ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Sozinho, tablet da Apple respondeu por cerca de 6% do segmento de PCs portáteis no segundo trimestre de 2010, com mais de 3 milhões de unidades embarcadas somente durante seu primeiro mês no mercado.

 

A firma de pesquisa de mercado Canalys divulgou nesta quarta-feira (28) os dados de sua pesquisa trimestral do mercado de computadores destacando o salto dado pela Apple dentro do grupo dos cinco maiores fabricantes de PCs do mundo.

Segundo a Canalys, o iPad sozinho respondeu por cerca de 6% do segmento de PCs portáteis no segundo trimestre de 2010, com mais de 3 milhões de unidades embarcadas somente durante seu primeiro mês no mercado. Paradoxalmente, o crescimento do mercado de netbooks continuou negativo, com os fabricantes lutando para tentar oferecer alguma inovação em seus produtos.

“‘Efeito Apple’ à parte, o iPad deve seu sucesso à falta de progresso de outros segmentos da computação portátil, como os netbooks”, disse Chris Jones, vice presidente e principal analista da Canalys. “Para conquistar mais mercado, os fabricantes de PCs terão que levar o netbook a um nível mais alto ou entrar em novos segmentos de mercado com seus próprios pads”.

Muitos fabricantes já anunciaram o lançamento de pads próprios para ainda este ano. A Canalys espera que o mercado de pads alcance 12,5 milhões de unidades em 2010, crescendo para 66 milhões até o fim de 2014. A Canalys espera que, devido à sua vantagem como primeira do mercado, a Apple continue liderando o setor pelo menos até 2011. Conforme novos fabricantes entrarem no mercado, no entanto, deverá haver um período de experimentação com uma gama de modelos destinados tanto ao consumidor doméstico quanto ao corporativo.

“A chave para criar uma grande experiência para o usuário em um aparelho móvel conectado é assegurar que hardware e software funcionem em harmonia”, disse Jones. “Plataformas como Android, iOS, webOS e possivelmente BlackBerry, bem como Chrome, MeeGo e Windows, provavelmente brigarão pelo mercado de pads nos próximos três anos”.

“Conforme o número de consumidores com múltiplos aparelhos aumentar, será importante também para os pads integrar-se com os demais equipamentos existentes”, disse Natalie Spitz, analista sênior da Canalys. “Além de capacidades de sincronização, os fabricantes devem estar preparados para lançar um olhar estratégico para o conteúdo — que é muito importante, mas tem sido deixado em segundo plano”.

Ainda que alguma sobreposição seja inevitável, a Canalys prevê que pads e netbooks continuem coexistindo no mercado de PCs portáteis por algum tempo. Uma vez que o pad ainda representa uma compra de luxo até certo ponto, o consumidor pode eventualmente escolher entre os dois dispositivos, fazendo o mercado de netbooks encolher à medida que os fabricantes começarem a oferecer seus próprios pads. A Canalys espera que os pads ultrapassem os netbooks em 2012.

“Com o crescimento do smartphone e dos dispositivos móveis dotados de baterias que duram o dia todo, o consumidor se tornou acostumado a um mundo de conectividade ininterrupta”, disse Spitz. “É apenas natural que esse mesmo consumidor demande recursos similares de todos os seus dispositivos de computação móvel”.

A proliferação de aparelhos móveis — e seu impacto no mercado — será apenas um dos tópicos a serem cobertos no Canalys Channels Forum, o maior evento independente da EMEA, que acontecerá de 5 a 7 de outubro no Hotel Arts, em Barcelona, Espanha. Com entrada restrita a convidados, o evento de dois dias contará com reuniões privadas entre executivos, apresentações, pesquisas, tendências de mercado e debates com a audiência composta por mais de 700 executivos de fabricantes, distribuidores, revendas e analistas da Canalys. Mais informações sobre o evento em www.canalyschannelsforum.com.

Fonte: Canalys

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

2 comentários para “Canalys: iPad coloca Apple dentre os cinco maiores fabricantes de PCs”
  1. Ipso Facto disse:

    O modelo de integração vertical da Apple há muito tem se provado o melhor para garantir que hardware e software funcionem em harmonia (veja as plataformas Macintosh e iOS). Android, Chrome e Windows são modelos de integração horizontal, na qual uma empresa produz o sistema operacional e outras o hardware. Esse modelo desde sempre tem se provado vetor de frustração para o usuário (veja Windows, Android e Chrome).

  2. Thiago disse:

    Adoro meu ipad!

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.