ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Usuários do Android muito provavelmente não fazem idéia de que a Google tem a capacidade de instalar ou remover remotamente aplicações de seus celulares sem seu conhecimento ou permissão.

 

“A capacidade de remoção remota que a Google usou recentemente para remover uma aplicação perigosa de alguns celulares Android não é o único recurso de controle remoto que a empresa embutiu em seu sistema operacional para celulares. Descobriu-se que o Android também inclui recurso que permite à Google instalar remotamente aplicações nos celulares dos usuários”, diz Dennis Fisher no ThreatPost.

“Jon Oberheide, pesquisador de segurança que desenvolveu a aplicação que a Google removeu remotamente de celulares Android, notou durante sua pesquisa que o Android OS inclui um recurso chamado INSTALL_ASSET que permite à Google instalar remotamente aplicações nos aparelhos dos usuários. ‘Não sei em que se basearam para tomar essa decisão. Talvez tenham percebido que, se podiam remover remotamente, poderiam instalar também’, disse Oberheide em entrevista. ‘Não sei se já usaram esse recurso’”, relata Fisher.

“Muitos, senão a maioria, dos usuários do Android provavelmente não faziam idéia de que a função REMOVE_ASSET existia. O uso dela pela Google gerou bastante publicidade e preocupações com privacidade e segurança para os usuários do Android. No entanto, Oberheide, co-fundador da novata Scio Security e doutorando na Universidade de Michigan, disse que isso não é tão interessante quanto o que há no outro lado da equação. ‘A plataforma Android não só permite a remoção remota de aplicações via REMOVE_ASSET como também permite a instalação remota de novas aplicações com o INSTALL_ASSET. Se alguém estiver indignado com a Google por ter a capacidade de matar aplicações remotamente (pessoalmente, prefiro pensar no ganho potencial em segurança dessa funcionalidade), temo o que possam pensar do recurso INSTALL_ASSET’, escreveu ele em um blog no qual explica sua pesquisa e os recursos de remoção e instalação”, conta Fisher.

Leia mais no artigo completo de Fisher.

Bookmark and Share
Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

2 comentários para “Google pode remotamente apagar ou instalar aplicações em celulares Android”
  1. Ipso Facto disse:

    Instalar aplicações remotamente sem a permissão ou conhecimento do usuário? Substitua Google por Apple nessa notícia e imagine o furor que isso causaria! Como é a Google, não tem tanta importância, certo? :-(

  2. Steve disse:

    Se fosse a Apple iam dizer que o iOS tem um backdoor, mas como Google não gera noticia.

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player