ESTE SITE ESTÁ À VENDA
Faça sua oferta aqui
 
« iTunes ganha interface 'limpa' e rede social »     ...     « Lançamento de Ping estremece relação entre Apple e Facebook »     ...     « Em tráfego de dados, Android e Linux perdem para aparelhos com iOS »     ...     « Teste de velocidade no iPhone 3G: iOS 4.0 contra iOS 4.1 »     ...     « TIM faz 'degustação' do iPhone 4 a partir de amanhã »     ...     « Rede social da Apple precisa de ajustes »     ...     « Aplicativo para iPad mostra a localização dos centros da Nasa »     ...     « Primeiras impressões: testamos os novos iPods »     ...     « Os 10 melhores programas para Mac »     ...     « Novos iPods Shuffle e Nano chegam ao Brasil em 2 semanas »     ...     « Anatel homologa iPad 3G para venda no Brasil »     ...     « Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad »     ...     « Loja on-line da Apple supera a marca de 250 mil aplicativos »     ...     « App Store bate novo recorde e mantém liderança isolada no mercado »     ...     « App Store atinge a marca de 6.5 bilhões de downloads »     ...     « Steve Jobs apresenta mudanças no iPod »     ...     « Steve Jobs apresenta versão menor e mais barata da Apple TV »     ...     « Apple cria locadora virtual de filmes e renova linha de iPods nos EUA »     ...     « Apple atualiza linha de iPods, mas deixa Classic de fora »     ...     « Novo iPod Shuffle: os botões estão de volta! »     ...     « Apple apresenta iOS 4.1 com correções para bugs do iPhone 4 e 3G »     ...     « Windows Live Sync (ou será Live Mesh?) chega à plataforma Mac »     ...     « Orquestra de iPads apresenta aplicativo musical »     ...     « Apple planeja utilizar tecnologia em que metais se comportam semelhante ao plástico »     ...     « Capa para iPhone funciona como abridor de garrafa »

 

 

Sistema operacional para smartphones da Google Inc. foi construído sobre o software Java sem permissão, acusa a Oracle.

 

“A Oracle disse nesta quinta-feira [12] que entrou com ação na justiça federal [dos EUA] alegando que o popular sistema operacional Android, da Google Inc., foi construído sobre o software Java, da Oracle, sem permissão”, dizem Brandon Bailey e Mike Swift no SiliconValley.com

Publicidade: As melhores ofertas de produtos Apple

“O Android, que foi lançado no fim de 2008, é usado por vários fabricantes de computadores como sistema operacional que roda em smartphones e outros dispositivos computacionais. Na ação, a Oracle acusa a Google de violar patentes e copyrights que a Oracle adquiriu ao comprar a Sun Microsystems no início deste ano”, relatam eles.

“‘O Java é essencial ao Android’, disse [Al] Hilwa [especialista em software industrial da firma de pesquisa em tecnologia IDC], acrescentando que ‘já que o Android está aí há mais de um ano, muita gente esperava que ele estivesse de acordo com quaisquer termos de licenciamento aplicáveis'”, informam Bailey e Swift.

Leia mais no artigo completo de Bailey e Swift.

Tags:,
 

Fuja do lugar comum: venha para o AppleMania!

 

19 comentários para “Oracle processa Google por violação de patentes no Android”
  1. Ipso Facto disse:

    Que beleza, Google! Não bastasse violar as patentes da Apple, agora também as da Oracle? Quais serão as próximas?

    Que bom que Steve Jobs conseguiu o envolvimento do colega Larry Ellison na questão dos abusos da Google. Ellison não dá mole não! Quanto mais de Ellison estiver envolvido no jogo, melhor. Sugiro a Eric Schmidt que se enfie de volta no buraco de onde saiu antes que Ellison meta um míssil em seu traseiro.

    • Dr-PC disse:

      Voce sinceramente acha que isto vai resultar em alguma coisa? Eu entendo a sua paixao pela Apple, eu tambem sou, mas este processo nao vai dar em nada, como a grande maioria.

  2. Hezio disse:

    MeeGo agradece!

  3. Knux disse:

    hmmmm

    não sei nem o que pensar… acho que a oracle está metendo um belo de um tiro no pé….

    • JC disse:

      Tiro no pé por que?

      Caso você não saiba, a Oracle além de ser dona do melhor e mais conceituado banco de dados do mundo, também é dona de uma das maiores plataformas de desenvolvimento: JAVA.
      Não é uma empresinha de beira de esquina, querendo se aproveitar das grandes.

      Se a Google usou sem a devida licença, tem que pagar.

