ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

“Nokia não quer licenciar para a Apple suas patentes sob ‘termos justos, razoáveis e não discriminatórios’ porque, enquanto a Apple criava uma ‘mudança revolucionária na categoria de celulares’ com o iPhone, a Nokia limitou-se a ficar sentada sobre seus louros”.

 

“Em uma ação-revanche da Apple hoje, ela acusa a Nokia de tentar um truque usando patentes. As patentes em questão são parte de padrões da indústria e, como tal, a Nokia deve licenciá-las sob termos justos e razoáveis, argumenta a Apple. Mas, ao invés, a Nokia tentou espremer a Apple”, diz Erick Schonfeld no TechCrunch.

Segundo ele, a Apple afirma em sua ação:

Ao lidar com a Apple, a Nokia tentou ganhar uma vantagem competitiva injusta cobrando taxas sem garantia para usar patentes que alegadamente cobrem padrões de compatibilidade usados pela indústria.

“Se os argumentos da Apple vão ou não fazer água, a Justiça vai decidir. Mas, com essa revanche, a Apple tem a oportunidade de golpear a Nokia exibindo-a como um concorrente fraco. Se você ler as entrelinhas do processo, verá que o motivo pelo qual a Nokia não quer licenciar para a Apple suas patentes sob ‘termos justos, razoáveis e não discriminatórios’ é porque, enquanto a Apple criava uma ‘mudança revolucionária na categoria de celulares’ com o iPhone, a Nokia limitou-se a ficar sentada sobre seus louros”, comenta Schonfeld.

Em contraste, a Nokia tomou decisões comerciais diferentes e permaneceu concentrada nos aparelhos tradicionais com interfaces convencionais. Como resultado, a Nokia rapidamente perdeu mercado no segmento de celulares de ponta. (…) Em resposta, a Nokia resolveu copiar o iPhone.

“Em outras palavras, a Nokia está perdendo mercado, portanto está jogando com a única arma que ainda lhe resta: patentes”, aponta Schonfeld. “A Apple já é mais lucrativa que a Nokia e não pretende ver seus lucros escoarem pelo ralo pagando licenças exorbitantes”.

Leia mais, incluindo o texto completo do contra-ataque judicial da Apple, no artigo completo de Schonfeld.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

10 comentários para “Em processo-revanche, Apple acusa Nokia de perder o trem e copiar o iPhone”
  1. Ipso Facto disse:

    Não consegue concorrer? Então apele ao litígio. É sempre assim.

    Olli-Pekka Kallasvuo (CEO da Nokia), Anssi Vanjoki (chefe de estratégia corporativa da empresa) e toda cambada de Nokiaboys da empresa finlandesa nunca poderão dizer que não foram avisados:

    Temos promovido o estado-da-arte em cada faceta do design. (…) Temos inovado nisso como loucos nos últimos anos e já requisitamos mais de 200 patentes de todas as invenções contidas no iPhone. E pretendemos protegê-las. (Steve Jobs, CEO da Apple, na apresentação do iPhone, 9 de janeiro de 2007).

    É difícil julgar produtos que ainda não estão no mercado, mas o iPhone já vendeu mais de 17 milhões de unidades até agora e recebeu o mais alto índice de satisfação do usuário em múltiplas pesquisas. Estamos anos à frente em software e isso inclui a App Store. Entramos nesse mercado como uma plataforma de software, ao contrário de muitos que o abordam como um produto de hardware. Gostamos de ter concorrência, contanto que não roubem nossa propriedade intelectual, caso em que iremos atrás deles. Não ficaremos parados ao ver nossa propriedade intelectual ser roubada e usaremos quaisquer armas a nosso alcance [para cessar esse roubo]. (Tim Cook, vice-presidente de operações da Apple, em conferência de anúncio dos resultados do primeiro trimestre fiscal de 2009 da empresa, 21 de janeiro de 2009).

    • “Não consegue concorrer? Então apele ao litígio. É sempre assim.”

      Não é isso que a Apple está fazendo?

      Não é isso que a Apple dizia que faria se alguem copiasse o Multi-Touch (TM) (R) (pra Apple não me processar tb) por exemplo?

    • Farlensia disse:

      ja faz um certo tempo que uma política especifica da Apple é ”pimenta nos olhos do vizinho é refresco”

      Enfim… Empresa com moralidade continua sendo utopia…

      Melhor deixar que se dêem nos dedos…

  2. Farlensia disse:

    Infelizmente essa noticia está se espalhando como água e não consegui encontrar informações sobre o que esta ocorrendo…

    Sabemos qual a patente que a Nokia exige ressarcimento e quanto… agora quais são as outras 11 da Apple? Quais são os detalhes minuciosos do processo?

    Acabei ficando ainda sem uma conclusão…

    • Se eu tenho algo muito bom, eu mostro pra todo mundo, e a Apple é mestre nisso.

      Se eu tenho algo muito ruim, eu escondo.

      Acho que dessa vez a Apple irá perder, e a Nokia vai ser odiada por muita gente.

    • Knux disse:

      a nokia tem patentes que são definidoras dos padrões gsm, edge e 3g. as redes de celulares como conhecemos são assim em grande parte por mérito da nokia. motorola, samsung, rim e outros pequenos fabricantes todos pagam para a nokia.

      a apple provavelmente está buscando algum acordo de troca de patentes… isso, ou está colocando a corda no pescoço.

  3. erivaldo disse:

    em no maximo cinco anos a apple vai sumir do mercado porque todas as concorrentes ja terao feito coisas melhores e mais baratas assim como o ipod que foi tao copiado que ja nem e mais grande coisa

    • Caio disse:

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

      Quando eu parar de rir, comento essa asneira…

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

    • Dee disse:

      como consegues dizer tanto disparate num unico paragrafo?

  4. Steve disse:

    Apple sumir do mapa?? hahahahha
    Erivaldo, qual foi a última vez que leu sobre tecnologia? E o que você andou fazendo este tempo que ficou fora do planeta?
    hahahhahahaha

  5.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.