ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Especializado em eletromagnetismo, engenheiro aponta erros no procedimento de teste do iPhone 4 feito pelo Consumer Reports.

 

“Permita-me começar dizendo que na maior parte de minha carreira trabalhei como engenheiro em eletromagnetismo dedicado ao mesmo tipo de problema que o iPhone 4 está enfrentando. Mas isto não é sobre mim, e sim sobre a Consumer Reports e seu não tão científico teste do iPhone 4”, diz Bob Egan em seu blog.

“Os engenheiros de radiofrequência do Consumer Reports deveriam saber que um teste para avaliar problemas desse tipo, feito no âmbito da engenharia, deveria ser feito em uma sala blindada. E certamente não com gente dentro. Para executar um teste razoavelmente científico, o iPhone deveria ter sido colocado num pedestal não metálico em uma câmara anecóica. O simulador de estação base deveria ter sido colocado fora da câmara e ter uma antena calibrada e aprumada saindo dele e entrando na câmara. Não vi o Consumer Reports afirmando diretamente que o efeito dos dedos reduz a sensibilidade do iPhone em 20 dB, como alegado por aí, mas, a menos que o Consumer Reports tenha feito a conexão a um ponto funcional dentro do iPhone, esse número é fantasia. Mesmo do modo como parece terem testado o problema — variando os níveis do simulador de estação base —, eles parecem assumir que o receptor/transmissor do iPhone opera linearmente, o que é uma presunção pobre”, critica Egan.

“Do que tenho visto nas notícias, o Consumer Reports simplesmente replicou os mesmos experimentos não científicos e não controlados que muitos blogs realizaram”, alfineta ele.

“Não estou dizendo que [o iPhone 4] não tem um problema e ele seguramente tem. Mas me pergunto: se o algoritmo das barras de sinal não estivesse errado, quantos estariam falando desse problema na antena? Também não sei que parcela de culpa cabe à Apple e que parcela cabe à rede da AT&T. E não sabemos como o efeito observado é ou não similar em outros aparelhos. Também não sabemos se colocar um dedo na ponte da antena está afetando ela própria ou o receptor dela. E o Consumer Reports também não sabe de nada disso”, pondera Egan.

Leia mais no artigo completo de Egan.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

23 comentários para “Engenheiro: por que a avaliação do iPhone 4 pelo Consumer Reports é falha”
  1. Ipso Facto disse:

    Eu não poderia estar menos surpreso. 😉

  2. Knux disse:

    Não que o “engenheiro de eletromagnetismo” (ainda vou consultar no CREA para ver se essa modalidade existe e onde é oferecido o curso) fosse se importar com isso, afinal ele sabe que a afirmação não foi feita na CR.

    A variação de 20dB foi medida por um aplicativo de iPhone desenvolvido para os editores do Engadget. Desnecessário dizer que não importa onde dentro do telefone a perda ocorre, ela foi medida pelo software do próprio iphone (e nesse caso não está sujeita a interpretação de algoritmo de barrinhas, é um valor bruto).

    Claro que esse app nunca será aprovado na App Store, mas seria legal ver o autor liberar o código para outras pessoas testarem.

    Longe de seguir o método científico, o artigo do Engadget aponta muito bem que a suspeita é válida. Medições feitas em vários pontos, de várias cidades, em vários países e com operadoras diferentes.

    http://www.engadget.com/2010/07/13/yes-the-iphone-4-is-broken-no-the-iphone-4-is-not-broken/

    Esse problema da antena me parece estar longe de ser o fim dos tempos que alguns gritam e parece afetar em intensidade diferente alguns aparelhos, como pode ser lido no artigo acima.

  3. Wesley disse:

    O iPhone 4 é o “Windows Vista” da Apple: ele funciona para alguns, e não funciona para outros. E enquanto isso, a imagem da empresa vai se queimando aos poucos por causa dele.

