ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 

Google pode remotamente apagar ou instalar aplicações em celulares Android

Usuários do Android muito provavelmente não fazem idéia de que a Google tem a capacidade de instalar ou remover remotamente aplicações de seus celulares sem seu conhecimento ou permissão.

 

“A capacidade de remoção remota que a Google usou recentemente para remover uma aplicação perigosa de alguns celulares Android não é o único recurso de controle remoto que a empresa embutiu em seu sistema operacional para celulares. Descobriu-se que o Android também inclui recurso que permite à Google instalar remotamente aplicações nos celulares dos usuários”, diz Dennis Fisher no ThreatPost.

“Jon Oberheide, pesquisador de segurança que desenvolveu a aplicação que a Google removeu remotamente de celulares Android, notou durante sua pesquisa que o Android OS inclui um recurso chamado INSTALL_ASSET que permite à Google instalar remotamente aplicações nos aparelhos dos usuários. ‘Não sei em que se basearam para tomar essa decisão. Talvez tenham percebido que, se podiam remover remotamente, poderiam instalar também’, disse Oberheide em entrevista. ‘Não sei se já usaram esse recurso'”, relata Fisher.

“Muitos, senão a maioria, dos usuários do Android provavelmente não faziam idéia de que a função REMOVE_ASSET existia. O uso dela pela Google gerou bastante publicidade e preocupações com privacidade e segurança para os usuários do Android. No entanto, Oberheide, co-fundador da novata Scio Security e doutorando na Universidade de Michigan, disse que isso não é tão interessante quanto o que há no outro lado da equação. ‘A plataforma Android não só permite a remoção remota de aplicações via REMOVE_ASSET como também permite a instalação remota de novas aplicações com o INSTALL_ASSET. Se alguém estiver indignado com a Google por ter a capacidade de matar aplicações remotamente (pessoalmente, prefiro pensar no ganho potencial em segurança dessa funcionalidade), temo o que possam pensar do recurso INSTALL_ASSET’, escreveu ele em um blog no qual explica sua pesquisa e os recursos de remoção e instalação”, conta Fisher.

Leia mais no artigo completo de Fisher.

Bookmark and Share

2 opiniões sobre “Google pode remotamente apagar ou instalar aplicações em celulares Android”

  1. Instalar aplicações remotamente sem a permissão ou conhecimento do usuário? Substitua Google por Apple nessa notícia e imagine o furor que isso causaria! Como é a Google, não tem tanta importância, certo? :-(

Os comentários estão encerrados.