      • Knux disse:

        Caro JC,

        Gostaria de notar que sou DBA Oracle há alguns anos e trabalhei com todas as versões desde a 8.0.

        Dito isso, a Sun nunca soube lucrar com o Java e é piada corrente que o único fluxo de dinheiro que a linguagem trouxa à Sun foi um processo ganho contra a MS.

        O modelo jurídico adotado pela Oracle (junto com a extinção do OpenSolaris, entre outras coisas) parece que vai espantar aquilo que ainda mantém o Java e o Solaris: a comunidade. Ademais, eu acho que há muitas VM’s Javas que são licenciadas sob a GPLv2 e me parece que o Google se baseou nisso para contornar o problema das patentes. Vamos ver qual vai ser o resultado desse julgamento e qual será o lucro que sobrará para a Oracle quando a vier a resposta da comunidade que apoiava a Sun.

        • JC disse:

          O lucro da Oracle, não vem de uma pequena comunidade de nerds que programam em Java, isso é muito ingenuidade sua.

          O Java está presente hoje nas maiores empresas do mundo, e se você acha que ele não é capitalizado, então você realmente está fora de realidade.
          Como se não bastasse isso, o banco de dados Oracle, rende muitos dividendos à empresa.
          Deve ser essa comunidade de nerds que você tanto teme, que fez de Larry Ellison apenas o 6o. homem mais rico do mundo, e com certeza se ele a perder vai acabar na miséria, não é mesmo?

          • Knux disse:

            JC,

            Com todo o respeito, para de falar besteiras como se entendesse de alguma coisa.

            1- Não venha me explicar que o rdbms rende muito dinheiro à Oracle. Eu já disse, trabalho com isso há anos. Guardadas as devidas proporções, isso me rende muito dinheiro também 😉

            2- O Java está nas maiores empresas do mundo, mas como é que a Sun ganhou dinheiro com isso? A JVM sempre foi gratuita e foi licenciada sob GPLv2, as IDEs que poderiam render um bom dinheiro sempre foram (por estímulo da própria Sun) open source e gratuitas;

            3- O J2ME para celulares, que poderia ter rendido algum dinheiro, foi um fracasso;

            4- Se o Java fosse esse sucesso financeiro que você afirma ser, a Sun não teria sido incorporada pela Oracle para evitar a bancarrota;

            5- Não há comunidade de nerds alguma a temer. É muita ingenuidade sua achar que estou falando de pessoas que programa por hobby em casa. Estou falando de programadores e gerentes dentro de empresas. O que você acha que vão fazer quando perceberem que a Oracle está processando quem se utilizou de código GPL? Qual será o futuro do Eclipse? E das VMs que usam? Talvez eles julguem muito mais seguro migrar para .NET e Mono, que estão em franca ascenção (enquanto o Java cai).

  4. Steve disse:

    O colega acha que os garotos de cueca é que levam o Java adiante? A Oracle tem dinheiro de sobra para fazer isto sempre precisar da tal “cumunidade”

  5. JC disse:

    O Java cai? HAHAHAHAHHA
    Meu amigo, eu sou desenvolvedor e trabalho na área, e dia após o dia o Java está cada vez mais forte, pare você de falar besteiras, já que todos já perceberam o quanto você sai chutando sem a mínima base.
    Quer dizer que o Oracle não rende nada à sexta fortuna do planeta? Então tá.

    Não vou discutir com uma pessoa que faz comentários desconexos e parece viver em uma realidade paralela.
    Ainda bem que você não é dba na empresa onde eu trabalho, eu teria medo.

    • Knux disse:

      Desconexo é o seu comentário, me atribuindo algo que eu não falei. Onde foi que eu disse que o Oracle não rende nada?! Está louco, bebeu gasolina ou simplesmente não sabe ler?

      E camarada, é óbvio que o Java tem uma base estabelecida muito grande, maior que a dos outros, mas está perdendo mercado para .NET, Phyton e outras plataformas.

    • Knux disse:

      Ainda estou esperando o mega-expert que não sabe nem ler apontar onde que eu disse que o Oracle não rende nada.

    • Knux disse:

      Hm… uma rápida busca no Google para embasar o que disse sobre o Java estar perdendo mercado para outras linguagens (coisa que o nosso mega-expert JC achou um absurdo):

      http://news.cnet.com/8301-13505_3-9884500-16.html

      Ruby has the second largest unit growth after C# and went from 4% overall market share to 5% and is 4k units off of displacing VB for #7 overall. C# was equally impressive with a 36,811 unit growth or 18.85% growth and went from 11% market share in 2006 to 13% market share in 2007. At the rate it is going, it should surpass Java as the number one language this year as it is only (9,526) units short and is on a positive 18.85% growth rate while Java continues its slide at a (14.16%) clip.

