ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Trojan altamente sofisticado e até agora impossível de detectar foi descoberto mês passado e já drenou o conteúdo de mais de 3 mil contas bancárias.

 

“Segurem seus chapéus. Uma nova versão do trojan Zeus, chamada Zeu3, está causando devastação em milhares de contas bancárias ao redor do mundo, já tendo roubado cerca de US$ 1 milhão”, diz Nicholas Deleon no CrunchGear.

Publicidade: As melhores ofertas de produtos Apple

“A melhor parte? É virtualmente impossível detectar o trojan caso esteja em seu sistema. Um viva para a humanidade, certo?”, ironiza Deleon.

Segundo ele, o trojan foi descoberto mês passado e já drenou o conteúdo de mais de 3 mil contas bancárias. “O M86 Security, primeiro grupo a descobrir o trojan, disse: ‘Nunca tínhamos visto ameaça tão sofisticada e perigosa’. (…) O que dá mais medo é que o trojan, após limpar sua conta bancária, exibe uma falsa página de saldo da conta. Parece que você ainda tem o dinheiro, mas na verdade foi deixado com apenas US$ 50”.

“Novamente, nenhum dos atuais antivirus é capaz de detectá-lo, portanto por enquanto você está à mercê da própria sorte. Sugiro que todos paremos de usar a Internet para estarmos seguros. Exagero? Sim, claro, mas este realmente parece ser um malware bem pernicioso. Tenha cuidado!”, adverte Deleon.

“Ah, ele só afeta sistemas Windows. Mas disso você já sabia”, alfineta ele.

Leia mais no artigo completo de Deleon.

Como sempre, códigos maliciosos escritos para Windows são incapazes de afetar computadores Macintosh rodando seu próprio sistema operacional, o Mac OS X. Não há registro da existência de códigos maliciosos para Mac OS X capazes de autorreplicar-se e causar danos ao sistema ou prejudicar o usuário sem que seja pela imprudência do próprio usuário.

Tags:
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

3 comentários para “Taxa Microsoft: novo trojan indetectável para Windows limpa contas bancárias; Mac está imune”
  1. Ipso Facto disse:

    Ei, que bom que você economizou alguns trocados ao comprar aquela b(*) de laptop Windows ao invés do MacBook Pro que você realmente queria, Lauren! Os hackers ladrões de contas bancárias agradecem-lhe pela grana extra que conseguem roubar de gente como você, gênio da informática!

    Em notícia relacionada da edição neozelandesa da revista Computerworld, informa-se que “a rede de bots inclui algumas centenas de milhares de PCs e até cerca de 3 mil Macs”. Mas a notícia não informa quantos desses Macs zumbis estavam rodando Windows (embora possa se suspeitar que seja exatamente esse o caso). Não obstante, participar dessa rede de bots não significa que as contas bancárias dos donos desses Macs foram limpas, e sim que esses Macs podem ter contribuído com os ladrões. Se você tiver que rodar Windows em seu Mac, não o use para conectar-se à Internet a menos que seja estritamente necessário, e nunca use o Windows para acessar sua conta bancária. Como sempre: nunca autorize a instalação de software de origem suspeita ou desconhecida.

  2. Wesley Crusher disse:

    O Mac é afetado: “The botnet included a few hundred thousand PCs and even about 3,000 Apple Macs, and managed to steal funds from about 3,000 customer accounts through unauthorized transfers equivalent to roughly $892,755.”
    http://computerworld.co.nz/news.nsf/security/uk-bank-hit-by-massive-fraud-from-zeus-based-botnet

    O .pdf da M86 em http://www.m86security.com/documents/pdfs/security_labs/cybercriminals_target_online_banking.pdf informa que o trojan é conhecido desde o início de Julho e utiliza uma vulnerabilidade do IE que foi corrigida em 2006, além de falhas no Adobe Reader e Java. Além disso ele lista empresas de segurança cujo antivirus já detecta esse “Zeus indetectável” desde 17/Julho.

    A conclusão é que só quem está desatualizado teve problema: “‘In the vast majority of cases, if people had kept their computer’s operating systems and software such as Internet Explorer up to date they would not have been attacked,’ em http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1302062/New-trojan-virus-Zeus-v3-empties-online-bank-accounts.html

    Algumas empresas de segurança adoram assustar os incautos (incluindo você e todos que não se aprofundaram na questão) chamando a atenção da mídia (que também não entende muita coisa) como ferramenta de marketing para venderem mais os seus produtos.

    E a Lauren deve estar feliz da vida com o seu laptop com Windows, tendo economizado $$$$ por não comprar um MacBook, e gasto $ com um antivirus qualquer (caso ele não veio pré-instalado na máquina) 😉

  3.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.