  4. Thiago disse:

    Bom, se o problema possa ser que os engenheiros seguraram onde nao deviam, por que os outros aparelhos das outras fabricantes não apresentaram o mesmo problema ?
    Gosto muito do iPhone, mas ele ainda peca em muitos requisitos como a liberdade do usuario.
    Mas esse de dizer que não pode tocar aqui porque vai cair o sinal é palhaçada. As outras fabricantes aconselham o mesmo, porem o sinal nunca cai.
    A apple pecou no que é basico num telefone mesmo que as pessoa nem o usem.
    Por enquanto fico com meu 3gs firmware 3.1.3
    acho que a apple deveria pedir a Nokia como se deve proceder para projetar um celular.
    Desculpem caros colegas, mas vamos ser sensatos, a Nokia tem mais gabarito do que a apple pra fazer um telefone, mesmo que os celulares nokia sejam uma porcaria em experiencia com o usuario.

    • Johnny Bravo disse:

      Quem disse a você que aparelhos de outros fabricantes não apresentam o mesmo problema?

      É bom você dar uma olhada nisto:

      http://applemania.info/?p=5593#comment-1683

      E também nisto:

      http://applemania.info/?p=5597
      http://applemania.info/?p=5572

      • Thiago disse:

        Desculpe caro colega Bravo, realmente as outras fabricantes possuem erros também, porém são casos isolados. Ja o iPhone 4 o problema é geral, e me pergunto o por que da demora pra lançar uma simples correção de calculo da intensidade de sinal. Sera mesmo que é software, ou hardware ?
        A apple tem que se pronunciar logo sobre isso porque cada dia que passa as empresas especializadas mostram com testes que o aparelho apresenta problemas.
        Quanto antes ela admitir que errou (se errou) é melhor para a empresa, do que continuar a vender um aparelho com defeito.

        • Johnny Bravo disse:

          Ja o iPhone 4 o problema é geral

          Errado. Não é geral no iPhone. Se você tivesse prestado atenção ao que leu, teria notado que há muita gente relatando não ter problema algum em seu iPhone 4. Acontece em uns casos e em outros não, assim como no das outras marcas também.

          Vamos parar de procurar pelo em casca de ovo para ter o que criticar no iPhone, sim? Atenhamo-nos aos fatos: o problema não é geral no iPhone 4. Há quem tenha e há quem não tenha. Leia os artigos mais recentes para saber disso.

          • Thiago disse:

            OK, só me reponda isso:

            http://www.gizmodo.com.br/conteudo/por-que-uma-atualizacao-da-apple-nao-vai-resolver-o-problema-de-sinal-do-iphone-4

            http://macmagazine.uol.com.br/2010/07/07/applecare-reconhece-problema-de-antena-do-iphone-4-update-de-software-nao-o-resolvera/

            depois que li isso, concordo contigo que não é erro geral, rsrsr

            o colega não está sendo imparcial, e sim afirmando com palavras de pessoas que só dizem que não há perca de sinal, admiro que vc queira defender a apple, também defendo, mas não vivo com os olhos fechados, e defender um produto que tem dificuldade de conecção é piada.
            Por isso para acabar com essa discussão que não só acontece aqui, mas em outros lugares também, que prove com videos que o problema não acontecem, do que só afirmar com links de pessoas dizendo (e só dizendo) que não há nada de errado com o nivel de energia XT do produto, caso contrario, fico com as afirmações provadas por empresas e por videos de usuarios que há sim o problema.
            obrigado !

            • Johnny Bravo disse:

              Thiago,

              Você acaba de dar uma cabal demonstração do porquê o Brasil costuma se sair tão mal nos exames de compreensão de textos realizados por alunos de escolas secundárias de todo o mundo.

              Impressionante como você simplesmente NÃO foi capaz de entender o que escrevi!

              Queira, por gentileza, apontar onde foi que eu disse que o iPhone 4 não tem problema nenhum.

              Pela enésima vez (e que será a última: se você continuar não entendendo, sinto muito): não há ninguém dizendo que o iPhone 4 não tem problema (portanto, seus links foram inúteis). O que eu disse é que, assim como esse problema se manifesta para alguns, para outros não (e não me cabe tentar explicar porquê, esses simplesmente dizem que não notaram nada errado e ponto).

              Será que você conseguiu entender agora? Ou preciso desenhar?

