ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Flash no iPad não vai rolar e o principal motivo é algo do qual ninguém fala. E esse problema não pode ser resolvido pela Apple, nem pela Adobe, ou por nenhum hardware mágico novo.

 

Em artigo publicado no RoughlyDrafted, Daniel Eran Dilger cita Morgan Adams, desenvolvedor de conteúdo interativo em Flash que conhece bem os meandros dessa tecnologia e fornece uma interessante perspectiva sobre o Flash no iPad.

Os comentários de Adams incluem:

“Sou suspeito para falar. Sou desenvolvedor em tempo integral em Flash e adoraria ser pago para fazer sites em Flash para o iPad. Eu queria que isso fizesse sentido, mas não faz. O Flash no iPad não vai (e não deve) acontecer e o principal motivo disso, conforme vejo o problema, é um do qual ninguém fala: os atuais sites em Flash nunca funcionariam bem aparelhos com telas sensíveis a toque. E esse problema não pode ser resolvido pela Apple, nem pela Adobe, ou por nenhum hardware mágico novo.”

Segundo Adams, o problema não tem a ver com desempenho, consumo de bateria ou instabilidade — ainda que tais problemas realmente existam —, e sim com a questão de apontar com o mouse. Ele explica que não há como fazer essa função funcionar com o dedo (ou mesmo com um stylus) numa tela de toque porque, nesse tipo de tela, apontar para algo sem clicar implicaria em manter o dedo levemente elevado no ar, caso em que o aparelho não reconheceria o gesto.

“Muitos (se não todos) os jogos, menus e até reprodutores de vídeo em Flash requerem um ponteiro do mouse visível. Esses programas são escritos para fazer distinção entre apontar para algo e clicar. Essa distinção é fundamental no projeto de aplicações interativas e vital no uso básico do conteúdo em Flash. Novo conteúdo em Flash concebido para uso em telas de toque pode ser criado, mas as pessoas querem que os atuais sites em Flash também funcionem — todos eles, não apenas uns aqui e outros ali, e de maneira usável. Isso é impossível, não importa o quê. Tudo que Apple e Adobe poderiam fazer é tornar o atual conteúdo em Flash visível. Poderia ser visto, mas não funcionaria. O usuário detestaria essa promessa não cumprida muito mais do que detesta espaços em branco nas páginas, banners faltando e a necessidade de baixar um jogo da Apple Store uma única vez ao invés de ter que recarregá-lo toda vez que se visita uma página em Flash do jogo”.

Além disso, observa ele, alguns sites feitos em Flash requerem o uso do clique com o botão direito (como para acesso a recursos de segurança) e muitos dependem até de teclado físico. “Um teclado virtual numa tela de toque não suporta esse tipo de combinação. E a exibição do teclado virtual na tela atrapalharia a visualização do jogo também. Jogos numa tela de toque requerem controles específicos para essas telas”.

“Como desenvolvedor em Flash, imagine meu constrangimento ao ver que meu próprio site animado não funciona num novíssimo iPhone! Então parei para pensar e criei novas animações usando as capacidades de animação CSS do WebKit. Agora os usuários de computadores desktop verão o Flash do adamsi.com, mas os de iPhone versão animações também. Pode ser feito”, conclui Adams.

Leia muito mais detalhes no extenso e altamente recomendável artigo completo de Dilger.

Bookmark and Share
Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

5 comentários para “Por que o Flash não funciona no iPad, iPhone e iPod touch”
  1. Knux disse:

    o mesmo problema ocorre com html5 e javascript… o problema é bem outro, não precisa ficar arrumando desculpa.

  2. MikeNeo disse:

    Pois é, é o mesmo problema também de ter uma tablet com um sistema full, seja windows 7 ou macosx. O sistema foi construído pra funcionar com mouse e teclado. Não tem com adaptar rapidamente para um multitouch, tem que repensar todo o sistema para esse tipo de entrada.

  3. Marcelo Martins disse:

    No 5800 funciona.

  4. Steve disse:

    O Adobe Air 2.0 tem suporte a multitouch, mas vale lembrar que ainda é beta.

  5. Aloisio disse:

    Desculpe minha ignorância, mas então quer dizer que se eu comprar um monitor para pc sensível ao toque (como estou pensando em comprar), o flash não vai funcionar direito? Ou não funciona somente em pc tablet?

  6.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player