ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 

RealMoney: Microsoft luta para manter-se relevante diante da Apple

Não que a concorrência com a Apple esteja prejudicando o crescimento da Microsoft, e sim que as coisas que a Apple faz direito são as que a Microsoft faz errado.

 

“A questão envolvendo a Microsoft é: você pode ser um touro de curto prazo ou um urso de longo prazo. O problema da Microsoft é de longo prazo e ele tem um nome: Apple. Não que a concorrência com a Apple esteja prejudicando o crescimento da Microsoft, não é o caso. O caso é que as coisas que a Apple faz direito são as que a Microsoft faz errado. Em outras palavras: o sucesso da Apple encolheu os prospectos de crescimento da Microsoft”, diz Gary Dvorchak no RealMoney.

Segundo ele, o que impulsiona a indústria da tecnologia é a inovação, cenário em que a Microsoft participa mais como seguidora de tendências do que como ditadora delas. “Nos segmentos em que historicamente seus produtos configuram-se como sua galinha dos ovos de ouro — o de sistemas operacionais e o do Office —, a empresa oferece poucos novos recursos relevantes capazes de levar a um upgrade em massa”.

“Em categorias de crescimento mais recente, como a da computação móvel, a Microsoft geralmente não é uma participante de relevância. (…) A vantagem competitiva chave da Apple — razão pela qual pode criar produtos tão bons — é a integração de hardware com software. A Microsoft está de certa forma atolada na multidão de plataformas de hardware às quais precisa dar suporte, o que inevitavelmente cria uma experiência pobre para o usuário. Vejo como alta a probabilidade de a Microsoft comprar uma empresa de PCs — talvez a Dell — e uma de aparelhos de mão — talvez a RIM? — para que possa começar a oferecer um produto mais robusto e totalmente integrado capaz de se nivelar com as ofertas da Apple”, opina Dvorchak.

“Se não for assim, creio que a Microsoft vai continuar patinando para oferecer produtos relevantes”, avalia ele.

Leia mais no artigo completo de Dvorchak.

Bookmark and Share