              O detalhe que você e os demais interessados em criticar o iPhone e a Apple a qualquer custo não percebem é que a parcela dos que não tem problemas em seu iPhone 4 é BEM maior do que a dos que tem. E todo esse barulho feito pela mídia está sendo feito sobre a pequena parcela dos que tem.

              Saiu agora pouco mais um artigo que peço-lhe que leia:

              http://applemania.info/?p=5631

              Desse artigo eu gostaria de destacar pra você o seguinte:

              — O grupo dos insatisfeitos com o iPhone 4 é bem menor do que o de satisfeitos pelo simples fato de a taxa de devolução ser bem pequena.

              — Hoje, o prazo de entrega do iPhone 4 na loja online da Apple é de três semanas, sugerindo que a demanda está alta. Ora, pra quê alguém iria submeter-se a esperar tanto tempo por um aparelho defeituoso? Masoquismo?

              Eis os fatos: a mídia está exagerando sobre um problema técnico de menor importância. Vários colunistas já disseram isso (leia os artigos relacionados, acima). Não há razão para essa comoção toda. Portanto, se aceita um conselho, atenha-se a fatos do mundo real ao invés do ilusionismo criado pela mídia papaclique querendo aumentar a dimensão do problema a fim de atrair mais tráfego aos seus sites em busca de mais receita com publicidade. E o fato é que, como eu disse, a parcela de usuários insatisfeitos é bem menor do que a de satisfeitos, do contrário o aparelho estaria sendo devolvido em massa. E isso não está ocorrento. Portanto, qualquer pessoa inteligente concluiria que é porque o problema não é tão grande quanto a mídia pinta.

              E é por isso que gosto tanto deste site: porque ele não é maria-vai-com-as-outras.

              Capisce?

              Esta é minha última manifestação sobre o assunto com você. Eu já disse o que tinha que dizer. Falei até bem mais do que devia, pois para bom entendedor meia palavra basta. E tenho uma vida pra cuidar.

              Um abraço!

              • Thiago disse:

                rsrs caro Johnny Bravo, fico surpreso que tenha se rebaixado a ponto de me criticar diretamente.
                Pois bem, já que temos que falar o português claro, por quê não se atentou em responder minhas dúvidas, do que apenas enrolar mais a conversa ?
                Muitas pessoas não passam em vestibulares porque não sabem defender uma idéia até o final, e foi o que você fez. Me criticou, falou sobre midia, loja da apple vendendo bastante, só enxeu linguiça.
                O interessante é que você classifica isso como “um problema técnico de menor importância”, ai é alienação pura meu colega.
                Creio que outros leitores não classificariam isso como “mero problema técnico”, ou será que no futuro o iphone 5 trará a função de “ligação” como algo revolucionário ?
                Poupe-me dos seus comentários que tentam disfarçar um problema existente, já não estou conversando com um colega para trocar idéias e aprimorar nossos conhecimentos, mas sim com um “Fanboy” que aparenta ser alienado, e que não adimite o problema do produto. Eu pedi que me mostrasse quem não tem o problema, ou para um bom entendedor: “provasse” sua teoria.
                Caro colega Johnny Bravo, compreendi o que escreveste. Se algumas pessoas não tiveram problemas, logo logo irão ter, pelo simples fato do aparelho ter saido assim de fabrica.
                Novamente te pesso, não me mostre links, ou usar belas palavras para mostrar que domina a língua portuguesa, ou só dizer que algumas pessoas não tem o problema, mas prove o que pedi.
                Caso queira desenhar, fique a vontade, sou arquiteto, e na minha profissão, às vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras !
                Um abraço e espero manter o bom nível de conversa que temos no fórum.

                • Zumbi dos Palmares disse:

                  Thiago,

                  Considerando que o Johnny já encerrou com você (e provavelmente nem vai ler o que você escreveu), vou continuar por ele.

                  Se você é arquiteto, presume-se que tenha um bom nível intelectual. Isto posto, me pergunto por quê você insiste em afirmar que o Johnny nega que o iPhone tem problemas. Desculpe, mas, diante de tudo o que ele disse, sua acusação soa a leviandade. As palavras dele estão escritas acima para quem quiser ver e o que você o acusa de ter dito não foi o que ele disse.

