ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Artigo mostra que empresa finlandesa também recomendou que o usuário não segure aparelhos da marca pela região onde fica a antena e cita diversas queixas de usuários.

 

“Na coletiva à imprensa sobre o iPhone 4, nesta sexta-feira [16], o CEO da Apple, Steve Jobs, tentou demonstrar como a atenuação de sinal causada pela forma como se segura um smartphone não é exclusiva do iPhone 4. Ele mostrou vídeos de três smartphones (um BlackBerry Bold, um HTC Droid Eris e um Samsung Omnia II), todos mostrando o mesmo comportamento do iPhone 4 quando a mão é colocada sobre a antena. Conspicuamente ausente dos vídeos de Jobs estava a Nokia, que mesmo assim tentou usar a coletiva sobre o iPhone 4 para jogar a luz dos holofotes sobre si. Em nota à imprensa divulgada na sexta, a Nokia ousadamente proclamou que, ao contrário da Apple, prioriza o desempenho da antena sobre o design”, diz o site Edible Apple.

“Eis aqui uma página do manual do usuário do Nokia 6230i. Note que a Nokia teve a audácia de dizer ao usuário como segurar seus próprios telefones. Como se atreve?”, alfineta o site.

Na página 15 do manual, a Nokia diz:

Tal como qualquer outro dispositivo emissor de rádio, você não deve tocar a antena desnecessariamente quando o aparelho estiver ligado. O contato com a antena afeta a qualidade da chamada e pode fazer com que o aparelho opere a um nível de potência mais alto que o necessário. Evitar o contato com a área da antena ao operar o aparelho otimiza o desempenho da antena e a durabilidade da bateria.

Após citar as duas oportunidades em que a Nokia tentou promover-se às custas da polêmica em torno da antena do iPhone 4, o site lembra da existência de numerosas queixas similares de usuários da Nokia. O artigo exemplifica esse fato mostrando uma discussão em um fórum, datada de dezembro de 2005, sobre problemas de recepção com o Nokia N90. Uma das mensagens diz:

Meu N90 tem um problema de recepção em áreas de sinal fraco. Quando seguro o aparelho, ele não tem boa recepção. Onde outra pessoa com um TMobile tem duas barras, tenho nenhuma ou simplesmente não recebo sinal da TMobile.

Em minhas viagens pela área da ATL, ontem, notei que, se seguro o celular de cabeça para baixo, obtenho um ótimo sinal. Mas, quando o viro de volta de cabeça para cima, tenho uma ou duas barras…

“Uau, isso soa familiar. Durante toda a discussão a Nokia é criticada por colocar a antena na parte de baixo do aparelho. Enquanto isso, um número de participantes do fórum sugere aos usuários afetados que segurem o Nokia N90 no centro do aparelho ou use um fone de ouvido se quiserem recepção decente”, comenta o site.

Ele destaca também que o site Boy Genius Report discutiu problemas de recepção do Nokia E71 em agosto de 2008, citando trecho em que um usuário descreve a queda do nível de sinal em seu E71 quando segurado pela parte de baixo e o retorno ao normal quando segurado por cima.

“Aparentemente o ‘antenagate’ tem atacado por mais de 5 anos”, observa o site.

Leia mais no artigo completo do Edible Apple.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

12 comentários para “Alegação da Nokia de superioridade da antena é enganosa, diz site”
  1. Ipso Facto disse:

    Ha! Mais um tapa na cara dos debochados de plantão que insistem em espalhar FUD ao afirmar (sem nenhum conhecimendo de causa) que só o iPhone 4 é afetado pelo problema. Nada como um choque de realidade para colocar as coisas em seu devido lugar. 😉

    Daqui a dois anos, quando já tivermos o iPhone 6 ou algo assim, este episódio será lembrado como mais um entre muitos em que se fez escândalo por nada. A mídia sensacionalista papaclique adora intrigas e malhar a Apple é particularmente interessante porque dá mais ibope. Qual será a intriga da vez na ocasião?

    Nunca é demais lembrar: a seguir, vídeos de Nokia E71, HTC Droid Incredible e Google Nexus One apresentando o problema negado pelos fabricantes (e por uns poucos incrédulos mal informados que engolem as lorotas deles), conforme mostrado por seus respectivos proprietários (há muitos outros vídeos semelhantes no YouTube, é só procurar).

