ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Acentuada queda nas vendas dos sub-laptops coincidiu com a entrada do iPad no mercado. Crescimento das vendas dos netbooks continua caindo.

 

“Há um gráfico interessante num relatório a clientes emitido nesta quinta-feira [6] por Katy Huberty, do [banco] Morgan Stanley”, diz Philip Elmer-DeWitt no site da revista Fortune.

O gráfico a que se refere pode ser visto abaixo.

“O que me saltou aos olhos, no entanto, foi que sua pesquisa proprietária mostra o impacto do iPad e outros tablets no mercado de eletrônicos de consumo, a começar com os netbooks. Como mostra seu gráfico, o crescimento das vendas desses dispositivos computacionais de baixo custo e potência teve um pico no último verão, com estonteantes 641% de crescimento ano-a-ano. Mas até janeiro já tinha caído de um penhasco e encolheu ainda mais em abril — efeito colateral, de acordo com Huberty, da apresentação do iPad em janeiro e de seu lançamento em abril”, relata Elmer-DeWitt.

Ele observa que o cálculo de tempo feito por Huberty pode estar um pouco fora da linha, visto que a Apple não apresentou o iPad senão em 27 de janeiro, embora os dados da firma de pesquisa de mercado NPD citados por ela datem do dia 10 (mas naquela época os rumores eram muito fortes e sem dúvida causaram impacto no mercado). “Todavia, em defesa de sua teoria, ela oferece pesquisa conduzida pelo Morgan Stanley/Alphawise em março que descobriu que 44% dos consumidores americanos que planejavam comprar um iPad disseram que o preferiam em lugar de um netbook ou laptop”.

Ainda de acordo com Elmer-DeWitt, a pesquisa sugere que o próximo produto a ser canibalizado pelo iPad é o iPod touch.

Leia mais no artigo completo de Elmer-DeWitt.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

7 comentários para “Fortune: iPad está destruindo o negócio do netbook”
  1. Ipso Facto disse:

    Cada netbook a menos vendido significa também uma venda a menos para a Microsoft e uma a mais para o iPhone OS. Cuidado com as cadeiras voadoras! 😉

    Agora, para nossa sádica diversão:

    O mercado de tablets tem sido apenas um mercado de nicho ao longo dos anos e esperava-se que a Apple sonhasse com um novo paradigma que mudasse isso. Do que tenho visto e ouvido, não será desta vez. (John “Saco-de-Banha” Dvorak, sobre o iPad, MarketWatch, 29 de janeiro de 2010.)

    Sabe, sou um grande crente no toque e na leitura digital, mas ainda acho que alguma mistura de voz, caneta e teclado físico — em outras palavras, um netbook — é o que vai prevalecer. (…) É um bom leitor, mas não há nada no iPad que eu veja e diga ‘Oh, eu queria que a Microsoft tivesse feito isso’. (Bill Gates, presidente da Microsoft e eterno aspirante a “visionário”, 10 de fevereiro de 2010.)

    O iPad não será o próximo sucesso da Apple. (John “Saco-de-Banha” Dvorak, MarketWatch, 12 de fevereiro de 2010.)

    O iPad tem menos capacidades que um netbook em tamanho similar. Não é um bom começo. (Lee Gomes, Forbes, 5 de março de 2010.)

    O iPad vai bombar nos gráficos de publicidade nesta semana quando for lançado, mas os netbooks ainda liderarão os gráficos de vendas e venderão muito mais que o iPad num futuro previsível. O iPad permanecerá sendo um aparelho caro e de nicho, comparado ao netbook faz-tudo. (Preston Gralla, PC World, 30 de março de 2010.)

    Quem quer que creia que essa coisa vai mudar o jogo é um tolo. (Paul Thurrott, SuperSite for Windows, 5 de abril de 2010.)

    A propósito, cadê os debochados que vinham cacarejar que o iPad tinha sido eleito o fiasco do ano por um site espanhol? Que foi, o gato comeu os dedos deles? 😉

  2. Wesley disse:

    A venda de netbooks tem caido desde o inicio de 2009 – e nao 2010. Além disso muitos estão comprando notebooks ao invés de netbooks, principalmente depois do lançamento do Windows 7.
    http://www.zdnet.com/blog/btl/idc-pc-shipments-roared-back-in-the-fourth-quarter/29527

    A notícia original do iPad canibalizar netbooks é criticada nos comentarios da própria Fortune http://tech.fortune.cnn.com/2010/05/06/how-the-ipad-gobbles-up-netbook-sales/ e http://community.winsupersite.com/blogs/paul/archive/2010/05/06/sorry-but-the-ipad-is-not-killing-netbook-sales.aspx expõe a mentira.

    • Caio disse:

      Mentira ou a visão do campo de distorção da realidade de alguém que faz parte da folha de pagamento da Microsoft?

      Pelo jeito você não sabe quem é Paul Thurrott, nem a que o seu “Supersite for Windows” se propõe.

      • Wesley disse:

        Ninguém acerta sempre, mas o artigo dele sobre o assunto é bastante técnico e esclarecedor, e cheio de estatísticas. No final, ele pergunta “Who you gonna believe? An Apple blogger from a web site and a Morgan Stanley employee? Or IDC and The Wall Street Journal?”

        Ué, o campo de distorção da realidade é algo da Apple
        http://en.wikipedia.org/wiki/Reality_distortion_field

    • Victor disse:

      Quando o Mac OS X 10.5 Leopard foi lançado, em 2007, esse gênio aí escreveu um risível artigo dizendo, entre muitas outras bobagens, que o melhor recurso novo do Leopard era o Windows Vista. Dá pra acreditar?

      Paul Thurrott normalmente é dado a escrever críticas vazias contra a Apple e, de uma publicação pró-Windows comandada por ele, não se pode esperar nada diferente.

      Tal como ocorreu em todas as outras vezes, o tempo se encarregará de colocar mais essa pérola de Thurrott no seu devido lugar: o limbo povoado pelas bobagens vomitadas pelos pretensos entendidos do mercado. Quem não acredita é só esperar para ver.

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player