                  Outra coisa: não foi ele que classificou o problema como de menor importância. Isso é outra quase leviandade. Se você tivesse lido os artigos que ele indicou, saberia disso e não estaria batendo numa tecla desafinada.

                  Pare de fazer charminho e procure informar-se melhor lendo os artigos recomendados. Faça a si mesmo esse favor. Assim, quem sabe tenha melhores elementos para argumentar sem recorrer a afirmações e acusações infundadas. Afinal, é você mesmo que quer manter o nível, não é? Então não caia na armadilha do “faça o que digo mas não faça o que faço”.

                  Um abraço!

                • Caio disse:

                  Thiago, que papelão! Estou acompanhando a conversa entre vocês dois e, desculpa cara, mas você perdeu totalmente a razão.

                  Você não aceitar os argumentos de alguém é uma coisa, agora dizer que ele não deu respostas é outra bem diferente.

                  Lamentável…

                • Jairo disse:

                  Entre a argumentação do Thiago e a do Johnny, sou mais a do Johnny. É mais coerente. O Thiago parece ter simplesmente optado por crer que o iPhone 4 tem um defeito que afeta todo mundo, o que não é verdade. Mesmo não sendo verdade, ele teima e insiste e bate o pé que é.

                • Maurício disse:

                  Só um detalhe caro arquiteto … PEÇO e não PESSO … Jesus!

                • Victor disse:

                  Eis aqui o golpe de misericórdia na argumentação do Thiago arquiteto:

                  Engadget: “por enquanto, podemos dizer com alguma segurança que nem todos são afetados e esses parecem ser minoria”.
                  http://applemania.info/?p=5637

                  Pena que ele seja do tipo que prefere dar uma de avestruz (enfiar a cabeça na terra) para não saber dos fatos e, com isso, ter uma desculpa para continuar malhando o iPhone.

  5. Hugo disse:

    A conversa está quente aqui rsrs

    to querendo um iphone 4, mas depois que li os comentários e os links que o thiago e o johnny mandaram fiquei em dúvidas ….

    pelo que vi, ninguém provou ainda pro thiago que ele ta errado como ele ta pedindo ai, (mostrar pra ele em videos) seria interessante
    e o johnny só falou e falou
    galera, me ajudem ai, quero esse novo iphone, mas não entendo nada do que vcs estão falando, os colegas podem me ajudar ? quero esse brinquedo novo , mas funcionando hehehe

    • Jairo disse:

      Hugo,

      Logo abaixo do artigo há uma relação de artigos relacionados cuja leitura dissipará suas dúvidas. Comece pelo mais recente e vá seguindo.

      Um abraço!

  6. Nogueira disse:

    Esta semana tive a oportunidade de experimentar o celular Samsung Galaxy S. É muito bom. Sistema Android da Google. A tela é bem melhor que a do iPhone, tanto no tamanho como na visualização, que é bem nítida. Tem até recepção de televisão digital. O iPhone nem rádio tem.
    Tenho um iPhone 3GS e estava pensando em trocar pelo iPhone 4, mas depois de ler comentários sobre os defeitos do iPhone 4, principalmente no que se refere a recepção, e depois de experimentar o Samsung Galaxy S, parei de pensar no iPhone 4. Cansei de pagar caro para ser enganado pela Apple. A Apple se vangloria de ter mais de 150.000 aplicativos para o iPhone. Todavia, a maioria desses aplicativos é puro lixo. Uma pergunta: Por que o Código do Consumidor não se aplica à Apple? Quando compramos um aplicativo na iTunes Store, e o aplicativa não presta ou não funciona, por que não podemos receber o dinheiro de volta?
    Com certeza, prefiro o Samsung Galaxy S. O único problema vai ser o preço. Parece que vai custar em torno de R$ 2.400,00, o que, convenhamos, é um preço muito alto para o mercado brasileiro.

    • Johnny Bravo disse:

      Nogueira,

      Que você tenha gostado do Samsung Galaxy é uma coisa, mas daí a ficar inventando problemas para criticar o iPhone é outra.