     

     

  2. Jaques disse:

    So a Apple é que nao pode falhar, porque ela usa tecnologia alienigena. kkkk
    É isso que dá quando se tenta oferecer sempre o melhor.
    Se é no iPhone é defeito, se é no Nokia ou qualquer outro é normal. E pior, não assumem.
    Abs

  3. Knux disse:

    o editor também disse que o iphone não tinha problema, mas agora mudou de idéia para falar dos outros celulares também.

    • Editor disse:

      Knux, por gentileza, mostre-nos onde foi que eu disse que o iPhone não tinha problema.

      Creio que você está confundindo as coisas. Enquanto não ficou provado que havia um problema de hardware além do de software (o que havia antes disso era só especulações e não costumo dar ouvidos a elas), posso ter dito que o aparelho não tinha problema de hardware, o que é diferente de dizer que não tinha problema nenhum.

      A intenção deste artigo é provar o que eu disse ontem: que os fabricantes concorrentes que tentam desmentir a Apple estão na verdade negando uma lei da Física e enganando o consumidor. A alegação da Nokia (que sequer foi citada pela Apple e aproveitou a deixa para se promover às custas dela) de que privilegia o desempenho da antena em detrimento do design e que seus aparelhos não tem o mesmo problema do iPhone (e de todos os outros, aliás) é falsa. É simplesmente isto que este artigo quer mostrar.

      • Knux disse:

        Caro Editor,

        De fato, nunca disse mesmo.

        O que pode ter causado confusão foi o tom de… “sarro” ou “deboche”, por falta de termo melhor, que usava para falar de quem apontava que a falha era de hardware. De fato, a época, era especulação, embora fosse uma especulação “justa”.

        Bom, o certo é o certo e foi falha minha…

        Lhe disse por e-mail para apagar meu comentário, mas acho melhor deixar a minha retificação aqui.

  4. Hugo disse:

    Não é novidade nenhuma que a nokia recomenda aos seus usuarios que não toquem a parte das antenas, desde o manual do nokia 5125 a nokia orienta isso,não entendo o espanto nisso rsrs
    mas o engraçado é que não cai o sinal (a nokia ta fazendo propaganda enganosa) kkk…
    cada um hein heh
    mas erros sempre acontecem, e se aconteceu, deve ser punido.

    • Johnny Bravo disse:

      Não é novidade nenhuma que a nokia recomenda aos seus usuarios que não toquem a parte das antenas, desde o manual do nokia 5125 a nokia orienta isso,não entendo o espanto nisso

      Você vai entender depois que ler este artigo: http://applemania.info/?p=5661

      mas o engraçado é que não cai o sinal

      Não é o que as evidências mostram.

  5. Marcelo disse:

    Bom a Apple provou que existe um problema de recepção de celular no IPhone 4 e em todos os outros.
    Logo, ela quer dizer que errou, ops quero dizer, que projetou igual a todos os outros.
    O IPhone 4 é inovador, mas tem o mesmo problema que todos os outros celulares.

    A Imprensa é logico quer “vender” noticia, e meus caros, não vai vender noticia se o black berry ou o telefone da LG tem um erro, problema, especifcação tecnica, ou qualquer outra coisa que afete o sinal. Mas o IPhone sim, porque o IPhone é o hype do momento. Por isso que exaulta os erros do IPhone 4, assim como exauta também as funcionalidades.

    Os appleboy’s veem tudo da apple como melhor, até no marketing, que acaba de dizer que o IPhone 4 é igual aos outros celulares, pelo menos na recepção de sinal. Tenham certeza, ela não fez um bom marketing com isso, pelo contrario, e tenham certeza que ela não quis fazer isso, fez para tentar apagar o fogo que a imprensa tava fazendo.

    Dessa historia toda, acho que não é 8 nem 80, se a Apple é boa, pq ela não resolveu um problema que todos tem? E se todos tem o problema porque a mídia não fala dos outros tb?

    O bom disso tudo foi que o Steve Jobs reconheceu que também erra, nem que ele erre igual a todos.

    Como disse Marcelo Tas no seu twitter: “Grande revelação do dia: Steve Jobs reconheceu que não é perfeito! Jesus, e eu que pensava que ele era @ocriador!!!”

    E não pensem que quem esta falando não gosta e não tem produtos da Apple, muito pelo contrario.

    Abs

  6. Thiago disse:

    Concorrentes morderam a isca ?
    Haha
    Apple essa jogada foi patetica, digna de pena, atitude de criança! Atitude de uma empresa honesta e “adulta” seria corrigir o erro e nao apontar o defeito das outras empresas. Agora tentar dizer que as outras fabricantes tem celulares com problemas de sinal para justificar os problemas do iphone4 é lamentavel. Se todo mundo seguir essa linha do tio jobs logo teremos celulares com esponjas de aço na ponta para tentar pegar algum sinal. 

