ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 

Apple x Google: começou a terceira guerra mundial (parte II)

Ao lançar serviço de publicidade móvel iAd, empresa de Steve Jobs lança um ataque direto ao coração do modelo de negócio da empresa de Eric Schmidt.

 

“A Apple declarou guerra à Google no campo de batalha da propaganda móvel nesta quinta-feira ao anunciar sua rede iAd para o iPhone. A medida é um ataque direto ao coração do modelo de negócio da rival do Vale do Silício à medida que planeja expandir sua atuação a outros aparelhos móvels [além do iPhone]”, dizem Chris Nuttall e Richard Waters no site do jornal The Financial Times.

Segundo eles, o diretor-presidente da Apple, Steve Jobs, disse que a propaganda online baseada em buscas não faz parte do futuro dos aparelhos de mão porque o usuário tende a passar mais tempo dentro de aplicações do que navegando na Internet. “‘Num aparelho de mão, as buscas não funcionam como no desktop. O usuário está usando as aplicações para encontrar as informações de que precisa na Internet ao invés de fazer buscas generalizadas’, disse Jobs”.

Nuttall e Waters lembram que a Apple anunciou que lançará sua rede iAd no iPhone, iPod touch e iPad este ano e observam que, em fevereiro, o iPhone e o iPod touch responderam por 40% da publicidade online servida pela AdMob, uma das maiores redes de propaganda online da Internet — sinal do predomínio da plataforma de software da Apple no mercado de publicidade móvel.

No novo modelo de propaganda online da Apple, que é parte da atualização 4.0 do sistema operacional da empresa para seus aparelhos de mão, a Apple oferecerá anúncios dentro das aplicações e repassará 60% da receita aos desenvolvedores.

“A Google anunciou a compra da rede AdMob em novembro por US$ 750 milhões, mas a Federal Trade Commission (FTC) está avaliando o negócio. Os advogados da FTC encontraram evidências que podem barrar a compra da AdMob pela Google, embora ainda tenham que decidir se recomendarão tal ação, segundo duas pessoas familiares à situação”, relatam Nuttall e Waters.

Leia mais no artigo completo (assinatura requerida) de Nuttall e Waters.

Bookmark and Share

4 opiniões sobre “Apple x Google: começou a terceira guerra mundial (parte II)”

  1. Dois pontos a considerar:

    1. Jobs afirmou ontem (8/4) que a Google arrebatou a AdMob da Apple porque não queria que a Apple ficasse com ela. Não é do feitio de Jobs fazer bravatas diante da imprensa. O motivo dessa declaração ainda não está totalmente claro, mas talvez tenha sido um recado à FTC.

    2. Se a Google acabar ficando com a AdMod, terá pago 10 vezes mais do que o quanto realmente vale.

    Você também não tem a impressão de que Eric Schmidt parece ter começado a seguir a cartilha de Steve Ballmer?

Os comentários estão encerrados.