      Vejamos:

      A tela é bem melhor que a do iPhone, tanto no tamanho como na visualização, que é bem nítida.

      A tela é melhor que a de QUAL iPhone? Você já viu a do iPhone 4 que está sendo tão aclamanda pela mídia especializada como a melhor do mundo? Tenho certeza que não. Dê uma olhada aqui:

      http://www.apple.com/br/iphone/features.html#iphone-retina

      Se você está comparando seu Samsung com algum modelo de iPhone de geração anterior, sua comparação tem validade nula. Seria o mesmo que comparar um Mercedes 2010 com um BMW 2005.

      Essa foi a primeira de suas generalizações rasteiras que precisa ser denunciada.

      Tem até recepção de televisão digital. O iPhone nem rádio tem.

      O Samgung roda Mac OS X? Tem FaceTime (videoconferência)? Duas câmeras? Tela Retina? Gravação de vídeos em HD (alta definição) 960 x 640? Permite a edição desses vídeos em HD no próprio aparelho?

      Não?

      Então tá reclamando de quê, filho?

      Faça um favor a si mesmo: dê uma olhada no artigo do link abaixo:

      http://applemania.info/?p=5584

      Seu Samsung Galaxy é capaz disso? Se não, então por que o fato de ter TV o tornaria “melhor” que o iPhone?

      depois de ler comentários sobre os defeitos do iPhone 4, principalmente no que se refere a recepção, e depois de experimentar o Samsung Galaxy S, parei de pensar no iPhone 4.

      É mesmo? Poderia nos dizer que “defeitos” são esses no iPhone 4 de que está falando?

      Para seu governo, nenhum outro smartphone está sendo tão bem avaliado quando o iPhone. Esclareça-se:

      O pesadelo do Android: 51% dos assinantes da Verizon querem um iPhone
      http://applemania.info/?p=5787

      iPhone 4 experimenta enorme demanda apesar do ‘antennagate’
      http://applemania.info/?p=5780

      iPhone 4 perde menos ligações que o 3GS, diz pesquisa (e este aqui mata seu argumento dos tais “defeitos”)
      http://applemania.info/?p=5732

      PC Magazine: antena do iPhone 4 é a melhor de sua classe, dizem especialistas
      http://applemania.info/?p=5719

      Você deveria ler mais antes de palpitar sobre o que não sabe, Nogueira.

      Cansei de pagar caro para ser enganado pela Apple.

      Você tem todo direito de recorrer à Justiça se acha que está sendo “enganado”. Por que não o faz? Está esperando o quê? Caso decida mesmo fazê-lo, procure saber (coisa que você não faz muito, pelo jeito) porquê os poucos que têm queixas semelhantes às suas e que tentam processar a Apple por isso não estão sendo bem sucedidos. Deve haver um motivo, certo?

      A Apple se vangloria de ter mais de 150.000 aplicativos para o iPhone. Todavia, a maioria desses aplicativos é puro lixo.

      “Puro lixo” na opinião de quem? Na sua? Por que sua opinião teria mais importância que a dos mais de 100 milhões de usuários que todos os dias compram (ou baixam de graça, na maioria dos casos) o que você considera “puro lixo”?

      Já que você está tão deslumbrado com seu Android, é bom ter cuidado. Segue aí mais alguns artigos para esclarecer sua falta de conhecimento (para não dizer ignorância) sobre as coisas:

      Trojan infecta celulares Android; iPhone a salvo
      http://applemania.info/?p=5767

      Por que a Apple prefere manter o iPhone sob seu estrito controle
      http://applemania.info/?p=5712

      Computerworld: em comparativo com Android 2.2, iOS 4 vence fácil
      http://applemania.info/?p=5684

      Google pode remotamente apagar ou instalar aplicações em celulares Android
      http://applemania.info/?p=5565

      PC World: multitarefa do Android não é elegante como a do iOS 4
      http://applemania.info/?p=5562

      Por que o iPhone 4 nocauteia o Android
      http://applemania.info/?p=5514

      Por que troquei meu HTC Desire com Android pelo iPhone
      http://applemania.info/?p=5451

      Fã do iPhone experimenta Nexus One (Android): saiba quais foram suas impressões
      http://applemania.info/?p=5091

      Boy Genius avalia Android: fragmentado, pobre, incompleto, uma zona
      http://applemania.info/?p=5066

      Malware visando celulares Android surge no Android Marketplace
      http://applemania.info/?p=5063

      Eis aí a sua beleza de Android. Aposto como você não sabia de nada disso, certo? Sim, pois para preferir um produto inferior e derivativo, só pode ser por pura e simples falta de conhecimento mesmo (para não dizer você sabe o quê).