    • Zumbi dos Palmares disse:

      Thiago, você não leu o artigo, leu? Certamente que não, do contrário teria engolido seu deboche.

      Por favor, leia o artigo com calma e atenção, tentando captar o que está escrito nas entrelinhas.

      Depois, esclareça sua evidente falta de conhecimento lendo também:

      PC World: a Apple está certa, diz engenheiro especialista em antenas
      http://applemania.info/?p=5597

      Fabricantes de celulares são pegos na mentira sobre a Apple
      http://applemania.info/?p=5692

      Talvez depois disso você perceba que o que a Apple fez não foi eximir-se de culpa, e sim tentar esclarecer o mundo de que o problema não é só dela e que é uma falácia dos concorrentes dizer o contrário.

      Espero que você não queira dar uma de avestruz escondendo a cabeça na terra para não ver o que acontece a seu redor só para continuar malhando a Apple por um problema que é de todas as fabricantes de celulares.

      • Thiago disse:

        Hahahahaha
        desculpa cara, mas foi engraçado ler o que vc escreveu.
        Nunca a apple comparou abertamente, na cara dura, em seu proprio site seu produto com a concorrente. Se fosse outro site, tudo bem. Mas o que ela fez ? Se rebaixou, num desespero de distrair os olhares dos jornalistas, e o que mais impressiona, os appleboys acham isso como “nossa, pq nao pensaram nisso antes?”
        se a apple fosse tão competente (e eu acredito que seja, tenho um 3gs e estou muito feliz com ele) ela teria resolvido o problema da antena, e nao ter dito aos quatro ventos que meu produto falha, mas do zézinho tambem. Isso é papel da Microsoft que diga de passagem faz muito bem.
        A apple é conhecida pelos seus otimos produtos e nunca precisou se rebaixar a tal comparaçoes, nokia nao fez isso, RIM tambem nao.
        Agora te pergunto caro amigo, vc acha legal uma empresa fazer tal coisa só pra justificar seu erro?
        Mesmo que seja provado que o iPhone nao tenha problema, eh legal fazer essas comparaçoes?
        Se a apple fez isso,só tem uma explicaçao, errou no projeto, e pra confirmar isso ainda vai dar capinhas para seus usuarios fanaticos que passaram semanas nas filas, nao era isso que Roma fazia na epoca do “pão e circo”?

        • Zumbi dos Palmares disse:

          Mas o que ela fez ? Se rebaixou, num desespero de distrair os olhares dos jornalistas, e o que mais impressiona, os appleboys acham isso como “nossa, pq nao pensaram nisso antes?”

          Não acho que ela se rebaixou em hipótese alguma. Ela está informado o público sobre algo de que estava sendo (e continua sendo, como você está fazendo) erroneamente acusada. E isso ela fez e está fazendo muito bem: esclarecendo que não se trata de falha de projeto nenhuma e que qualquer celular tem o mesmo problema.

          O “desespero” é por sua conta.

          se a apple fosse tão competente (e eu acredito que seja, tenho um 3gs e estou muito feliz com ele) ela teria resolvido o problema da antena, e nao ter dito aos quatro ventos que meu produto falha, mas do zézinho tambem.

          Seu comentário demonstra que você não leu os artigos que lhe foram sugeridos. Deveria ter lido. Teria poupado você de ter assinado seu nome numa asneira sem tamanho.

          O que você está querendo é que a Apple encontre um jeito de burlar as leis da Física. Talvez ela um dia consiga isso, mas não agora. Se o que você quer fosse possível, alguém já teria conseguido, não acha?

          A apple é conhecida pelos seus otimos produtos e nunca precisou se rebaixar a tal comparaçoes, nokia nao fez isso, RIM tambem nao.

          Interessante a sua visão torta das coisas. O que você erroneamente vê como “comparação” é na verdade um esclarecimento. A Apple está se defendendo de acusações infundadas, mostrando que não há falha de projeto alguma no iPhone 4 porque o problema afeta muitos produtos concorrentes também.

          Será que é tão difícil assim entender isso?

          Agora te pergunto caro amigo, vc acha legal uma empresa fazer tal coisa só pra justificar seu erro?

          Talvez o “erro” dela tenha sido não ter descoberto ainda uma maneira de burlar as leis da Física.

          Leia os artigos que lhe foram recomendados, filho. Quem sabe assim você se esclarece um pouco e para de dizer abobrinhas.

  7.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player