      Foi bom conversar com você mega-expert… Eu que não queria um programador Java analfabeto na minha empresa… Se não sabe nem ler direito, não deve conseguir nem recolher requisitos.

  6. JC disse:

    Quanto à sua pesquisa, obrigado por confirmar minhas palavras, o Java continua sendo a linguagem número 1 em utilização no mundo.

    Onde no meu texto eu disse que era desenvolvedor Java?
    Até desenvolvo um pouco nele, mas minhas linguagens principais são C# e Objective-C .
    Aprenda a ler e interpretar um texto, nem sempre tudo é tão literal e ao pé da letra quanto a sua inteligência rasa consegue alcançar.

    • Knux disse:

      E onde eu meu texto eu disse que o Java deixou de ser a lingugagem mais utilizada?

      Eu disse:
      … .NET e Mono, que estão em franca ascenção (enquanto o Java cai).

      Poderia ter falado lua, rugby, phyton e muitas outras que também estão tomando um espaço que antes pertencia ao java.

      Você disse que o java não está em decadência:
      O Java cai? HAHAHAHAHHA
      Meu amigo, eu sou desenvolvedor e trabalho na área, e dia após o dia o Java está cada vez mais forte

      Desmentido pelos fatos, suas palavras não foram confirmadas. Você não disse que o java é o primeiro (nem precisaria, eu jamais neguei isso), você disse que não está caindo.

      Apesar de ainda ser o primeiro, o java está em decadência. Está ali a pesquisa. Você pode apontar outras, se quiser (e conseguir encontrar, claro).

      Bom, uma já foi… o java cai, não é nenhuma mentira, você estava errado. Provado com citações. Gosto de debate por escrito por isso, pego pessoas desonestas no pulo.

      Falando em citações, eu ainda estou aguardando o senhor apontar onde eu disse que o Oracle não rende dinheiro algum.

    • Knux disse:

      Opa,

      Mais uma evidência de tendência de queda, dessa vez usando um método de pesquisa diferente (quantidade de buscas na web):

      http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tiobe_index.png
      http://en.wikipedia.org/wiki/Tiobe_index (para entender o funcionamento do índice)

      Novamente, ninguém negou que Java é o número 1 (mais uma para você tentar achar onde eu disse, copiar e colar aqui), mas a tendência de queda é evidente também nesse método de pesquisa.

      Apenas para relembrar:
      – Eu disse que o Java cai;
      – Você disse que o Java não cai, ao contrário: está cada dia mais forte;
      – Também me acusou de falar que o Oracle não rende dinheiro algum. Estou esperando qualquer tipo de evidência até agora;
      – Eu trago pesquisas;
      – Você troca de afirmação (para uma que ninguém negou antes, assim fica fácil) e traz novas ofensas;
      – Eu trago mais pesquisas.

      Acho que está ficando cada vez mais evidente aqui quem é o desonesto e incompetente aqui: você, que acusa os outros de coisas que não fizeram e que troca de afirmação quando provado errado.

      Novamente, você tem a oportunidade de provar que eu estou errado, basta:
      – Provar que eu disse o contrário do que eu disse (!!!);
      – Voltar a sua afirmação original (o java não está em decadência, já que a outra ninguém negou) e tentar trazer alguma contra-prova.

  7. JC disse:

    Eu não preciso provar nada rapaz… [TRECHO SUPRIMIDO PELA MODERAÇÃO]

    • Knux disse:

      Rapaz, não precisa perder a compostura só porque o confrontei com suas próprias palavras e mostrei que estava errado.

      Você me acusou de dizer algo que eu não disse (e questionou minha competência profissional com base nisso, nada menos). O mínimo que eu posso exigir quando você faz uma coisa dessas é que embase suas afirmações.

      Não consegue? Então admita o erro ou caia fora para não passar mais vergonha.

  8. Editor disse:

    O comentário do leitor “JC” foi apagado pelos motivos explicados a ele em particular por e-mail.

  9.  

 

Copyright © 2007-2010 AppleMania.info. Todos os direitos reservados.
A correta visualização deste site requer navegador compatível com os mais elevados padrões da Internet e está assegurada com os navegadores
Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Mozilla SeaMonkey, KDE Konqueror e Opera em resolução mínima de 1024 x 768.
Get Adobe Flash player