemente perdendo mercado para a Apple e a Research In Motion: à frente de suas decisões estratégicas está alguém incapaz de ver o que acontece em seu redor.

 

Por MARCELO TODARO
Editor

Parece que Steve Ballmer está formando mais um aluno em sua escola de miopia mercadológica e língua solta. O (mau) aluno seria Anssi Vanjoki, chefe de estratégia da finlandesa Nokia.

Como se não bastasse a empresa líder mundial em vendas de celulares ter sido obrigada a reconhecer erros na execução de suas estratégias comerciais que levaram-na a ver seu mercado erodir, o responsável pelas estragégias corporativas da empresa ainda tenta consertar um erro cometendo outro: menosprezar a força da concorrência. Talvez por isso seu mercado tenha diminuído.

“No passado, a Nokia concentrou-se demais em questões técnicas ao invés de aprimorar o design de nossos aparelhos. Mas estou confiante de que agora sabemos o que temos que fazer, que é produzir celulares que sejam fáceis de usar e tenham boa aparência”, disse Vanjoki em artigo de Sandra Louven no site alemão Handelsblatt.

Comentando a atual situação da Nokia e a declaração de Vanjoki, Louven diz que a liderança da Nokia no mercado de celulares sofre crescente e preocupante (para a Nokia) ataque de Apple e Research In Motion, especialmente no segmento de aparelhos de ponta.

“‘Tecnicamente, os aparelhos da Nokia eram muito melhores que o iPhone, mas eram complicados demais de usar’, disse Carolina Milanesi, da firma de pesquisa de mercado Gartner”, relata Louven.

Segundo ela, Vanjoki reconhece que, daqui por diante, é a facilidade de uso que determinará se um produto será ou não bem sucedido.

“Ainda assim, Vanjoki espera que, no fim, a Apple tenha pouca importância no mercado. ‘O desenvolvimento de celulares será similar ao de PCs’, prevê o estrategista-chefe da Nokia. ‘Mesmo com o Mac, a Apple atraiu muita atenção no início, mas ela ainda é uma fabricante de nicho. Será assim também para ela com os celulares'”, conta Louven.

Leia mais no artigo completo (em alemão) de Louven.

Pois é, com um “estrategista-chefe” desses, não é surpresa que a Nokia esteja experimentando uma hemorragia de mercado, de dinheiro e de força de trabalho. Essa desastrada afirmação mostra um “estrategista-chefe” incapaz de perceber o que realmente acontece em seu redor. Taí a prova:

A previsão de Vanjoki lembra outra não menos desastrada feita por Ed Colligan, ex-CEO da Palm, que disse em novembro de 2006 sobre o iPhone: “Aprendemos e lutamos por alguns anos antes de descobrir como produzir um celular decente. Os caras do PC não saberão fazê-lo. Não vão conseguir”. Colligan pressagiou a sorte de sua empresa ao sumir na obscuridade no início deste ano. A frase que provavelmente marcará a carreira de Vanjoki como a que o levou a fazer companhia a Colligan no limbo dos mais infelizes “profetas” da história da tecnologia foi inserida em nosso iCal para satisfação de nosso prazer sádico em desmascarar falastrões da escola de Steve “Boca-Mole” Ballmer toda vez que forem espetacularmente desmentidos pelo mercado.

Tags:, ,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

7 comentários para “Para estrategista da Nokia, iPhone continuará sendo o que já não é mais”
  1. Knux disse:

    o problema da nokia é diversificar demais. é uma pletora de aparelhos e sistemas operacionais redundantes. devia jogar fora o legado do symbian, no máximo mante-lo para celulares barebone, e se ater ao maemo e melhorar o n900.

  2. Marcelo Martins disse:

    Com certeza a Nokia vai falir a Apple vai assumir os 40% de mercado da Nokia no mundo todo com o iPhone.

    COM CERTEZA!!!

  3. Checov disse:

    A Apple só detém mercado nos EUA, essa notícia é tendenciosa e irreal. iPhone está sofrendo queda de vendas em todo o mundo, exceto nos EUA, e a principal culpada disso é a própria Apple com a mesma mania idiota de protecionismo e excesso de manias idiotas e incompetentes que sempre deteve. Além disso o iPhone peca por algo que a Apple nunca havia feito antes: é um aparelho inferior. Só tem beleza, mas quando o usuário se depara com outro aparelho, com recursos inimagináveis até hoje no iPhone, o próximo aparelho comprado certamente não será mais o iPhone. Como não é. No Brasil o iPhone sofreu 40% de perda de vendas nos íltimos 6 meses, enquanto que Nokia, Blackberry, Samsung, Motorola e LG voltaram aos seus patamares de crescimento anteriores. Então, como sempre, este blog se presta somente a contar o lado tendencioso, irreal e fantasioso envolvendo produtos Apple. Aprendam: Apple é só beleza. Se você me disser que usa iPhone pendurado no pescoço para mostrar para os outros, como um pingente de ouro, eu acredito. Mas não me venham dizer que é melhor que outros aparelhos. O symbian é o sistema operacional móvel mais bem-sucedido que já existiu, pela sua solidez, facilidade de desenvolvimento, aplicações disponíveis, dezenas de vezes mais aplicações realmente úteis comparado ao sistema do iPhone, que tem muito lixo que acaba contando como aplicação.

    E tenha dito!

    • Johnny Bravo disse:

      “E tenho mal dito”, você quer dizer.

      Ô gênio da lâmpada, então quer dizer que todas as estatísticas de vendas do mercado estão erradas e só você é que está certo, certo?

      Se nem quando fatos do mundo real lhe são apresentados você acredita, seu problema tem nome: dissonância cognitiva. Felizmente, tem tratamento. Então vá se tratar e depois conversamos.

  4. Caio disse:

    Citando o comentário do Ipso Facto no artigo “Nokia espera estagnação de seu mercado em 2010 enquanto Apple cresce” em http://applemania.info/?p=4906

    “Detalhe: a Nokia está ‘apenas’ umas 130 mil aplicações atrás da Apple. Isso sem mencionar sistema operacional, interface, número de clientes cadastrados na loja de aplicações, facilidade de uso, número de acessórios de terceiros, integração veicular, design industrial… Tá bom ou quer mais? 😉 “

  5. Alex disse:

    Vocês são hilários. Compraram esse peso de papel entitulado iPhone e querem se convencer a todo custo que fizeram um bom negócio! Felizmente corrigi meu próprio erro em vez de ficar dando uma de masoquista. Sim, eu já tive um iPhone 16GB, vi a merd… que fiz, vendi e comprei um N97. Mas, se vocês gostam de sofrer, continuem. Eu me divirto com isso aqui!

    • Johnny Bravo disse:

      Bem, se você prefere ir na contramão do mercado, problema seu. O iPhone não se tornou o sucesso que é por ser uma m(*), como você diz. Ou você acha que cada vez mais gente no mundo resolveu gostar de m(*) e que já não houve tempo suficiente para que o mundo acordasse para a eventual m(*) que o iPhone seria?

      Seja feliz com seu N97. Prefiro estar alinhado com futuro do que permanecer preso ao passado.

  6.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.