      Uma pergunta: Por que o Código do Consumidor não se aplica à Apple?

      Por que não vai ao Procon perguntar isso? Vá lá, será uma experiência didática pra você. Quem sabe depois dela você comece a perceber o tamanho da besteira que fez ao se precipitar escolhendo um Samsung Galaxy com Android antes de esperar para colocar as mãos no iPhone 4.

    • Johnny Bravo disse:

      Nogueira,

      Aproveite e leia este também:

      O segredinho sujo do Android: compre um celular Android e dê mais poder às operadoras
      http://applemania.info/?p=5813

      O artigo cita nominalmente o seu tão admirado Samsung Galaxy. Veja a fria em que você quer se meter.

    • Johnny Bravo disse:

      Mais uma para o Nogueira:

      O Samsung Galaxy perdeu para o iPhone 4 o título de smartphone capaz de permitir digitação de texto mais rápida (veja também o vídeo):

      http://www.electronista.com/articles/10/08/25/samsung.galaxy.s.beaten.by.iphone.4.in.text.speed/

      É, Nogueira. Contra fatos não há argumentos. Deve ser por isso que você tá quietinho aí, né? 😉

  7. Nogueira disse:

    Não estou quietinho não. É que não recebi e-mail informando sobre novos comentários.
    Em primeiro lugar, não sou defensor da Samsung, muito pelo contrário.
    Vejam o que aconteceu:
    No dia 20/08/10, comprei em uma loja da Fast Shop um notebook Samsung R430, depois de duas semanas, as teclas Tab e Caps Lock simplesmente se soltaram em condições normais de uso. Como já havia passado mais de 7 dias, a troca não poderia ser feita na loja. Assim, teria que usar a Assistência Técnica da Samsung. Antes, tentei colocar as teclas no lugar, consegui fixá-las, porém estão meio soltas. Procurei no site da Samsung e encontrei uma autorizada chamada Longtec aqui na cidade de São Paulo. Na data de 13/09/10, entrei em contato por telefone com a Longtec solicitando o reparo. Disseram que esse defeito não é coberto pela garantia e eu teria que comprar um teclado novo, que aliás, eles nem tem, pois teriam que fazer uma cotação de preços, mas adiantaram que o preço seria em torno de R$ 200,00. Argumentei que apenas seria necessário trocar o plástico que segura a tecla e não o teclado inteiro. Disseram que a política da Samsung não permite este tipo de reparo e eu teria que comprar um novo teclado, fazendo uma solicitação por e-mail para a própria Longtec.
    Publiquei a reclamação no site Reclame Aqui, e vou aguardar a posição oficial da Samsung.
    Por ora, não compro mais produtos Samsung.
    Quanto aos comentários sobre a Apple, por acaso, falei alguma mentira? É óbvio que não. Falei sobre fatos fartamente comprovados na Internet.
    Aliás, tenho produtos da Apple, mas nem por isso preciso ficar idolatrando essa empresa. Todas tem qualidades e defeitos. E somente não enxerga que não quer ver.
    Já tive um iPhone 3G, tenho um Macbook, aliás, estou usando ele neste momento. Aqui em casa, temos três iPhones 3Gs.
    Quanto aos aplicativos para o iPhone, basta verificar as avaliações dos usuários.
    Somente não procuro os órgãos de proteção ao consumidor porque não vou perder meu tempo por causa de R$ 10,00 ou algo parecido.
    De qualquer forma, agradeço pelas informações sobre o Android, algumas delas eu já conhecia.
    Um abraço a todos, e não fiquem tão nervosos, faz mal à saúde.

  8.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.